MANUTENÇÃO DO TÓPICO DISCURSIVO EM RESENHA COM AUTORIA COMPARTILHADA DE ESCRITA COLABORATIVA EM WIKI
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagem em (Dis)curso (Online) |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/7305 |
Resumo: | O objetivo é analisar a manutenção do tópico discursivo em resenha produzida em colaboração em wiki por estudantes de Ensino Médio. A escrita colaborativa é realizada com colaborações de escritores em autoria compartilhada. A hipótese era que a manutenção do tópico discursivo na escrita colaborativa fosse mais trabalhosa para escritores envolvidos, uma vez que exige negociação de consenso do grupo. Características da escrita colaborativa como grupo chegar a consenso prematuramente, pouca comunicação e um integrante não enxergar o trabalho do outro geram problemas como diferenças estilísticas e edições inconscientes que, por sua vez, causam problemas de coerência. Manutenção do tópico discursivo de uma resenha de grupo de estudantes de escrita colaborativa foi analisada e entrevista com o grupo foi realizada para análise dos dados. O resultado aponta relação de causa efeito entre características da escrita colaborativa e manutenção do tópico e seus subtópicos, prejudicando a produção de coerência na resenha.Palavras chave: Escrita colaborativa. Tópico discursivo. Coerência. Wiki |
id |
UNISUL-3_10f6cc79a0dd041ed29ff17fbeee92c9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/7305 |
network_acronym_str |
UNISUL-3 |
network_name_str |
Linguagem em (Dis)curso (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
MANUTENÇÃO DO TÓPICO DISCURSIVO EM RESENHA COM AUTORIA COMPARTILHADA DE ESCRITA COLABORATIVA EM WIKILinguísticaEnsinoMídiaTextoO objetivo é analisar a manutenção do tópico discursivo em resenha produzida em colaboração em wiki por estudantes de Ensino Médio. A escrita colaborativa é realizada com colaborações de escritores em autoria compartilhada. A hipótese era que a manutenção do tópico discursivo na escrita colaborativa fosse mais trabalhosa para escritores envolvidos, uma vez que exige negociação de consenso do grupo. Características da escrita colaborativa como grupo chegar a consenso prematuramente, pouca comunicação e um integrante não enxergar o trabalho do outro geram problemas como diferenças estilísticas e edições inconscientes que, por sua vez, causam problemas de coerência. Manutenção do tópico discursivo de uma resenha de grupo de estudantes de escrita colaborativa foi analisada e entrevista com o grupo foi realizada para análise dos dados. O resultado aponta relação de causa efeito entre características da escrita colaborativa e manutenção do tópico e seus subtópicos, prejudicando a produção de coerência na resenha.Palavras chave: Escrita colaborativa. Tópico discursivo. Coerência. WikiSilvânia Siebert2020-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/7305Linguagem em (Dis)curso; Vol. 20 No. 1 (2020): Linguagem em (Dis)curso; 15-32Linguagem em (Dis)curso; v. 20 n. 1 (2020): Linguagem em (Dis)curso; 15-321982-4017reponame:Linguagem em (Dis)curso (Online)instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/7305/4896Copyright (c) 2020 Francis Arthuso Paivainfo:eu-repo/semantics/openAccessPaiva, Francis Arthuso2020-03-31T12:32:32Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/7305Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_DiscursoPRIhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/oai||lemd@unisul.br1982-40171518-7632opendoar:2020-03-31T12:32:32Linguagem em (Dis)curso (Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MANUTENÇÃO DO TÓPICO DISCURSIVO EM RESENHA COM AUTORIA COMPARTILHADA DE ESCRITA COLABORATIVA EM WIKI |
title |
MANUTENÇÃO DO TÓPICO DISCURSIVO EM RESENHA COM AUTORIA COMPARTILHADA DE ESCRITA COLABORATIVA EM WIKI |
spellingShingle |
MANUTENÇÃO DO TÓPICO DISCURSIVO EM RESENHA COM AUTORIA COMPARTILHADA DE ESCRITA COLABORATIVA EM WIKI Paiva, Francis Arthuso Linguística Ensino Mídia Texto |
title_short |
MANUTENÇÃO DO TÓPICO DISCURSIVO EM RESENHA COM AUTORIA COMPARTILHADA DE ESCRITA COLABORATIVA EM WIKI |
title_full |
MANUTENÇÃO DO TÓPICO DISCURSIVO EM RESENHA COM AUTORIA COMPARTILHADA DE ESCRITA COLABORATIVA EM WIKI |
title_fullStr |
MANUTENÇÃO DO TÓPICO DISCURSIVO EM RESENHA COM AUTORIA COMPARTILHADA DE ESCRITA COLABORATIVA EM WIKI |
title_full_unstemmed |
MANUTENÇÃO DO TÓPICO DISCURSIVO EM RESENHA COM AUTORIA COMPARTILHADA DE ESCRITA COLABORATIVA EM WIKI |
title_sort |
MANUTENÇÃO DO TÓPICO DISCURSIVO EM RESENHA COM AUTORIA COMPARTILHADA DE ESCRITA COLABORATIVA EM WIKI |
author |
Paiva, Francis Arthuso |
author_facet |
Paiva, Francis Arthuso |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paiva, Francis Arthuso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguística Ensino Mídia Texto |
topic |
Linguística Ensino Mídia Texto |
description |
O objetivo é analisar a manutenção do tópico discursivo em resenha produzida em colaboração em wiki por estudantes de Ensino Médio. A escrita colaborativa é realizada com colaborações de escritores em autoria compartilhada. A hipótese era que a manutenção do tópico discursivo na escrita colaborativa fosse mais trabalhosa para escritores envolvidos, uma vez que exige negociação de consenso do grupo. Características da escrita colaborativa como grupo chegar a consenso prematuramente, pouca comunicação e um integrante não enxergar o trabalho do outro geram problemas como diferenças estilísticas e edições inconscientes que, por sua vez, causam problemas de coerência. Manutenção do tópico discursivo de uma resenha de grupo de estudantes de escrita colaborativa foi analisada e entrevista com o grupo foi realizada para análise dos dados. O resultado aponta relação de causa efeito entre características da escrita colaborativa e manutenção do tópico e seus subtópicos, prejudicando a produção de coerência na resenha.Palavras chave: Escrita colaborativa. Tópico discursivo. Coerência. Wiki |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/7305 |
url |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/7305 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/7305/4896 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Francis Arthuso Paiva info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Francis Arthuso Paiva |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Silvânia Siebert |
publisher.none.fl_str_mv |
Silvânia Siebert |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linguagem em (Dis)curso; Vol. 20 No. 1 (2020): Linguagem em (Dis)curso; 15-32 Linguagem em (Dis)curso; v. 20 n. 1 (2020): Linguagem em (Dis)curso; 15-32 1982-4017 reponame:Linguagem em (Dis)curso (Online) instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) instacron:UNISUL |
instname_str |
Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) |
instacron_str |
UNISUL |
institution |
UNISUL |
reponame_str |
Linguagem em (Dis)curso (Online) |
collection |
Linguagem em (Dis)curso (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagem em (Dis)curso (Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||lemd@unisul.br |
_version_ |
1800220575775326208 |