REVELAÇÃO: CLASSIFICAÇÃO DAS PERSONAGENS E IMAGINÁRIO NO SUSPENSE DA TRAMA A FAVORITA
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Crítica Cultural (Online) |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Critica_Cultural/article/view/3010 |
Resumo: | Na telenovela, as personagens desempenham funções importantes para o desencadeamento da narrativa, movendo as ações e construindo um processo de significação necessário para o entendimento da história. Os estudos das classificações das personagens abordam algumas categorias que reforçam as suas funções nas tramas e subtramas. É com estas categorizações que se reconhece a complexidade de uma personagem, sendo esta plana, redonda, caricata, herói, anti-herói, entre outras. Diante disso, buscamos analisar, com base nas classificações das personagens de ficção, as estruturas de sentido produzidas pelas personagens Flora e Donatela, da telenovela A Favorita, exibida pela Rede Globo no ano de 2008. São comparados dois momentos desta narrativa, o antes e o momento/depois da revelação de quem era a assassina, para verificar as características das personagens (que geraram o percurso de sentido) nestes dois momentos. Além disso, propomos uma discussão relacional entre as imagens das personagens com o escopo teórico do Imaginário Social. |
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REVELAÇÃO: CLASSIFICAÇÃO DAS PERSONAGENS E IMAGINÁRIO NO SUSPENSE DA TRAMA A FAVORITANa telenovela, as personagens desempenham funções importantes para o desencadeamento da narrativa, movendo as ações e construindo um processo de significação necessário para o entendimento da história. Os estudos das classificações das personagens abordam algumas categorias que reforçam as suas funções nas tramas e subtramas. É com estas categorizações que se reconhece a complexidade de uma personagem, sendo esta plana, redonda, caricata, herói, anti-herói, entre outras. Diante disso, buscamos analisar, com base nas classificações das personagens de ficção, as estruturas de sentido produzidas pelas personagens Flora e Donatela, da telenovela A Favorita, exibida pela Rede Globo no ano de 2008. São comparados dois momentos desta narrativa, o antes e o momento/depois da revelação de quem era a assassina, para verificar as características das personagens (que geraram o percurso de sentido) nestes dois momentos. Além disso, propomos uma discussão relacional entre as imagens das personagens com o escopo teórico do Imaginário Social. Universidade do Sul de Santa Catarina2015-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Critica_Cultural/article/view/301010.19177/rcc.v10e1201571-86Revista Crítica Cultural; v. 10 n. 1 (2015); 71-861980-64931980-6493reponame:Crítica Cultural (Online)instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Critica_Cultural/article/view/3010/2146Copyright (c) 2015 Revista Crítica Culturalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoraes, Heloisa Juncklaus PreisBressan Jr, Mário Abel2015-10-07T19:32:51Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/3010Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Critica_CulturalPRIhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Critica_Cultural/oairamayana.lira@gmail.com1980-64931980-6493opendoar:2015-10-07T19:32:51Crítica Cultural (Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)false |
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