ELEMENTOS DA ESTRATÉGIA DE COOPETIÇÃO: UMA VISÃO GERAL DOS MODELOS A PARTIR DA CLASSIFICAÇÃO HIERÁRQUICA DESCENDENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira-Ribeiro, Rodrigo
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Chim-Miki, Adriana Fumi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/10282
Resumo: A pesquisa examina 129 modelos de coopetição mediante um estudo qualitativo-quantitativo realizado com o software IRAMUTEQ para proporcionar as dimensões e variáveis de maior representatividade na literatura sobre estratégias de coopetição. O estudo aplica três técnicas: análise léxica, classificação hierárquica descendente e análise de similitude. Os resultados mostraram uma macro dimensão e duas subdimensõesdividadas em seis classes.  A hieraquia de elementos foi: Criação de valor coopetitivo Orientação coopetitiva, Ajuste estratégico, Alianças de coopetição como determinantes, Beneficios percebidos e Perfil organizacional.  Os resultados da Análise de similitude validaram tanto a natureza híbrida da coopetição como as aplicações do constructo em entornos de mercado e relacionadas com o intercambio cooperativo de conhecimentos.
id UNISUL-1_6eb212c029ad9d5912eab585af3c6d28
oai_identifier_str oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/10282
network_acronym_str UNISUL-1
network_name_str Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios
repository_id_str
spelling ELEMENTOS DA ESTRATÉGIA DE COOPETIÇÃO: UMA VISÃO GERAL DOS MODELOS A PARTIR DA CLASSIFICAÇÃO HIERÁRQUICA DESCENDENTEELEMENTOS DE LA ESTRATÉGIA DE COOPETICIÓN: UNA VISIÓN GENERAL DE LOS MODELOS POR CLASIFICACIÓN JERÁRQUICA DESCENDENTEELEMENTS OF COOPETITION STRATEGY: AN OVERVIEW OF MODELS BY DESCENDING HIERARCHICAL CLASSIFICATIONCoopetitionCoopetition variablesDescending Hierarchical ClassificationSimilarity AnalysisIramuteq.coopetiçãovariáveis de coopetiçãoanálise hierárquica descendenteanálise de similitudeIramuteqcoopeticiónvariables de coopeticiónanalisisjerarquico descendenteanalisis de similitudIramuteqA pesquisa examina 129 modelos de coopetição mediante um estudo qualitativo-quantitativo realizado com o software IRAMUTEQ para proporcionar as dimensões e variáveis de maior representatividade na literatura sobre estratégias de coopetição. O estudo aplica três técnicas: análise léxica, classificação hierárquica descendente e análise de similitude. Os resultados mostraram uma macro dimensão e duas subdimensõesdividadas em seis classes.  A hieraquia de elementos foi: Criação de valor coopetitivo Orientação coopetitiva, Ajuste estratégico, Alianças de coopetição como determinantes, Beneficios percebidos e Perfil organizacional.  Os resultados da Análise de similitude validaram tanto a natureza híbrida da coopetição como as aplicações do constructo em entornos de mercado e relacionadas com o intercambio cooperativo de conhecimentos.La investigación examina 129 modelos de coopetición mediante un estudio cualitativo-cuantitativo realizado con el software IRAMUTEQ para proporcionar las dimensiones y variables de mayor representatividad en la literatura sobre estrategias de coopetición. El estudio aplica tres técnicas: análisis léxico, clasificación jerárquica descendente y análisis de similitud. Los resultados mostraron una macro dimensión y dos subdimensiones divididas en seis clases. La jerarquía de elementos fue Creación de valor coopetitivo Orientación coopetitiva, Ajuste estratégico, Alianzas de coopetición como determinantes, Beneficios percibidos y Perfil organizacional. Los resultados del análisis de similitud validaron tanto la naturaleza híbrida de la coopetición como las aplicaciones del constructo en entornos de mercado y relacionadas con el intercambio cooperativo de conocimientos.The research examines 129 coopetition models through a qualitative-quantitative study performed using the IRAMUTEQ software to provide the dimensions and variables with more representativeness in the coopetition strategy literature. We used three techniques: Lexical analysis, Descending Hierarchical Classification, and Similarity Analysis. The results showed one macro dimension and two subdimensions divided into six classes. The elements hierarchy was the Creation of coopetitive value, Coopetitive orientation, Strategic adjustment, Coopetitive alliances as determinants, Perceived benefits, and Organizational profile. Similarity analysis results validated both the hybrid nature of coopetition and applications of the construct in market environments and related to cooperative knowledge sharing.Universidade do Sul de Santa Catarina2023-04-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/1028210.59306/reen.v15e2202260-90Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios; v. 15 n. 2 (2022); 60-901984-33721984-3372reponame:Revista Eletrônica de Estratégia e Negóciosinstname:Universidade do Sul de SC (UNISUL)instacron:UNISULenghttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/10282/12372Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica de Estratégia & Negócioshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira-Ribeiro, RodrigoChim-Miki, Adriana Fumi2023-04-05T23:43:37Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/10282Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeNPRIhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/oaiterezinha.angeloni@unisul.br||ademar.unisul@gmail.com1984-33721984-3372opendoar:2023-04-05T23:43:37Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios - Universidade do Sul de SC (UNISUL)false
dc.title.none.fl_str_mv ELEMENTOS DA ESTRATÉGIA DE COOPETIÇÃO: UMA VISÃO GERAL DOS MODELOS A PARTIR DA CLASSIFICAÇÃO HIERÁRQUICA DESCENDENTE
ELEMENTOS DE LA ESTRATÉGIA DE COOPETICIÓN: UNA VISIÓN GENERAL DE LOS MODELOS POR CLASIFICACIÓN JERÁRQUICA DESCENDENTE
ELEMENTS OF COOPETITION STRATEGY: AN OVERVIEW OF MODELS BY DESCENDING HIERARCHICAL CLASSIFICATION
title ELEMENTOS DA ESTRATÉGIA DE COOPETIÇÃO: UMA VISÃO GERAL DOS MODELOS A PARTIR DA CLASSIFICAÇÃO HIERÁRQUICA DESCENDENTE
spellingShingle ELEMENTOS DA ESTRATÉGIA DE COOPETIÇÃO: UMA VISÃO GERAL DOS MODELOS A PARTIR DA CLASSIFICAÇÃO HIERÁRQUICA DESCENDENTE
Oliveira-Ribeiro, Rodrigo
Coopetition
Coopetition variables
Descending Hierarchical Classification
Similarity Analysis
Iramuteq.
coopetição
variáveis de coopetição
análise hierárquica descendente
análise de similitude
Iramuteq
coopetición
variables de coopetición
analisisjerarquico descendente
analisis de similitud
Iramuteq
title_short ELEMENTOS DA ESTRATÉGIA DE COOPETIÇÃO: UMA VISÃO GERAL DOS MODELOS A PARTIR DA CLASSIFICAÇÃO HIERÁRQUICA DESCENDENTE
title_full ELEMENTOS DA ESTRATÉGIA DE COOPETIÇÃO: UMA VISÃO GERAL DOS MODELOS A PARTIR DA CLASSIFICAÇÃO HIERÁRQUICA DESCENDENTE
title_fullStr ELEMENTOS DA ESTRATÉGIA DE COOPETIÇÃO: UMA VISÃO GERAL DOS MODELOS A PARTIR DA CLASSIFICAÇÃO HIERÁRQUICA DESCENDENTE
title_full_unstemmed ELEMENTOS DA ESTRATÉGIA DE COOPETIÇÃO: UMA VISÃO GERAL DOS MODELOS A PARTIR DA CLASSIFICAÇÃO HIERÁRQUICA DESCENDENTE
title_sort ELEMENTOS DA ESTRATÉGIA DE COOPETIÇÃO: UMA VISÃO GERAL DOS MODELOS A PARTIR DA CLASSIFICAÇÃO HIERÁRQUICA DESCENDENTE
author Oliveira-Ribeiro, Rodrigo
author_facet Oliveira-Ribeiro, Rodrigo
Chim-Miki, Adriana Fumi
author_role author
author2 Chim-Miki, Adriana Fumi
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira-Ribeiro, Rodrigo
Chim-Miki, Adriana Fumi
dc.subject.por.fl_str_mv Coopetition
Coopetition variables
Descending Hierarchical Classification
Similarity Analysis
Iramuteq.
coopetição
variáveis de coopetição
análise hierárquica descendente
análise de similitude
Iramuteq
coopetición
variables de coopetición
analisisjerarquico descendente
analisis de similitud
Iramuteq
topic Coopetition
Coopetition variables
Descending Hierarchical Classification
Similarity Analysis
Iramuteq.
coopetição
variáveis de coopetição
análise hierárquica descendente
análise de similitude
Iramuteq
coopetición
variables de coopetición
analisisjerarquico descendente
analisis de similitud
Iramuteq
description A pesquisa examina 129 modelos de coopetição mediante um estudo qualitativo-quantitativo realizado com o software IRAMUTEQ para proporcionar as dimensões e variáveis de maior representatividade na literatura sobre estratégias de coopetição. O estudo aplica três técnicas: análise léxica, classificação hierárquica descendente e análise de similitude. Os resultados mostraram uma macro dimensão e duas subdimensõesdividadas em seis classes.  A hieraquia de elementos foi: Criação de valor coopetitivo Orientação coopetitiva, Ajuste estratégico, Alianças de coopetição como determinantes, Beneficios percebidos e Perfil organizacional.  Os resultados da Análise de similitude validaram tanto a natureza híbrida da coopetição como as aplicações do constructo em entornos de mercado e relacionadas com o intercambio cooperativo de conhecimentos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/10282
10.59306/reen.v15e2202260-90
url https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/10282
identifier_str_mv 10.59306/reen.v15e2202260-90
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/10282/12372
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Sul de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Sul de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios; v. 15 n. 2 (2022); 60-90
1984-3372
1984-3372
reponame:Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios
instname:Universidade do Sul de SC (UNISUL)
instacron:UNISUL
instname_str Universidade do Sul de SC (UNISUL)
instacron_str UNISUL
institution UNISUL
reponame_str Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios
collection Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios - Universidade do Sul de SC (UNISUL)
repository.mail.fl_str_mv terezinha.angeloni@unisul.br||ademar.unisul@gmail.com
_version_ 1800220656517775360