SATISFAÇÃO NO TRABALHO: PERCEPÇÕES E EXPECTATIVAS COM OS FATORES MOTIVACIONAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Cláudia Aparecida Avelar
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Reis Neto, Mário Teixeira, Nunes, Simone Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/9594
Resumo: O objetivo do estudo foi identificar os fatores motivacionais percebidos e as expectativas de diferentes profissionais do setor público e privado. Foi utilizado a Teoria Herzberg e Vroom. O estudo foi delineado em uma pesquisa quantitativa, descritiva, um survey. O estudo mostrou que os profissionais de administração/marketing apresentaram percepção significativa em relação aos fatores motivacionais (p = 0,001), sendo os mais satisfeitos. Os profissionais que atuam no setor privado são os mais satisfeitos (p = 0,003). Por isso, o estudo mostrou como a satisfação é diferenciada pela carreira, educação, vínculo empregatício e gênero. 
id UNISUL-1_540dcf64c0d4bf8b69a27b252ba925f7
oai_identifier_str oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/9594
network_acronym_str UNISUL-1
network_name_str Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios
repository_id_str
spelling SATISFAÇÃO NO TRABALHO: PERCEPÇÕES E EXPECTATIVAS COM OS FATORES MOTIVACIONAISSATISFACCIÓN EN EL TRABAJO: PERCEPCIONES Y EXPECTATIVAS CON LOS FACTORES MOTIVACIONALESSATISFACTION AT WORK: PERCEPTIONS AND EXPECTATIONS WITH THE MOTIVATIONAL FACTORSSatisfaçãoMotivaçãoInsatisfaçãoSetor PúblicoSetor Privado.SatisfacciónmotivaciónInsatisfacciónsector públicosector privado.SatisfactionMotivationDissatisfactionPublic sectorPrivate sector.O objetivo do estudo foi identificar os fatores motivacionais percebidos e as expectativas de diferentes profissionais do setor público e privado. Foi utilizado a Teoria Herzberg e Vroom. O estudo foi delineado em uma pesquisa quantitativa, descritiva, um survey. O estudo mostrou que os profissionais de administração/marketing apresentaram percepção significativa em relação aos fatores motivacionais (p = 0,001), sendo os mais satisfeitos. Os profissionais que atuam no setor privado são os mais satisfeitos (p = 0,003). Por isso, o estudo mostrou como a satisfação é diferenciada pela carreira, educação, vínculo empregatício e gênero. El objetivo del estudio fue identificar los factores motivacionales percibidos y las expectativas de los diferentes profesionales del sector público y privado. Se utilizó Teorías Herzberg y Vroom. El estudio fue una investigación cuantitativa y descriptiva, una encuesta. El estudio mostró que los profesionales de la administración/marketing tenían una percepción significativa con respecto a los factores motivacionales (p = 0,001), siendo los más satisfechos. Los profesionales que trabajan en el sector privado son los más satisfechos (p= 0,003). Por lo tanto, el estudio mostró cómo la satisfacción se diferencia por la carrera, la educación, el vínculo laboral y el género.The aim of this study was to identify the perceived motivational factors and expectations of different professionals in the public and private sectors, based on the theories of Herzberg and Vroom. The study used a quantitative and descriptive research survey, which showed that administration/marketing professionals had a significant perception regarding motivational factors (p = 0.001), being the most satisfied. Professionals working in the private sector were the most satisfied (p = 0.003). Therefore, the study showed how satisfaction is differentiated by career, education, employment bond, and gender. Universidade do Sul de Santa Catarina2021-11-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/959410.19177/reen.v14e22021195-216Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios; v. 14 n. 2 (2021); 195-2161984-33721984-3372reponame:Revista Eletrônica de Estratégia e Negóciosinstname:Universidade do Sul de SC (UNISUL)instacron:UNISULenghttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/9594/pdfCopyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Estratégia & Negóciosinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Cláudia Aparecida AvelarReis Neto, Mário TeixeiraNunes, Simone Costa2021-11-08T20:52:18Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/9594Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeNPRIhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/oaiterezinha.angeloni@unisul.br||ademar.unisul@gmail.com1984-33721984-3372opendoar:2022-11-08T11:08:41.708959Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios - Universidade do Sul de SC (UNISUL)false
dc.title.none.fl_str_mv SATISFAÇÃO NO TRABALHO: PERCEPÇÕES E EXPECTATIVAS COM OS FATORES MOTIVACIONAIS
SATISFACCIÓN EN EL TRABAJO: PERCEPCIONES Y EXPECTATIVAS CON LOS FACTORES MOTIVACIONALES
SATISFACTION AT WORK: PERCEPTIONS AND EXPECTATIONS WITH THE MOTIVATIONAL FACTORS
title SATISFAÇÃO NO TRABALHO: PERCEPÇÕES E EXPECTATIVAS COM OS FATORES MOTIVACIONAIS
spellingShingle SATISFAÇÃO NO TRABALHO: PERCEPÇÕES E EXPECTATIVAS COM OS FATORES MOTIVACIONAIS
Ferreira, Cláudia Aparecida Avelar
Satisfação
Motivação
Insatisfação
Setor Público
Setor Privado.
Satisfacción
motivación
Insatisfacción
sector público
sector privado.
Satisfaction
Motivation
Dissatisfaction
Public sector
Private sector.
title_short SATISFAÇÃO NO TRABALHO: PERCEPÇÕES E EXPECTATIVAS COM OS FATORES MOTIVACIONAIS
title_full SATISFAÇÃO NO TRABALHO: PERCEPÇÕES E EXPECTATIVAS COM OS FATORES MOTIVACIONAIS
title_fullStr SATISFAÇÃO NO TRABALHO: PERCEPÇÕES E EXPECTATIVAS COM OS FATORES MOTIVACIONAIS
title_full_unstemmed SATISFAÇÃO NO TRABALHO: PERCEPÇÕES E EXPECTATIVAS COM OS FATORES MOTIVACIONAIS
title_sort SATISFAÇÃO NO TRABALHO: PERCEPÇÕES E EXPECTATIVAS COM OS FATORES MOTIVACIONAIS
author Ferreira, Cláudia Aparecida Avelar
author_facet Ferreira, Cláudia Aparecida Avelar
Reis Neto, Mário Teixeira
Nunes, Simone Costa
author_role author
author2 Reis Neto, Mário Teixeira
Nunes, Simone Costa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Cláudia Aparecida Avelar
Reis Neto, Mário Teixeira
Nunes, Simone Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Satisfação
Motivação
Insatisfação
Setor Público
Setor Privado.
Satisfacción
motivación
Insatisfacción
sector público
sector privado.
Satisfaction
Motivation
Dissatisfaction
Public sector
Private sector.
topic Satisfação
Motivação
Insatisfação
Setor Público
Setor Privado.
Satisfacción
motivación
Insatisfacción
sector público
sector privado.
Satisfaction
Motivation
Dissatisfaction
Public sector
Private sector.
description O objetivo do estudo foi identificar os fatores motivacionais percebidos e as expectativas de diferentes profissionais do setor público e privado. Foi utilizado a Teoria Herzberg e Vroom. O estudo foi delineado em uma pesquisa quantitativa, descritiva, um survey. O estudo mostrou que os profissionais de administração/marketing apresentaram percepção significativa em relação aos fatores motivacionais (p = 0,001), sendo os mais satisfeitos. Os profissionais que atuam no setor privado são os mais satisfeitos (p = 0,003). Por isso, o estudo mostrou como a satisfação é diferenciada pela carreira, educação, vínculo empregatício e gênero. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/9594
10.19177/reen.v14e22021195-216
url https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/9594
identifier_str_mv 10.19177/reen.v14e22021195-216
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/9594/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Sul de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Sul de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios; v. 14 n. 2 (2021); 195-216
1984-3372
1984-3372
reponame:Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios
instname:Universidade do Sul de SC (UNISUL)
instacron:UNISUL
instname_str Universidade do Sul de SC (UNISUL)
instacron_str UNISUL
institution UNISUL
reponame_str Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios
collection Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios - Universidade do Sul de SC (UNISUL)
repository.mail.fl_str_mv terezinha.angeloni@unisul.br||ademar.unisul@gmail.com
_version_ 1800220658743902208