A DINÂMICA INTERACIONAL EM SALAS DE AULA VIRTUAIS: RECURSOS DE ORALIDADE NOS MATERIAIS DIDÁTICOS ESCRITOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diedrich, Marlete Sandra
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Valério, Patrícia da Silva, Rigo, Karina de Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagem em (Dis)curso (Online)
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/5707
Resumo: Este artigo tem como tema a dinâmica interacional em salas de aula virtuais, com enfoque nos recursos de oralidade usados nos textos escritos produzidos pelo professor. O objetivo da proposta é analisar o uso de tais recursos como elementos desencadeadores do efeito de proximidade entre professor e estudantes em salas de aula virtuais, as quais se caracterizam justamente pelo distanciamento espacial e temporal dos interactantes. Para tanto, o estudo pauta-se em princípios advindos da Análise da Conversação, focalizando, em especial, os conceitos de interação, texto falado e texto escrito. Com base em tais princípios, afirma-se que a dinâmica interacional em salas de aula virtuais se estabelece e se mantém, em grande parte devido ao uso de elementos e construções linguísticas que, no texto medialmente escrito, simulam proximidade entre os interactantes. Com isso se afeta a dinâmica interacional nas referidas salas de aula em razão do efeito de proximidade produzido.
id UNISUL-3_0ae2b56ef8295e0c469c24a0c7f9de03
oai_identifier_str oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/5707
network_acronym_str UNISUL-3
network_name_str Linguagem em (Dis)curso (Online)
repository_id_str
spelling A DINÂMICA INTERACIONAL EM SALAS DE AULA VIRTUAIS: RECURSOS DE ORALIDADE NOS MATERIAIS DIDÁTICOS ESCRITOSInteraçãoTexto faladoTexto escritoEducação a distânciaEste artigo tem como tema a dinâmica interacional em salas de aula virtuais, com enfoque nos recursos de oralidade usados nos textos escritos produzidos pelo professor. O objetivo da proposta é analisar o uso de tais recursos como elementos desencadeadores do efeito de proximidade entre professor e estudantes em salas de aula virtuais, as quais se caracterizam justamente pelo distanciamento espacial e temporal dos interactantes. Para tanto, o estudo pauta-se em princípios advindos da Análise da Conversação, focalizando, em especial, os conceitos de interação, texto falado e texto escrito. Com base em tais princípios, afirma-se que a dinâmica interacional em salas de aula virtuais se estabelece e se mantém, em grande parte devido ao uso de elementos e construções linguísticas que, no texto medialmente escrito, simulam proximidade entre os interactantes. Com isso se afeta a dinâmica interacional nas referidas salas de aula em razão do efeito de proximidade produzido.Silvânia Siebert2017-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/5707Linguagem em (Dis)curso; Vol. 17 No. 3 (2017): Linguagem em (Dis)curso; 349-359Linguagem em (Dis)curso; v. 17 n. 3 (2017): Linguagem em (Dis)curso; 349-3591982-4017reponame:Linguagem em (Dis)curso (Online)instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/5707/3444Copyright (c) 2017 Marlete Sandra Diedrich, Patrícia da Silva Valério, Karina de Almeida Rigoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDiedrich, Marlete SandraValério, Patrícia da SilvaRigo, Karina de Almeida2017-11-23T19:10:11Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/5707Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_DiscursoPRIhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/oai||lemd@unisul.br1982-40171518-7632opendoar:2017-11-23T19:10:11Linguagem em (Dis)curso (Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)false
dc.title.none.fl_str_mv A DINÂMICA INTERACIONAL EM SALAS DE AULA VIRTUAIS: RECURSOS DE ORALIDADE NOS MATERIAIS DIDÁTICOS ESCRITOS
title A DINÂMICA INTERACIONAL EM SALAS DE AULA VIRTUAIS: RECURSOS DE ORALIDADE NOS MATERIAIS DIDÁTICOS ESCRITOS
spellingShingle A DINÂMICA INTERACIONAL EM SALAS DE AULA VIRTUAIS: RECURSOS DE ORALIDADE NOS MATERIAIS DIDÁTICOS ESCRITOS
Diedrich, Marlete Sandra
Interação
Texto falado
Texto escrito
Educação a distância
title_short A DINÂMICA INTERACIONAL EM SALAS DE AULA VIRTUAIS: RECURSOS DE ORALIDADE NOS MATERIAIS DIDÁTICOS ESCRITOS
title_full A DINÂMICA INTERACIONAL EM SALAS DE AULA VIRTUAIS: RECURSOS DE ORALIDADE NOS MATERIAIS DIDÁTICOS ESCRITOS
title_fullStr A DINÂMICA INTERACIONAL EM SALAS DE AULA VIRTUAIS: RECURSOS DE ORALIDADE NOS MATERIAIS DIDÁTICOS ESCRITOS
title_full_unstemmed A DINÂMICA INTERACIONAL EM SALAS DE AULA VIRTUAIS: RECURSOS DE ORALIDADE NOS MATERIAIS DIDÁTICOS ESCRITOS
title_sort A DINÂMICA INTERACIONAL EM SALAS DE AULA VIRTUAIS: RECURSOS DE ORALIDADE NOS MATERIAIS DIDÁTICOS ESCRITOS
author Diedrich, Marlete Sandra
author_facet Diedrich, Marlete Sandra
Valério, Patrícia da Silva
Rigo, Karina de Almeida
author_role author
author2 Valério, Patrícia da Silva
Rigo, Karina de Almeida
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Diedrich, Marlete Sandra
Valério, Patrícia da Silva
Rigo, Karina de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Interação
Texto falado
Texto escrito
Educação a distância
topic Interação
Texto falado
Texto escrito
Educação a distância
description Este artigo tem como tema a dinâmica interacional em salas de aula virtuais, com enfoque nos recursos de oralidade usados nos textos escritos produzidos pelo professor. O objetivo da proposta é analisar o uso de tais recursos como elementos desencadeadores do efeito de proximidade entre professor e estudantes em salas de aula virtuais, as quais se caracterizam justamente pelo distanciamento espacial e temporal dos interactantes. Para tanto, o estudo pauta-se em princípios advindos da Análise da Conversação, focalizando, em especial, os conceitos de interação, texto falado e texto escrito. Com base em tais princípios, afirma-se que a dinâmica interacional em salas de aula virtuais se estabelece e se mantém, em grande parte devido ao uso de elementos e construções linguísticas que, no texto medialmente escrito, simulam proximidade entre os interactantes. Com isso se afeta a dinâmica interacional nas referidas salas de aula em razão do efeito de proximidade produzido.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/5707
url https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/5707
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/5707/3444
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Marlete Sandra Diedrich, Patrícia da Silva Valério, Karina de Almeida Rigo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Marlete Sandra Diedrich, Patrícia da Silva Valério, Karina de Almeida Rigo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Silvânia Siebert
publisher.none.fl_str_mv Silvânia Siebert
dc.source.none.fl_str_mv Linguagem em (Dis)curso; Vol. 17 No. 3 (2017): Linguagem em (Dis)curso; 349-359
Linguagem em (Dis)curso; v. 17 n. 3 (2017): Linguagem em (Dis)curso; 349-359
1982-4017
reponame:Linguagem em (Dis)curso (Online)
instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
instacron:UNISUL
instname_str Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
instacron_str UNISUL
institution UNISUL
reponame_str Linguagem em (Dis)curso (Online)
collection Linguagem em (Dis)curso (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagem em (Dis)curso (Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
repository.mail.fl_str_mv ||lemd@unisul.br
_version_ 1800220575216435200