A MATERIALIDADE FÍLMICO-SIGNIFICANTE EM HER: NA (DES)CORPOREIDADE DOS SENTIDOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Moraes-Salles, Ana Cláudia
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Maluf-Souza, Olimpia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Crítica Cultural (Online)
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Critica_Cultural/article/view/18963
Resumo: O cinema se configura como uma manifestação artística proeminente na atualidade. O filme, seu produto, é constituído pelo entretecimento de diferentes materialidades que – dentre imagens, sons, cores, roteiro – possibilitam movimentos semânticos. Neste trabalho, objetivamos dar visibilidade aos efeitos de sentido produzidos pela materialidade fílmico-significante. Para tanto, elencamos como corpus um recorte cenográfico da ficção científica Her (2013), que será depreendido pela Análise de Discurso francesa de base materialista, preconizada por Pêcheux e ampliada por Orlandi. Nessa área, seus próprios princípios teóricos são já procedimentos, permitindo, mediante a mobilização de seu aparato, a compreensão analítica do recorte enquanto “discurso”, definido como “efeito de sentidos entre locutores” (ORLANDI, 2012). Na cena analisada, pudemos compreender o funcionamento da materialidade fílmico-significante na relação entre homem e tecnologia, percebendo como a corporeidade do humano e a (des)corporeidade da máquina são significados em tela, metaforizando a falta inexorável ao sujeito, movido pelo desejo, e ao simbólico.
id UNISUL-2_8a41b8c569227cde0a21debfa3130274
oai_identifier_str oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/18963
network_acronym_str UNISUL-2
network_name_str Crítica Cultural (Online)
repository_id_str
spelling A MATERIALIDADE FÍLMICO-SIGNIFICANTE EM HER: NA (DES)CORPOREIDADE DOS SENTIDOSMaterialidade Fílmico-significanteCinemaCorpoHerAnálise de DiscursoO cinema se configura como uma manifestação artística proeminente na atualidade. O filme, seu produto, é constituído pelo entretecimento de diferentes materialidades que – dentre imagens, sons, cores, roteiro – possibilitam movimentos semânticos. Neste trabalho, objetivamos dar visibilidade aos efeitos de sentido produzidos pela materialidade fílmico-significante. Para tanto, elencamos como corpus um recorte cenográfico da ficção científica Her (2013), que será depreendido pela Análise de Discurso francesa de base materialista, preconizada por Pêcheux e ampliada por Orlandi. Nessa área, seus próprios princípios teóricos são já procedimentos, permitindo, mediante a mobilização de seu aparato, a compreensão analítica do recorte enquanto “discurso”, definido como “efeito de sentidos entre locutores” (ORLANDI, 2012). Na cena analisada, pudemos compreender o funcionamento da materialidade fílmico-significante na relação entre homem e tecnologia, percebendo como a corporeidade do humano e a (des)corporeidade da máquina são significados em tela, metaforizando a falta inexorável ao sujeito, movido pelo desejo, e ao simbólico.Universidade do Sul de Santa Catarina2023-10-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Critica_Cultural/article/view/1896310.59306/rcc.v18e1202315-29Revista Crítica Cultural; v. 18 n. 1 (2023): Dossiê "Arte corpo e discurso: o político e o poético no movimento dos sentidos"; 15-291980-64931980-6493reponame:Crítica Cultural (Online)instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Critica_Cultural/article/view/18963/13748Copyright (c) 2023 Revista Crítica Culturalinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Moraes-Salles, Ana CláudiaMaluf-Souza, Olimpia2023-10-25T00:34:10Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/18963Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Critica_CulturalPRIhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Critica_Cultural/oairamayana.lira@gmail.com1980-64931980-6493opendoar:2023-10-25T00:34:10Crítica Cultural (Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)false
dc.title.none.fl_str_mv A MATERIALIDADE FÍLMICO-SIGNIFICANTE EM HER: NA (DES)CORPOREIDADE DOS SENTIDOS
title A MATERIALIDADE FÍLMICO-SIGNIFICANTE EM HER: NA (DES)CORPOREIDADE DOS SENTIDOS
spellingShingle A MATERIALIDADE FÍLMICO-SIGNIFICANTE EM HER: NA (DES)CORPOREIDADE DOS SENTIDOS
de Moraes-Salles, Ana Cláudia
Materialidade Fílmico-significante
Cinema
Corpo
Her
Análise de Discurso
title_short A MATERIALIDADE FÍLMICO-SIGNIFICANTE EM HER: NA (DES)CORPOREIDADE DOS SENTIDOS
title_full A MATERIALIDADE FÍLMICO-SIGNIFICANTE EM HER: NA (DES)CORPOREIDADE DOS SENTIDOS
title_fullStr A MATERIALIDADE FÍLMICO-SIGNIFICANTE EM HER: NA (DES)CORPOREIDADE DOS SENTIDOS
title_full_unstemmed A MATERIALIDADE FÍLMICO-SIGNIFICANTE EM HER: NA (DES)CORPOREIDADE DOS SENTIDOS
title_sort A MATERIALIDADE FÍLMICO-SIGNIFICANTE EM HER: NA (DES)CORPOREIDADE DOS SENTIDOS
author de Moraes-Salles, Ana Cláudia
author_facet de Moraes-Salles, Ana Cláudia
Maluf-Souza, Olimpia
author_role author
author2 Maluf-Souza, Olimpia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Moraes-Salles, Ana Cláudia
Maluf-Souza, Olimpia
dc.subject.por.fl_str_mv Materialidade Fílmico-significante
Cinema
Corpo
Her
Análise de Discurso
topic Materialidade Fílmico-significante
Cinema
Corpo
Her
Análise de Discurso
description O cinema se configura como uma manifestação artística proeminente na atualidade. O filme, seu produto, é constituído pelo entretecimento de diferentes materialidades que – dentre imagens, sons, cores, roteiro – possibilitam movimentos semânticos. Neste trabalho, objetivamos dar visibilidade aos efeitos de sentido produzidos pela materialidade fílmico-significante. Para tanto, elencamos como corpus um recorte cenográfico da ficção científica Her (2013), que será depreendido pela Análise de Discurso francesa de base materialista, preconizada por Pêcheux e ampliada por Orlandi. Nessa área, seus próprios princípios teóricos são já procedimentos, permitindo, mediante a mobilização de seu aparato, a compreensão analítica do recorte enquanto “discurso”, definido como “efeito de sentidos entre locutores” (ORLANDI, 2012). Na cena analisada, pudemos compreender o funcionamento da materialidade fílmico-significante na relação entre homem e tecnologia, percebendo como a corporeidade do humano e a (des)corporeidade da máquina são significados em tela, metaforizando a falta inexorável ao sujeito, movido pelo desejo, e ao simbólico.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Critica_Cultural/article/view/18963
10.59306/rcc.v18e1202315-29
url https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Critica_Cultural/article/view/18963
identifier_str_mv 10.59306/rcc.v18e1202315-29
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Critica_Cultural/article/view/18963/13748
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Crítica Cultural
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Crítica Cultural
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Sul de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Sul de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Revista Crítica Cultural; v. 18 n. 1 (2023): Dossiê "Arte corpo e discurso: o político e o poético no movimento dos sentidos"; 15-29
1980-6493
1980-6493
reponame:Crítica Cultural (Online)
instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
instacron:UNISUL
instname_str Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
instacron_str UNISUL
institution UNISUL
reponame_str Crítica Cultural (Online)
collection Crítica Cultural (Online)
repository.name.fl_str_mv Crítica Cultural (Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
repository.mail.fl_str_mv ramayana.lira@gmail.com
_version_ 1800220553496231936