MANUTENÇÃO DO TÓPICO DISCURSIVO EM RESENHA COM AUTORIA COMPARTILHADA DE ESCRITA COLABORATIVA EM WIKI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva, Francis Arthuso
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagem em (Dis)curso (Online)
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/7305
Resumo: O objetivo é analisar a manutenção do tópico discursivo em resenha produzida em colaboração em wiki por estudantes de Ensino Médio. A escrita colaborativa é realizada com colaborações de escritores em autoria compartilhada. A hipótese era que a manutenção do tópico discursivo na escrita colaborativa fosse mais trabalhosa para escritores envolvidos, uma vez que exige negociação de consenso do grupo. Características da escrita colaborativa como grupo chegar a consenso prematuramente, pouca comunicação e um integrante não enxergar o trabalho do outro geram problemas como diferenças estilísticas e edições inconscientes que, por sua vez, causam problemas de coerência. Manutenção do tópico discursivo de uma resenha de grupo de estudantes de escrita colaborativa foi analisada e entrevista com o grupo foi realizada para análise dos dados. O resultado aponta relação de causa efeito entre características da escrita colaborativa e manutenção do tópico e seus subtópicos, prejudicando a produção de coerência na resenha.Palavras chave: Escrita colaborativa. Tópico discursivo. Coerência. Wiki
id UNISUL-3_10f6cc79a0dd041ed29ff17fbeee92c9
oai_identifier_str oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/7305
network_acronym_str UNISUL-3
network_name_str Linguagem em (Dis)curso (Online)
repository_id_str
spelling MANUTENÇÃO DO TÓPICO DISCURSIVO EM RESENHA COM AUTORIA COMPARTILHADA DE ESCRITA COLABORATIVA EM WIKILinguísticaEnsinoMídiaTextoO objetivo é analisar a manutenção do tópico discursivo em resenha produzida em colaboração em wiki por estudantes de Ensino Médio. A escrita colaborativa é realizada com colaborações de escritores em autoria compartilhada. A hipótese era que a manutenção do tópico discursivo na escrita colaborativa fosse mais trabalhosa para escritores envolvidos, uma vez que exige negociação de consenso do grupo. Características da escrita colaborativa como grupo chegar a consenso prematuramente, pouca comunicação e um integrante não enxergar o trabalho do outro geram problemas como diferenças estilísticas e edições inconscientes que, por sua vez, causam problemas de coerência. Manutenção do tópico discursivo de uma resenha de grupo de estudantes de escrita colaborativa foi analisada e entrevista com o grupo foi realizada para análise dos dados. O resultado aponta relação de causa efeito entre características da escrita colaborativa e manutenção do tópico e seus subtópicos, prejudicando a produção de coerência na resenha.Palavras chave: Escrita colaborativa. Tópico discursivo. Coerência. WikiSilvânia Siebert2020-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/7305Linguagem em (Dis)curso; Vol. 20 No. 1 (2020): Linguagem em (Dis)curso; 15-32Linguagem em (Dis)curso; v. 20 n. 1 (2020): Linguagem em (Dis)curso; 15-321982-4017reponame:Linguagem em (Dis)curso (Online)instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/7305/4896Copyright (c) 2020 Francis Arthuso Paivainfo:eu-repo/semantics/openAccessPaiva, Francis Arthuso2020-03-31T12:32:32Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/7305Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_DiscursoPRIhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/oai||lemd@unisul.br1982-40171518-7632opendoar:2020-03-31T12:32:32Linguagem em (Dis)curso (Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)false
dc.title.none.fl_str_mv MANUTENÇÃO DO TÓPICO DISCURSIVO EM RESENHA COM AUTORIA COMPARTILHADA DE ESCRITA COLABORATIVA EM WIKI
title MANUTENÇÃO DO TÓPICO DISCURSIVO EM RESENHA COM AUTORIA COMPARTILHADA DE ESCRITA COLABORATIVA EM WIKI
spellingShingle MANUTENÇÃO DO TÓPICO DISCURSIVO EM RESENHA COM AUTORIA COMPARTILHADA DE ESCRITA COLABORATIVA EM WIKI
Paiva, Francis Arthuso
Linguística
Ensino
Mídia
Texto
title_short MANUTENÇÃO DO TÓPICO DISCURSIVO EM RESENHA COM AUTORIA COMPARTILHADA DE ESCRITA COLABORATIVA EM WIKI
title_full MANUTENÇÃO DO TÓPICO DISCURSIVO EM RESENHA COM AUTORIA COMPARTILHADA DE ESCRITA COLABORATIVA EM WIKI
title_fullStr MANUTENÇÃO DO TÓPICO DISCURSIVO EM RESENHA COM AUTORIA COMPARTILHADA DE ESCRITA COLABORATIVA EM WIKI
title_full_unstemmed MANUTENÇÃO DO TÓPICO DISCURSIVO EM RESENHA COM AUTORIA COMPARTILHADA DE ESCRITA COLABORATIVA EM WIKI
title_sort MANUTENÇÃO DO TÓPICO DISCURSIVO EM RESENHA COM AUTORIA COMPARTILHADA DE ESCRITA COLABORATIVA EM WIKI
author Paiva, Francis Arthuso
author_facet Paiva, Francis Arthuso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paiva, Francis Arthuso
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística
Ensino
Mídia
Texto
topic Linguística
Ensino
Mídia
Texto
description O objetivo é analisar a manutenção do tópico discursivo em resenha produzida em colaboração em wiki por estudantes de Ensino Médio. A escrita colaborativa é realizada com colaborações de escritores em autoria compartilhada. A hipótese era que a manutenção do tópico discursivo na escrita colaborativa fosse mais trabalhosa para escritores envolvidos, uma vez que exige negociação de consenso do grupo. Características da escrita colaborativa como grupo chegar a consenso prematuramente, pouca comunicação e um integrante não enxergar o trabalho do outro geram problemas como diferenças estilísticas e edições inconscientes que, por sua vez, causam problemas de coerência. Manutenção do tópico discursivo de uma resenha de grupo de estudantes de escrita colaborativa foi analisada e entrevista com o grupo foi realizada para análise dos dados. O resultado aponta relação de causa efeito entre características da escrita colaborativa e manutenção do tópico e seus subtópicos, prejudicando a produção de coerência na resenha.Palavras chave: Escrita colaborativa. Tópico discursivo. Coerência. Wiki
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/7305
url https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/7305
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/7305/4896
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Francis Arthuso Paiva
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Francis Arthuso Paiva
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Silvânia Siebert
publisher.none.fl_str_mv Silvânia Siebert
dc.source.none.fl_str_mv Linguagem em (Dis)curso; Vol. 20 No. 1 (2020): Linguagem em (Dis)curso; 15-32
Linguagem em (Dis)curso; v. 20 n. 1 (2020): Linguagem em (Dis)curso; 15-32
1982-4017
reponame:Linguagem em (Dis)curso (Online)
instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
instacron:UNISUL
instname_str Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
instacron_str UNISUL
institution UNISUL
reponame_str Linguagem em (Dis)curso (Online)
collection Linguagem em (Dis)curso (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagem em (Dis)curso (Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
repository.mail.fl_str_mv ||lemd@unisul.br
_version_ 1800220575775326208