A MATERIALIDADE FÍLMICO-SIGNIFICANTE EM HER: NA (DES)CORPOREIDADE DOS SENTIDOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Crítica Cultural (Online) |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Critica_Cultural/article/view/18963 |
Resumo: | O cinema se configura como uma manifestação artística proeminente na atualidade. O filme, seu produto, é constituído pelo entretecimento de diferentes materialidades que – dentre imagens, sons, cores, roteiro – possibilitam movimentos semânticos. Neste trabalho, objetivamos dar visibilidade aos efeitos de sentido produzidos pela materialidade fílmico-significante. Para tanto, elencamos como corpus um recorte cenográfico da ficção científica Her (2013), que será depreendido pela Análise de Discurso francesa de base materialista, preconizada por Pêcheux e ampliada por Orlandi. Nessa área, seus próprios princípios teóricos são já procedimentos, permitindo, mediante a mobilização de seu aparato, a compreensão analítica do recorte enquanto “discurso”, definido como “efeito de sentidos entre locutores” (ORLANDI, 2012). Na cena analisada, pudemos compreender o funcionamento da materialidade fílmico-significante na relação entre homem e tecnologia, percebendo como a corporeidade do humano e a (des)corporeidade da máquina são significados em tela, metaforizando a falta inexorável ao sujeito, movido pelo desejo, e ao simbólico. |
id |
UNISUL-2_8a41b8c569227cde0a21debfa3130274 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/18963 |
network_acronym_str |
UNISUL-2 |
network_name_str |
Crítica Cultural (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A MATERIALIDADE FÍLMICO-SIGNIFICANTE EM HER: NA (DES)CORPOREIDADE DOS SENTIDOSMaterialidade Fílmico-significanteCinemaCorpoHerAnálise de DiscursoO cinema se configura como uma manifestação artística proeminente na atualidade. O filme, seu produto, é constituído pelo entretecimento de diferentes materialidades que – dentre imagens, sons, cores, roteiro – possibilitam movimentos semânticos. Neste trabalho, objetivamos dar visibilidade aos efeitos de sentido produzidos pela materialidade fílmico-significante. Para tanto, elencamos como corpus um recorte cenográfico da ficção científica Her (2013), que será depreendido pela Análise de Discurso francesa de base materialista, preconizada por Pêcheux e ampliada por Orlandi. Nessa área, seus próprios princípios teóricos são já procedimentos, permitindo, mediante a mobilização de seu aparato, a compreensão analítica do recorte enquanto “discurso”, definido como “efeito de sentidos entre locutores” (ORLANDI, 2012). Na cena analisada, pudemos compreender o funcionamento da materialidade fílmico-significante na relação entre homem e tecnologia, percebendo como a corporeidade do humano e a (des)corporeidade da máquina são significados em tela, metaforizando a falta inexorável ao sujeito, movido pelo desejo, e ao simbólico.Universidade do Sul de Santa Catarina2023-10-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Critica_Cultural/article/view/1896310.59306/rcc.v18e1202315-29Revista Crítica Cultural; v. 18 n. 1 (2023): Dossiê "Arte corpo e discurso: o político e o poético no movimento dos sentidos"; 15-291980-64931980-6493reponame:Crítica Cultural (Online)instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Critica_Cultural/article/view/18963/13748Copyright (c) 2023 Revista Crítica Culturalinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Moraes-Salles, Ana CláudiaMaluf-Souza, Olimpia2023-10-25T00:34:10Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/18963Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Critica_CulturalPRIhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Critica_Cultural/oairamayana.lira@gmail.com1980-64931980-6493opendoar:2023-10-25T00:34:10Crítica Cultural (Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A MATERIALIDADE FÍLMICO-SIGNIFICANTE EM HER: NA (DES)CORPOREIDADE DOS SENTIDOS |
title |
A MATERIALIDADE FÍLMICO-SIGNIFICANTE EM HER: NA (DES)CORPOREIDADE DOS SENTIDOS |
spellingShingle |
A MATERIALIDADE FÍLMICO-SIGNIFICANTE EM HER: NA (DES)CORPOREIDADE DOS SENTIDOS de Moraes-Salles, Ana Cláudia Materialidade Fílmico-significante Cinema Corpo Her Análise de Discurso |
title_short |
A MATERIALIDADE FÍLMICO-SIGNIFICANTE EM HER: NA (DES)CORPOREIDADE DOS SENTIDOS |
title_full |
A MATERIALIDADE FÍLMICO-SIGNIFICANTE EM HER: NA (DES)CORPOREIDADE DOS SENTIDOS |
title_fullStr |
A MATERIALIDADE FÍLMICO-SIGNIFICANTE EM HER: NA (DES)CORPOREIDADE DOS SENTIDOS |
title_full_unstemmed |
A MATERIALIDADE FÍLMICO-SIGNIFICANTE EM HER: NA (DES)CORPOREIDADE DOS SENTIDOS |
title_sort |
A MATERIALIDADE FÍLMICO-SIGNIFICANTE EM HER: NA (DES)CORPOREIDADE DOS SENTIDOS |
author |
de Moraes-Salles, Ana Cláudia |
author_facet |
de Moraes-Salles, Ana Cláudia Maluf-Souza, Olimpia |
author_role |
author |
author2 |
Maluf-Souza, Olimpia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Moraes-Salles, Ana Cláudia Maluf-Souza, Olimpia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Materialidade Fílmico-significante Cinema Corpo Her Análise de Discurso |
topic |
Materialidade Fílmico-significante Cinema Corpo Her Análise de Discurso |
description |
O cinema se configura como uma manifestação artística proeminente na atualidade. O filme, seu produto, é constituído pelo entretecimento de diferentes materialidades que – dentre imagens, sons, cores, roteiro – possibilitam movimentos semânticos. Neste trabalho, objetivamos dar visibilidade aos efeitos de sentido produzidos pela materialidade fílmico-significante. Para tanto, elencamos como corpus um recorte cenográfico da ficção científica Her (2013), que será depreendido pela Análise de Discurso francesa de base materialista, preconizada por Pêcheux e ampliada por Orlandi. Nessa área, seus próprios princípios teóricos são já procedimentos, permitindo, mediante a mobilização de seu aparato, a compreensão analítica do recorte enquanto “discurso”, definido como “efeito de sentidos entre locutores” (ORLANDI, 2012). Na cena analisada, pudemos compreender o funcionamento da materialidade fílmico-significante na relação entre homem e tecnologia, percebendo como a corporeidade do humano e a (des)corporeidade da máquina são significados em tela, metaforizando a falta inexorável ao sujeito, movido pelo desejo, e ao simbólico. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Critica_Cultural/article/view/18963 10.59306/rcc.v18e1202315-29 |
url |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Critica_Cultural/article/view/18963 |
identifier_str_mv |
10.59306/rcc.v18e1202315-29 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Critica_Cultural/article/view/18963/13748 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Crítica Cultural info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Crítica Cultural |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Sul de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Sul de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Crítica Cultural; v. 18 n. 1 (2023): Dossiê "Arte corpo e discurso: o político e o poético no movimento dos sentidos"; 15-29 1980-6493 1980-6493 reponame:Crítica Cultural (Online) instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) instacron:UNISUL |
instname_str |
Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) |
instacron_str |
UNISUL |
institution |
UNISUL |
reponame_str |
Crítica Cultural (Online) |
collection |
Crítica Cultural (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Crítica Cultural (Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) |
repository.mail.fl_str_mv |
ramayana.lira@gmail.com |
_version_ |
1800220553496231936 |