SATISFAÇÃO NO TRABALHO: PERCEPÇÕES E EXPECTATIVAS COM OS FATORES MOTIVACIONAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/9594 |
Resumo: | O objetivo do estudo foi identificar os fatores motivacionais percebidos e as expectativas de diferentes profissionais do setor público e privado. Foi utilizado a Teoria Herzberg e Vroom. O estudo foi delineado em uma pesquisa quantitativa, descritiva, um survey. O estudo mostrou que os profissionais de administração/marketing apresentaram percepção significativa em relação aos fatores motivacionais (p = 0,001), sendo os mais satisfeitos. Os profissionais que atuam no setor privado são os mais satisfeitos (p = 0,003). Por isso, o estudo mostrou como a satisfação é diferenciada pela carreira, educação, vínculo empregatício e gênero. |
id |
UNISUL-1_540dcf64c0d4bf8b69a27b252ba925f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/9594 |
network_acronym_str |
UNISUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios |
repository_id_str |
|
spelling |
SATISFAÇÃO NO TRABALHO: PERCEPÇÕES E EXPECTATIVAS COM OS FATORES MOTIVACIONAISSATISFACCIÓN EN EL TRABAJO: PERCEPCIONES Y EXPECTATIVAS CON LOS FACTORES MOTIVACIONALESSATISFACTION AT WORK: PERCEPTIONS AND EXPECTATIONS WITH THE MOTIVATIONAL FACTORSSatisfaçãoMotivaçãoInsatisfaçãoSetor PúblicoSetor Privado.SatisfacciónmotivaciónInsatisfacciónsector públicosector privado.SatisfactionMotivationDissatisfactionPublic sectorPrivate sector.O objetivo do estudo foi identificar os fatores motivacionais percebidos e as expectativas de diferentes profissionais do setor público e privado. Foi utilizado a Teoria Herzberg e Vroom. O estudo foi delineado em uma pesquisa quantitativa, descritiva, um survey. O estudo mostrou que os profissionais de administração/marketing apresentaram percepção significativa em relação aos fatores motivacionais (p = 0,001), sendo os mais satisfeitos. Os profissionais que atuam no setor privado são os mais satisfeitos (p = 0,003). Por isso, o estudo mostrou como a satisfação é diferenciada pela carreira, educação, vínculo empregatício e gênero. El objetivo del estudio fue identificar los factores motivacionales percibidos y las expectativas de los diferentes profesionales del sector público y privado. Se utilizó Teorías Herzberg y Vroom. El estudio fue una investigación cuantitativa y descriptiva, una encuesta. El estudio mostró que los profesionales de la administración/marketing tenían una percepción significativa con respecto a los factores motivacionales (p = 0,001), siendo los más satisfechos. Los profesionales que trabajan en el sector privado son los más satisfechos (p= 0,003). Por lo tanto, el estudio mostró cómo la satisfacción se diferencia por la carrera, la educación, el vínculo laboral y el género.The aim of this study was to identify the perceived motivational factors and expectations of different professionals in the public and private sectors, based on the theories of Herzberg and Vroom. The study used a quantitative and descriptive research survey, which showed that administration/marketing professionals had a significant perception regarding motivational factors (p = 0.001), being the most satisfied. Professionals working in the private sector were the most satisfied (p = 0.003). Therefore, the study showed how satisfaction is differentiated by career, education, employment bond, and gender. Universidade do Sul de Santa Catarina2021-11-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/959410.19177/reen.v14e22021195-216Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios; v. 14 n. 2 (2021); 195-2161984-33721984-3372reponame:Revista Eletrônica de Estratégia e Negóciosinstname:Universidade do Sul de SC (UNISUL)instacron:UNISULenghttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/9594/pdfCopyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Estratégia & Negóciosinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Cláudia Aparecida AvelarReis Neto, Mário TeixeiraNunes, Simone Costa2021-11-08T20:52:18Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/9594Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeNPRIhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/oaiterezinha.angeloni@unisul.br||ademar.unisul@gmail.com1984-33721984-3372opendoar:2022-11-08T11:08:41.708959Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios - Universidade do Sul de SC (UNISUL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SATISFAÇÃO NO TRABALHO: PERCEPÇÕES E EXPECTATIVAS COM OS FATORES MOTIVACIONAIS SATISFACCIÓN EN EL TRABAJO: PERCEPCIONES Y EXPECTATIVAS CON LOS FACTORES MOTIVACIONALES SATISFACTION AT WORK: PERCEPTIONS AND EXPECTATIONS WITH THE MOTIVATIONAL FACTORS |
title |
SATISFAÇÃO NO TRABALHO: PERCEPÇÕES E EXPECTATIVAS COM OS FATORES MOTIVACIONAIS |
spellingShingle |
SATISFAÇÃO NO TRABALHO: PERCEPÇÕES E EXPECTATIVAS COM OS FATORES MOTIVACIONAIS Ferreira, Cláudia Aparecida Avelar Satisfação Motivação Insatisfação Setor Público Setor Privado. Satisfacción motivación Insatisfacción sector público sector privado. Satisfaction Motivation Dissatisfaction Public sector Private sector. |
title_short |
SATISFAÇÃO NO TRABALHO: PERCEPÇÕES E EXPECTATIVAS COM OS FATORES MOTIVACIONAIS |
title_full |
SATISFAÇÃO NO TRABALHO: PERCEPÇÕES E EXPECTATIVAS COM OS FATORES MOTIVACIONAIS |
title_fullStr |
SATISFAÇÃO NO TRABALHO: PERCEPÇÕES E EXPECTATIVAS COM OS FATORES MOTIVACIONAIS |
title_full_unstemmed |
SATISFAÇÃO NO TRABALHO: PERCEPÇÕES E EXPECTATIVAS COM OS FATORES MOTIVACIONAIS |
title_sort |
SATISFAÇÃO NO TRABALHO: PERCEPÇÕES E EXPECTATIVAS COM OS FATORES MOTIVACIONAIS |
author |
Ferreira, Cláudia Aparecida Avelar |
author_facet |
Ferreira, Cláudia Aparecida Avelar Reis Neto, Mário Teixeira Nunes, Simone Costa |
author_role |
author |
author2 |
Reis Neto, Mário Teixeira Nunes, Simone Costa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Cláudia Aparecida Avelar Reis Neto, Mário Teixeira Nunes, Simone Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Satisfação Motivação Insatisfação Setor Público Setor Privado. Satisfacción motivación Insatisfacción sector público sector privado. Satisfaction Motivation Dissatisfaction Public sector Private sector. |
topic |
Satisfação Motivação Insatisfação Setor Público Setor Privado. Satisfacción motivación Insatisfacción sector público sector privado. Satisfaction Motivation Dissatisfaction Public sector Private sector. |
description |
O objetivo do estudo foi identificar os fatores motivacionais percebidos e as expectativas de diferentes profissionais do setor público e privado. Foi utilizado a Teoria Herzberg e Vroom. O estudo foi delineado em uma pesquisa quantitativa, descritiva, um survey. O estudo mostrou que os profissionais de administração/marketing apresentaram percepção significativa em relação aos fatores motivacionais (p = 0,001), sendo os mais satisfeitos. Os profissionais que atuam no setor privado são os mais satisfeitos (p = 0,003). Por isso, o estudo mostrou como a satisfação é diferenciada pela carreira, educação, vínculo empregatício e gênero. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/9594 10.19177/reen.v14e22021195-216 |
url |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/9594 |
identifier_str_mv |
10.19177/reen.v14e22021195-216 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/9594/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Sul de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Sul de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios; v. 14 n. 2 (2021); 195-216 1984-3372 1984-3372 reponame:Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios instname:Universidade do Sul de SC (UNISUL) instacron:UNISUL |
instname_str |
Universidade do Sul de SC (UNISUL) |
instacron_str |
UNISUL |
institution |
UNISUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios |
collection |
Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios - Universidade do Sul de SC (UNISUL) |
repository.mail.fl_str_mv |
terezinha.angeloni@unisul.br||ademar.unisul@gmail.com |
_version_ |
1800220658743902208 |