Congruência (e incongruência) entre valores percebidos e nível gerencial: o caso de uma cooperativa de trabalho médico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barcellos, Rebeca Ribeiro de
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Alperstedt, Graziela Dias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/517
Resumo: O objetivo deste artigo é o de apresentar os dados de uma pesquisa que buscou investigar a congruência dos valores organizacionais de uma cooperativa de trabalho médico entre os seus níveis gerenciais tendo em vista as transformações por que passou a organização nos últimos anos. A pesquisa desenvolvida foi essencialmente qualitativa. A idéia principal do trabalho centrou-se nas percepções dos colaboradores de diferentes níveis gerenciais acerca dos valores organizacionais. A principal fonte de dados foram entrevistas semi-estruturadas coletadas no período de maio a julho de 2008. A população da pesquisa consistiu em dezenove pessoas que ocupavam cargos em níveis gerenciais no momento do desenvolvimento do trabalho. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo das entrevistas. Foram identificados na pesquisa três valores percebidos pelos indivíduos: importância dos clientes, importância dos cooperados e importância dos colaboradores, os quais foram desmembrados em subcategorias de valor. A pesquisa encontrou uniformidade na percepção das subcategorias de valores organizacionais vinculados à importância dos clientes e à importância dos cooperados. Entretanto, foram observadas incongruências no que tange à importância dos colaboradores. Muitos dos valores encontrados refletem as transformações em função da empresarização da organização.
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