Estratégias de Crescimento e Vantagem Competitiva: Um Estudo Qualitativo Sobre Franchising, na Ótica do Franqueado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carmo, Gustavo Geovany Araujo do
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Zilber, Moises Ari
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/531
Resumo: Este artigo objetiva entender como franqueadores e franqueados crescem e criam vantagem competitiva. Para tanto, realizou-se um estudo qualitativo a partir das impressões e opiniões de franqueados dos ramos de Alimentação e Esporte, Saúde, Beleza e Lazer, de acordo com a classificação da Associação Brasileira de Franchising (ABF). As principais estratégias de crescimento utilizadas pelos franqueadores são: (a) crescer pelo desenvolvimento de mercados e (b) pelo desenvolvimento de produtos. Para os franqueados prevalecem como estratégias de crescimento: (a) a penetração de mercado, (b) o desenvolvimento de mercados e, em alguns casos, (c) a diversificação. Foi destacada a importância dos recursos, principalmente as pessoas, para criação de Vantagem Competitiva. Em Franchising o relacionamento entre franqueador e franqueado e as redes de relacionamento de franqueados podem ser considerados como fatores de crescimento.
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