Genevieve Naylor, uma fotógrafa da boa vizinhança no Brasil (1941-42)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Crítica Cultural (Online) |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Critica_Cultural/article/view/5806 |
Resumo: | O artigo analisa historicamente as fotografias produzidas por Genevieve Naylor, fotógrafa estadunidense, comissionada pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos, durante a Segunda Guerra Mundial, em sua viagem pelo Brasil como a fotógrafa da Boa Vizinhança. Nesse sentido, considera-se os elementos da forma da expressão e do conteúdo da mensagem fotográfica, enfatizando-se três aspectos das estratégias de cultura visual: primeiramente, a forma como os sujeitos são fotografados, compreendendo as representações do corpo, como suportes de relações sociais; em segundo lugar, como os lugares por onde Naylor passou foram figurados para criar uma geografia sensível que visava superar os protocolos oficiais e mostrar um Brasil múltiplo; seguida de uma avaliação de como as imagens foram divulgadas através de exposições pelos Estados Unidos. |
id |
UNISUL-2_e645816b4b0cc4192e4c7b8c484bb240 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/5806 |
network_acronym_str |
UNISUL-2 |
network_name_str |
Crítica Cultural (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Genevieve Naylor, uma fotógrafa da boa vizinhança no Brasil (1941-42)Genevieve Naylor, a Good Neighbor Photographer in Brazil (1941-42)Fotografia. Política da Boa Vizinhança. Cultura visual. Segunda Guerra Mundial.Photography. Good neighbour policy. Visual culture. Second World War.O artigo analisa historicamente as fotografias produzidas por Genevieve Naylor, fotógrafa estadunidense, comissionada pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos, durante a Segunda Guerra Mundial, em sua viagem pelo Brasil como a fotógrafa da Boa Vizinhança. Nesse sentido, considera-se os elementos da forma da expressão e do conteúdo da mensagem fotográfica, enfatizando-se três aspectos das estratégias de cultura visual: primeiramente, a forma como os sujeitos são fotografados, compreendendo as representações do corpo, como suportes de relações sociais; em segundo lugar, como os lugares por onde Naylor passou foram figurados para criar uma geografia sensível que visava superar os protocolos oficiais e mostrar um Brasil múltiplo; seguida de uma avaliação de como as imagens foram divulgadas através de exposições pelos Estados Unidos.This article analyses historically the photographs taken by Genevieve Naylor, an American photographer commissioned by US State Department during the Second World War, when she travelled throughout Brazil, as a good neighbour photographer. In this sense, it is considered the elements of the form of expression and the content of the photographic message, emphasizing the three aspects of visual cultural strategies: firstly, the way in whichthe human subjects are depicted, understanding the representations of the body as support for social relationships. The body represented in Naylor’s photographs is the sign through which social relationships are revealed; secondly, how the places where Naylor travelled were depicted in the creation of a sensitive geography seeking to overcome the official protocols to show a multiple Brazil; fallowed by an evaluation of how her images were publicized throughout cross country exhibitions.Universidade do Sul de Santa Catarina2017-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Critica_Cultural/article/view/580610.19177/rcc.v12e22017181-208Revista Crítica Cultural; v. 12 n. 2 (2017); 181-2081980-64931980-6493reponame:Crítica Cultural (Online)instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)instacron:UNISULenghttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Critica_Cultural/article/view/5806/3485Copyright (c) 2017 Revista Crítica Culturalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMauad, Ana Maria2017-12-19T19:14:51Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/5806Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Critica_CulturalPRIhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Critica_Cultural/oairamayana.lira@gmail.com1980-64931980-6493opendoar:2017-12-19T19:14:51Crítica Cultural (Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Genevieve Naylor, uma fotógrafa da boa vizinhança no Brasil (1941-42) Genevieve Naylor, a Good Neighbor Photographer in Brazil (1941-42) |
title |
Genevieve Naylor, uma fotógrafa da boa vizinhança no Brasil (1941-42) |
spellingShingle |
Genevieve Naylor, uma fotógrafa da boa vizinhança no Brasil (1941-42) Mauad, Ana Maria Fotografia. Política da Boa Vizinhança. Cultura visual. Segunda Guerra Mundial. Photography. Good neighbour policy. Visual culture. Second World War. |
title_short |
Genevieve Naylor, uma fotógrafa da boa vizinhança no Brasil (1941-42) |
title_full |
Genevieve Naylor, uma fotógrafa da boa vizinhança no Brasil (1941-42) |
title_fullStr |
Genevieve Naylor, uma fotógrafa da boa vizinhança no Brasil (1941-42) |
title_full_unstemmed |
Genevieve Naylor, uma fotógrafa da boa vizinhança no Brasil (1941-42) |
title_sort |
Genevieve Naylor, uma fotógrafa da boa vizinhança no Brasil (1941-42) |
author |
Mauad, Ana Maria |
author_facet |
Mauad, Ana Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mauad, Ana Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fotografia. Política da Boa Vizinhança. Cultura visual. Segunda Guerra Mundial. Photography. Good neighbour policy. Visual culture. Second World War. |
topic |
Fotografia. Política da Boa Vizinhança. Cultura visual. Segunda Guerra Mundial. Photography. Good neighbour policy. Visual culture. Second World War. |
description |
O artigo analisa historicamente as fotografias produzidas por Genevieve Naylor, fotógrafa estadunidense, comissionada pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos, durante a Segunda Guerra Mundial, em sua viagem pelo Brasil como a fotógrafa da Boa Vizinhança. Nesse sentido, considera-se os elementos da forma da expressão e do conteúdo da mensagem fotográfica, enfatizando-se três aspectos das estratégias de cultura visual: primeiramente, a forma como os sujeitos são fotografados, compreendendo as representações do corpo, como suportes de relações sociais; em segundo lugar, como os lugares por onde Naylor passou foram figurados para criar uma geografia sensível que visava superar os protocolos oficiais e mostrar um Brasil múltiplo; seguida de uma avaliação de como as imagens foram divulgadas através de exposições pelos Estados Unidos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Critica_Cultural/article/view/5806 10.19177/rcc.v12e22017181-208 |
url |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Critica_Cultural/article/view/5806 |
identifier_str_mv |
10.19177/rcc.v12e22017181-208 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Critica_Cultural/article/view/5806/3485 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Crítica Cultural info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Crítica Cultural |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Sul de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Sul de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Crítica Cultural; v. 12 n. 2 (2017); 181-208 1980-6493 1980-6493 reponame:Crítica Cultural (Online) instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) instacron:UNISUL |
instname_str |
Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) |
instacron_str |
UNISUL |
institution |
UNISUL |
reponame_str |
Crítica Cultural (Online) |
collection |
Crítica Cultural (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Crítica Cultural (Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) |
repository.mail.fl_str_mv |
ramayana.lira@gmail.com |
_version_ |
1800220552885960704 |