Re-imaginando a migração: a (i)mobilidade e o retorno para o sertão em O céu de Suely
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Crítica Cultural (Online) |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Critica_Cultural/article/view/707 |
Resumo: | O artigo busca analisar como o filme brasileiro O Ceu de Suely (Karim Ainouz, 2006) lida com a questão da migração e da (i)mobilidade no contexto contemporâneo de dispersão e inquietação que procura enfatizar a subjetividade da personagem central ao invés de um impulso migratório coletivo. O filme também representa um retorno ao sertão, que, nos anos 60, alegorizava o nacional no cinema brasileiro e foi nostalgicamente reavaliado nos anos 90. Ao contrario desses momentos anteriores, no entanto, o filme abre para uma perspectiva transnacional, que sugere uma tensão entre a noção nomádica e fluida do devir e a monadica e coagulada fixidez da noção de identidade. A política de deslocamento desse filme ajuda a imaginar formas de vida que ultrapassam configurações normat/lizadas de identidade e pertencimento. |
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Re-imaginando a migração: a (i)mobilidade e o retorno para o sertão em O céu de SuelyRe-imagining migration: (im)mobility and the return to the sertão in Suely in the skyMigração(I)mobilidadeSertão. Cinema brasileiro contemporâneoMigration(Im)mobilitySertãoContemporary Brazilian cinemaO artigo busca analisar como o filme brasileiro O Ceu de Suely (Karim Ainouz, 2006) lida com a questão da migração e da (i)mobilidade no contexto contemporâneo de dispersão e inquietação que procura enfatizar a subjetividade da personagem central ao invés de um impulso migratório coletivo. O filme também representa um retorno ao sertão, que, nos anos 60, alegorizava o nacional no cinema brasileiro e foi nostalgicamente reavaliado nos anos 90. Ao contrario desses momentos anteriores, no entanto, o filme abre para uma perspectiva transnacional, que sugere uma tensão entre a noção nomádica e fluida do devir e a monadica e coagulada fixidez da noção de identidade. A política de deslocamento desse filme ajuda a imaginar formas de vida que ultrapassam configurações normat/lizadas de identidade e pertencimento.The article aims to analyze how the Brazilian film Suely in the Sky (Karim Ainouz, 2006) tackles the issue of migration and (im)mobility in a contemporary context of dispersion and restlessness which seeks to emphasize the subjectivity of the main character rather than a migratory collective impulse. The film also represents a return to the sertao, which, in the 1960s, allegorized the nation in Brazilian cinema, and was nostalgically readdressed in the 1990’s. Contrary to these previous moments, however, the film opens for a transnational perspective, which suggests a tension between the nomadic, fluid idea of ‘becoming’, and the monadic, coagulated fixity of identity. The politics of displacement in this film helps us imag(in)e forms of life beyond normal/tized configurations of identity and belonging.Universidade do Sul de Santa Catarina2010-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Critica_Cultural/article/view/70710.19177/rcc.v5e22010485-491Revista Crítica Cultural; v. 5 n. 2 (2010): Edição Especial: Dossiê Juan José SAER; 485-4911980-64931980-6493reponame:Crítica Cultural (Online)instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Critica_Cultural/article/view/707/662Brandão, Alessandrainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-30T20:04:10Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/707Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Critica_CulturalPRIhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Critica_Cultural/oairamayana.lira@gmail.com1980-64931980-6493opendoar:2016-09-30T20:04:10Crítica Cultural (Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)false |
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