A globalização do sistema de ensino superior: o “mercado” educacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/50 |
Resumo: | Devido à globalização, diversas mudanças estão ocorrendo tanto do ponto de vista econômico e financeiro como cultural. Uma dessas mudanças ocorreu no Sistema de Educação Superior de diversos países. Após a inclusão da Educação como um Serviço na Organização Mundial do Comércio (OMC) o “mercado educacional” intensificou-se, sendo um dos principais pontos questionados as instituições globalizadas não visarem a educação como um bem mas como um serviço, e com isso, se não forem regulamentadas, tendem, naturalmente, à geração de serviços/produtos a ser consumidos e à competitividade. Por outro lado, essas instituições têm atendido às novas procuras do Ensino Superior. O objetivo deste artigo é analisar a relação entre a globalização e a educação superior e comparar Universidades Nacionais e Universidades Globalizadas no Brasil e as principais mudanças ocorridas nos últimos anos. Discutimos, ainda, neste artigo o setor privado e público na Educação, a Estratégia de Mercantilização da Educação e concluímos sobre a possibilidade de regulamentação do sistema e da criação de sistemas mistos. |
id |
UNISUL-1_269b23a7a072cf0da841d7878dc71f3b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/50 |
network_acronym_str |
UNISUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios |
repository_id_str |
|
spelling |
A globalização do sistema de ensino superior: o “mercado” educacionalGlobalizaçãoEducação superiorMercado educacionalOMC.Devido à globalização, diversas mudanças estão ocorrendo tanto do ponto de vista econômico e financeiro como cultural. Uma dessas mudanças ocorreu no Sistema de Educação Superior de diversos países. Após a inclusão da Educação como um Serviço na Organização Mundial do Comércio (OMC) o “mercado educacional” intensificou-se, sendo um dos principais pontos questionados as instituições globalizadas não visarem a educação como um bem mas como um serviço, e com isso, se não forem regulamentadas, tendem, naturalmente, à geração de serviços/produtos a ser consumidos e à competitividade. Por outro lado, essas instituições têm atendido às novas procuras do Ensino Superior. O objetivo deste artigo é analisar a relação entre a globalização e a educação superior e comparar Universidades Nacionais e Universidades Globalizadas no Brasil e as principais mudanças ocorridas nos últimos anos. Discutimos, ainda, neste artigo o setor privado e público na Educação, a Estratégia de Mercantilização da Educação e concluímos sobre a possibilidade de regulamentação do sistema e da criação de sistemas mistos.Universidade do Sul de Santa Catarina2009-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/5010.19177/reen.v2e1200925-40Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios; v. 2 n. 1 (2009); 25-401984-33721984-3372reponame:Revista Eletrônica de Estratégia e Negóciosinstname:Universidade do Sul de SC (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/50/50Sakata, Marici Cristine GramachoBaccega, Maria AparecidaAlves, Sandra Raquel PintoRiccio, Edson Luizinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-11T14:44:29Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/50Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeNPRIhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/oaiterezinha.angeloni@unisul.br||ademar.unisul@gmail.com1984-33721984-3372opendoar:2022-11-08T11:08:19.737942Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios - Universidade do Sul de SC (UNISUL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A globalização do sistema de ensino superior: o “mercado” educacional |
title |
A globalização do sistema de ensino superior: o “mercado” educacional |
spellingShingle |
A globalização do sistema de ensino superior: o “mercado” educacional Sakata, Marici Cristine Gramacho Globalização Educação superior Mercado educacional OMC. |
title_short |
A globalização do sistema de ensino superior: o “mercado” educacional |
title_full |
A globalização do sistema de ensino superior: o “mercado” educacional |
title_fullStr |
A globalização do sistema de ensino superior: o “mercado” educacional |
title_full_unstemmed |
A globalização do sistema de ensino superior: o “mercado” educacional |
title_sort |
A globalização do sistema de ensino superior: o “mercado” educacional |
author |
Sakata, Marici Cristine Gramacho |
author_facet |
Sakata, Marici Cristine Gramacho Baccega, Maria Aparecida Alves, Sandra Raquel Pinto Riccio, Edson Luiz |
author_role |
author |
author2 |
Baccega, Maria Aparecida Alves, Sandra Raquel Pinto Riccio, Edson Luiz |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sakata, Marici Cristine Gramacho Baccega, Maria Aparecida Alves, Sandra Raquel Pinto Riccio, Edson Luiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Globalização Educação superior Mercado educacional OMC. |
topic |
Globalização Educação superior Mercado educacional OMC. |
description |
Devido à globalização, diversas mudanças estão ocorrendo tanto do ponto de vista econômico e financeiro como cultural. Uma dessas mudanças ocorreu no Sistema de Educação Superior de diversos países. Após a inclusão da Educação como um Serviço na Organização Mundial do Comércio (OMC) o “mercado educacional” intensificou-se, sendo um dos principais pontos questionados as instituições globalizadas não visarem a educação como um bem mas como um serviço, e com isso, se não forem regulamentadas, tendem, naturalmente, à geração de serviços/produtos a ser consumidos e à competitividade. Por outro lado, essas instituições têm atendido às novas procuras do Ensino Superior. O objetivo deste artigo é analisar a relação entre a globalização e a educação superior e comparar Universidades Nacionais e Universidades Globalizadas no Brasil e as principais mudanças ocorridas nos últimos anos. Discutimos, ainda, neste artigo o setor privado e público na Educação, a Estratégia de Mercantilização da Educação e concluímos sobre a possibilidade de regulamentação do sistema e da criação de sistemas mistos. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-08-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/50 10.19177/reen.v2e1200925-40 |
url |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/50 |
identifier_str_mv |
10.19177/reen.v2e1200925-40 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/50/50 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Sul de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Sul de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios; v. 2 n. 1 (2009); 25-40 1984-3372 1984-3372 reponame:Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios instname:Universidade do Sul de SC (UNISUL) instacron:UNISUL |
instname_str |
Universidade do Sul de SC (UNISUL) |
instacron_str |
UNISUL |
institution |
UNISUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios |
collection |
Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios - Universidade do Sul de SC (UNISUL) |
repository.mail.fl_str_mv |
terezinha.angeloni@unisul.br||ademar.unisul@gmail.com |
_version_ |
1800220656581738496 |