A globalização do sistema de ensino superior: o “mercado” educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sakata, Marici Cristine Gramacho
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Baccega, Maria Aparecida, Alves, Sandra Raquel Pinto, Riccio, Edson Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/50
Resumo: Devido à globalização, diversas mudanças estão ocorrendo tanto do ponto de vista econômico e financeiro como cultural. Uma dessas mudanças ocorreu no Sistema de Educação Superior de diversos países. Após a inclusão da Educação como um Serviço na Organização Mundial do Comércio (OMC) o “mercado educacional” intensificou-se, sendo um dos principais pontos questionados as instituições globalizadas não visarem a educação como um bem mas como um serviço, e com isso, se não forem regulamentadas, tendem, naturalmente, à geração de serviços/produtos a ser consumidos e à competitividade. Por outro lado, essas instituições têm atendido às novas procuras do Ensino Superior. O objetivo deste artigo é analisar a relação entre a globalização e a educação superior e comparar Universidades Nacionais e Universidades Globalizadas no Brasil e as principais mudanças ocorridas nos últimos anos. Discutimos, ainda, neste artigo o setor privado e público na Educação, a Estratégia de Mercantilização da Educação e concluímos sobre a possibilidade de regulamentação do sistema e da criação de sistemas mistos.
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