ANÁLISE DO MODELO DE AJUSTE TECNOLOGIA-TAREFA APLICADO AO WHATSAPP COMO PREFERÊNCIA DOS JOVENS USUÁRIOS DE MOBILE INSTANT MESSENGERS
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/10020 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é analisar o modelo de ajuste tecnologia-tarefa aplicado ao WhatsApp, como estratégia de preferência dos jovens usuários de Mensageiros Instantâneos Móveis (MIM). Neste estudo, aplicamos um levantamento (n=567) com o uso da análise multivariada de dados e apoio da Modelagem de Equações Estruturais. Quando se trata de um MIM com funcionalidades voltadas para a comunicação, e não para a diversão, os usuários não percebem o prazer atrelado como uma necessidade. Além disso, foi possível verificar o perfil comportamental dos jovens usuários, bem como perceber a importância das necessidades motivacionais, características tecnológicas, necessidades percebidas, satisfação e privacidade para gerar, nos usuários, a intenção de continuidade de uso da ferramenta de comunicação online. |
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ANÁLISE DO MODELO DE AJUSTE TECNOLOGIA-TAREFA APLICADO AO WHATSAPP COMO PREFERÊNCIA DOS JOVENS USUÁRIOS DE MOBILE INSTANT MESSENGERSANÁLISIS DEL MODELO DE AJUSTE DE TECNOLOGÍA-TAREA APLICADO A WHATSAPP COMO PREFERENCIA DE USUARIOS JÓVENES DE MENSAJEROS INSTANTÁNEOS MÓVILESANALYSIS OF THE TASK-TECHNOLOGY FIT MODEL APPLIED TO WHATSAPP AS A PREFERENCE OF YOUNG USERS OF MOBILE INSTANT MESSENGERSMensageiros Instantâneos MóveisModelo de Ajuste Tecnologia-TarefaWhatsAppJovens usuários.Mensajería Instantánea MóvilModelo de Ajuste de Tecnología-TareaWhatsAppUsuarios jóvenes.Mobile Instant MessengersTask-Technology Fit ModelWhatsAppYoung Users.O objetivo deste artigo é analisar o modelo de ajuste tecnologia-tarefa aplicado ao WhatsApp, como estratégia de preferência dos jovens usuários de Mensageiros Instantâneos Móveis (MIM). Neste estudo, aplicamos um levantamento (n=567) com o uso da análise multivariada de dados e apoio da Modelagem de Equações Estruturais. Quando se trata de um MIM com funcionalidades voltadas para a comunicação, e não para a diversão, os usuários não percebem o prazer atrelado como uma necessidade. Além disso, foi possível verificar o perfil comportamental dos jovens usuários, bem como perceber a importância das necessidades motivacionais, características tecnológicas, necessidades percebidas, satisfação e privacidade para gerar, nos usuários, a intenção de continuidade de uso da ferramenta de comunicação online.El propósito de este artículo es analizar el modelo de ajuste tecnología-tarea aplicado a WhatsApp, como estrategia preferida por los jóvenes usuarios de Mobile Instant Messenger (MIM). En este estudio, aplicamos una encuesta (n=567) utilizando análisis de datos multivariados y el apoyo del modelado de ecuaciones estructurales. Solo se rechazó una hipótesis del modelo, señalando que las necesidades hedónicas no influyen en las necesidades percibidas por los usuarios. Cuando se trata de un MIM con funciones destinadas a la comunicación en lugar de la diversión, los usuarios no perciben el placer adjunto como una necesidad. Además, fue posible verificar el perfil de comportamiento de los usuarios jóvenes, así como darse cuenta de la importancia de las necesidades motivacionales, características tecnológicas, necesidades percibidas, satisfacción y privacidad para generar, en los usuarios, la intención de seguir utilizando la herramienta de comunicación online.The purpose of this article is to analyze the technology-task adjustment model applied to WhatsApp as a preferred communication method by young Mobile Instant Messengers (MIM) users. Thus, we conducted a survey (n=567) and a multivariate data analysis through Structural Equation Modeling. Only one hypothesis of the model was rejected showing that hedonic needs do not influence needs perceived by users. Users do not realize pleasure as a need when it comes to MIMs with communication-oriented features and is not exclusively for fun. We also found that the behavioral profile of young users to perceive the importance of motivational needs, technological characteristics, perceived needs, satisfaction, and privacy, to generate the intention to continue using the mobile communication tool. Universidade do Sul de Santa Catarina2021-11-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/1002010.19177/reen.v14e22021217-245Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios; v. 14 n. 2 (2021); 217-2451984-33721984-3372reponame:Revista Eletrônica de Estratégia e Negóciosinstname:Universidade do Sul de SC (UNISUL)instacron:UNISULenghttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/10020/pdfCopyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Estratégia & Negóciosinfo:eu-repo/semantics/openAccessContreras Pinochet, Luis HernanBadaró, Jéssica Priscilla dos SantosLopes, Evandro LuizHerrero, ElianeSantos Júnior, Durval Lucas dos2021-11-08T20:52:18Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/10020Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeNPRIhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/oaiterezinha.angeloni@unisul.br||ademar.unisul@gmail.com1984-33721984-3372opendoar:2022-11-08T11:08:42.324975Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios - Universidade do Sul de SC (UNISUL)false |
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