Globalização e educação: a formação do comunicador social na América Latina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sakata, Marici Cristine Gramacho
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-31052008-232449/
Resumo: O estudo das relações entre a globalização e a educação superior possibilita compreender as questões locais no contexto das discussões e teorias sociais globais. Com isso, o objetivo desta tese é analisar os efeitos da globalização na formação do comunicador, pela análise dos cursos de graduação em Comunicação Social em universidades latino-americanas. Esta pesquisa tem como base o referencial teórico dos Estudos Culturais. Quanto ao tratamento metodológico combinaram-se a pesquisa bibliográfica e a pesquisa qualitativa. Em primeiro lugar buscamos as teorias e modelos de globalização existentes na literatura para compreender a natureza, o objeto, a estrutura e a dinâmica deste fenômeno. Pesquisamos a estrutura e os sistemas de ensino superior de cada país da amostra, as características dos cursos de Comunicação Social, e as mudanças ocorridas no \"mercado educacional\" da década de 1980 até 2007. Na pesquisa qualitativa, foram analisados os conteúdos das missões e objetivos declarados pelas Instituições de Ensino, aplicou-se um questionário e foram feitas entrevistas com professores. Além das universidades latino-americanas, analisamos Instituições norte-americanas, francesas e espanholas como base de comparação. Algumas instituições francesas e espanholas da amostra foram visitadas. Os relatos foram analisados a partir do referencial teórico e os resultados deste estudo foram de grande valia para melhor compreensão da influência exercida pela globalização sobre os processos educacionais, e onde podemos atuar frente a esse fenômeno como agentes ativos diante das mudanças globais. Outro resultado importante é a constatação de que a Instituição de Ensino é um espaço importante para a reflexão sobre identidade e cultura e, por isso, os cursos de comunicação não podem visar apenas à prática do mercado, o que se verificou ser uma tendência.
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