ELEMENTOS DA ESTRATÉGIA DE COOPETIÇÃO: UMA VISÃO GERAL DOS MODELOS A PARTIR DA CLASSIFICAÇÃO HIERÁRQUICA DESCENDENTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/10282 |
Resumo: | A pesquisa examina 129 modelos de coopetição mediante um estudo qualitativo-quantitativo realizado com o software IRAMUTEQ para proporcionar as dimensões e variáveis de maior representatividade na literatura sobre estratégias de coopetição. O estudo aplica três técnicas: análise léxica, classificação hierárquica descendente e análise de similitude. Os resultados mostraram uma macro dimensão e duas subdimensõesdividadas em seis classes. A hieraquia de elementos foi: Criação de valor coopetitivo Orientação coopetitiva, Ajuste estratégico, Alianças de coopetição como determinantes, Beneficios percebidos e Perfil organizacional. Os resultados da Análise de similitude validaram tanto a natureza híbrida da coopetição como as aplicações do constructo em entornos de mercado e relacionadas com o intercambio cooperativo de conhecimentos. |
id |
UNISUL-1_6eb212c029ad9d5912eab585af3c6d28 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/10282 |
network_acronym_str |
UNISUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios |
repository_id_str |
|
spelling |
ELEMENTOS DA ESTRATÉGIA DE COOPETIÇÃO: UMA VISÃO GERAL DOS MODELOS A PARTIR DA CLASSIFICAÇÃO HIERÁRQUICA DESCENDENTEELEMENTOS DE LA ESTRATÉGIA DE COOPETICIÓN: UNA VISIÓN GENERAL DE LOS MODELOS POR CLASIFICACIÓN JERÁRQUICA DESCENDENTEELEMENTS OF COOPETITION STRATEGY: AN OVERVIEW OF MODELS BY DESCENDING HIERARCHICAL CLASSIFICATIONCoopetitionCoopetition variablesDescending Hierarchical ClassificationSimilarity AnalysisIramuteq.coopetiçãovariáveis de coopetiçãoanálise hierárquica descendenteanálise de similitudeIramuteqcoopeticiónvariables de coopeticiónanalisisjerarquico descendenteanalisis de similitudIramuteqA pesquisa examina 129 modelos de coopetição mediante um estudo qualitativo-quantitativo realizado com o software IRAMUTEQ para proporcionar as dimensões e variáveis de maior representatividade na literatura sobre estratégias de coopetição. O estudo aplica três técnicas: análise léxica, classificação hierárquica descendente e análise de similitude. Os resultados mostraram uma macro dimensão e duas subdimensõesdividadas em seis classes. A hieraquia de elementos foi: Criação de valor coopetitivo Orientação coopetitiva, Ajuste estratégico, Alianças de coopetição como determinantes, Beneficios percebidos e Perfil organizacional. Os resultados da Análise de similitude validaram tanto a natureza híbrida da coopetição como as aplicações do constructo em entornos de mercado e relacionadas com o intercambio cooperativo de conhecimentos.La investigación examina 129 modelos de coopetición mediante un estudio cualitativo-cuantitativo realizado con el software IRAMUTEQ para proporcionar las dimensiones y variables de mayor representatividad en la literatura sobre estrategias de coopetición. El estudio aplica tres técnicas: análisis léxico, clasificación jerárquica descendente y análisis de similitud. Los resultados mostraron una macro dimensión y dos subdimensiones divididas en seis clases. La jerarquía de elementos fue Creación de valor coopetitivo Orientación coopetitiva, Ajuste estratégico, Alianzas de coopetición como determinantes, Beneficios percibidos y Perfil organizacional. Los resultados del análisis de similitud validaron tanto la naturaleza híbrida de la coopetición como las aplicaciones del constructo en entornos de mercado y relacionadas con el intercambio cooperativo de conocimientos.The research examines 129 coopetition models through a qualitative-quantitative study performed using the IRAMUTEQ software to provide the dimensions and variables with more representativeness in the coopetition strategy literature. We used three techniques: Lexical analysis, Descending Hierarchical Classification, and Similarity Analysis. The results showed one macro dimension and two subdimensions divided into six classes. The elements hierarchy was the Creation of coopetitive value, Coopetitive orientation, Strategic adjustment, Coopetitive alliances as determinants, Perceived benefits, and Organizational profile. Similarity analysis results validated both the hybrid nature of coopetition and applications of the construct in market environments and related to cooperative knowledge sharing.Universidade do Sul de Santa Catarina2023-04-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/1028210.59306/reen.v15e2202260-90Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios; v. 15 n. 2 (2022); 60-901984-33721984-3372reponame:Revista Eletrônica de Estratégia e Negóciosinstname:Universidade do Sul de SC (UNISUL)instacron:UNISULenghttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/10282/12372Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica de Estratégia & Negócioshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira-Ribeiro, RodrigoChim-Miki, Adriana Fumi2023-04-05T23:43:37Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/10282Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeNPRIhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/oaiterezinha.angeloni@unisul.br||ademar.unisul@gmail.com1984-33721984-3372opendoar:2023-04-05T23:43:37Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios - Universidade do Sul de SC (UNISUL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ELEMENTOS DA ESTRATÉGIA DE COOPETIÇÃO: UMA VISÃO GERAL DOS MODELOS A PARTIR DA CLASSIFICAÇÃO HIERÁRQUICA DESCENDENTE ELEMENTOS DE LA ESTRATÉGIA DE COOPETICIÓN: UNA VISIÓN GENERAL DE LOS MODELOS POR CLASIFICACIÓN JERÁRQUICA DESCENDENTE ELEMENTS OF COOPETITION STRATEGY: AN OVERVIEW OF MODELS BY DESCENDING HIERARCHICAL CLASSIFICATION |
title |
ELEMENTOS DA ESTRATÉGIA DE COOPETIÇÃO: UMA VISÃO GERAL DOS MODELOS A PARTIR DA CLASSIFICAÇÃO HIERÁRQUICA DESCENDENTE |
spellingShingle |
ELEMENTOS DA ESTRATÉGIA DE COOPETIÇÃO: UMA VISÃO GERAL DOS MODELOS A PARTIR DA CLASSIFICAÇÃO HIERÁRQUICA DESCENDENTE Oliveira-Ribeiro, Rodrigo Coopetition Coopetition variables Descending Hierarchical Classification Similarity Analysis Iramuteq. coopetição variáveis de coopetição análise hierárquica descendente análise de similitude Iramuteq coopetición variables de coopetición analisisjerarquico descendente analisis de similitud Iramuteq |
title_short |
ELEMENTOS DA ESTRATÉGIA DE COOPETIÇÃO: UMA VISÃO GERAL DOS MODELOS A PARTIR DA CLASSIFICAÇÃO HIERÁRQUICA DESCENDENTE |
title_full |
ELEMENTOS DA ESTRATÉGIA DE COOPETIÇÃO: UMA VISÃO GERAL DOS MODELOS A PARTIR DA CLASSIFICAÇÃO HIERÁRQUICA DESCENDENTE |
title_fullStr |
ELEMENTOS DA ESTRATÉGIA DE COOPETIÇÃO: UMA VISÃO GERAL DOS MODELOS A PARTIR DA CLASSIFICAÇÃO HIERÁRQUICA DESCENDENTE |
title_full_unstemmed |
ELEMENTOS DA ESTRATÉGIA DE COOPETIÇÃO: UMA VISÃO GERAL DOS MODELOS A PARTIR DA CLASSIFICAÇÃO HIERÁRQUICA DESCENDENTE |
title_sort |
ELEMENTOS DA ESTRATÉGIA DE COOPETIÇÃO: UMA VISÃO GERAL DOS MODELOS A PARTIR DA CLASSIFICAÇÃO HIERÁRQUICA DESCENDENTE |
author |
Oliveira-Ribeiro, Rodrigo |
author_facet |
Oliveira-Ribeiro, Rodrigo Chim-Miki, Adriana Fumi |
author_role |
author |
author2 |
Chim-Miki, Adriana Fumi |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira-Ribeiro, Rodrigo Chim-Miki, Adriana Fumi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Coopetition Coopetition variables Descending Hierarchical Classification Similarity Analysis Iramuteq. coopetição variáveis de coopetição análise hierárquica descendente análise de similitude Iramuteq coopetición variables de coopetición analisisjerarquico descendente analisis de similitud Iramuteq |
topic |
Coopetition Coopetition variables Descending Hierarchical Classification Similarity Analysis Iramuteq. coopetição variáveis de coopetição análise hierárquica descendente análise de similitude Iramuteq coopetición variables de coopetición analisisjerarquico descendente analisis de similitud Iramuteq |
description |
A pesquisa examina 129 modelos de coopetição mediante um estudo qualitativo-quantitativo realizado com o software IRAMUTEQ para proporcionar as dimensões e variáveis de maior representatividade na literatura sobre estratégias de coopetição. O estudo aplica três técnicas: análise léxica, classificação hierárquica descendente e análise de similitude. Os resultados mostraram uma macro dimensão e duas subdimensõesdividadas em seis classes. A hieraquia de elementos foi: Criação de valor coopetitivo Orientação coopetitiva, Ajuste estratégico, Alianças de coopetição como determinantes, Beneficios percebidos e Perfil organizacional. Os resultados da Análise de similitude validaram tanto a natureza híbrida da coopetição como as aplicações do constructo em entornos de mercado e relacionadas com o intercambio cooperativo de conhecimentos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/10282 10.59306/reen.v15e2202260-90 |
url |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/10282 |
identifier_str_mv |
10.59306/reen.v15e2202260-90 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/10282/12372 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Sul de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Sul de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios; v. 15 n. 2 (2022); 60-90 1984-3372 1984-3372 reponame:Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios instname:Universidade do Sul de SC (UNISUL) instacron:UNISUL |
instname_str |
Universidade do Sul de SC (UNISUL) |
instacron_str |
UNISUL |
institution |
UNISUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios |
collection |
Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios - Universidade do Sul de SC (UNISUL) |
repository.mail.fl_str_mv |
terezinha.angeloni@unisul.br||ademar.unisul@gmail.com |
_version_ |
1800220656517775360 |