DISCURSOS DOMINANTES DE LETRAMENTO EM QUESTÕES DE VESTIBULAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagem em (Dis)curso (Online) |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/5713 |
Resumo: | Nas sociedades contemporâneas, os indivíduos são constantemente avaliados pelo domínio que possuem da escrita. No caso das provas de vestibular, a escrita é simultaneamente meio e objeto de avaliação. Ao considerarmos a escrita como objeto de avaliação em provas de vestibular, trazemos para o debate as discussões desenvolvidas na área dos Novos Estudos de Letramento e da Análise de Discurso Crítica. Com base nestas duas teorias, fornecemos algumas respostas para as seguintes questões: a) que valor se atribui à escrita no vestibular; b) o que se entende por domínio da escrita; e c) quais são os discursos de letramento adotados nos exames? Encontramos, ao final, que os discursos de letramento subjacentes às questões analisadas reforçam visões naturalizadas sobre a escrita e a norma-padrão, afetando as identidades dos indivíduos em relação ao uso que fazem de variedades linguísticas nessa modalidade. |
id |
UNISUL-3_5ff622d06a7e467f7de2cf3c5f13b1e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/5713 |
network_acronym_str |
UNISUL-3 |
network_name_str |
Linguagem em (Dis)curso (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
DISCURSOS DOMINANTES DE LETRAMENTO EM QUESTÕES DE VESTIBULARAnálise de Discurso CríticaLetramentoVestibularNas sociedades contemporâneas, os indivíduos são constantemente avaliados pelo domínio que possuem da escrita. No caso das provas de vestibular, a escrita é simultaneamente meio e objeto de avaliação. Ao considerarmos a escrita como objeto de avaliação em provas de vestibular, trazemos para o debate as discussões desenvolvidas na área dos Novos Estudos de Letramento e da Análise de Discurso Crítica. Com base nestas duas teorias, fornecemos algumas respostas para as seguintes questões: a) que valor se atribui à escrita no vestibular; b) o que se entende por domínio da escrita; e c) quais são os discursos de letramento adotados nos exames? Encontramos, ao final, que os discursos de letramento subjacentes às questões analisadas reforçam visões naturalizadas sobre a escrita e a norma-padrão, afetando as identidades dos indivíduos em relação ao uso que fazem de variedades linguísticas nessa modalidade.Silvânia Siebert2017-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/5713Linguagem em (Dis)curso; Vol. 17 No. 3 (2017): Linguagem em (Dis)curso; 449-465Linguagem em (Dis)curso; v. 17 n. 3 (2017): Linguagem em (Dis)curso; 449-4651982-4017reponame:Linguagem em (Dis)curso (Online)instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/5713/3440Copyright (c) 2017 Gabriel Valdez Foscaches, Guilherme Veiga Riosinfo:eu-repo/semantics/openAccessFoscaches, Gabriel ValdezRios, Guilherme Veiga2017-11-23T19:10:11Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/5713Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_DiscursoPRIhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/oai||lemd@unisul.br1982-40171518-7632opendoar:2017-11-23T19:10:11Linguagem em (Dis)curso (Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DISCURSOS DOMINANTES DE LETRAMENTO EM QUESTÕES DE VESTIBULAR |
title |
DISCURSOS DOMINANTES DE LETRAMENTO EM QUESTÕES DE VESTIBULAR |
spellingShingle |
DISCURSOS DOMINANTES DE LETRAMENTO EM QUESTÕES DE VESTIBULAR Foscaches, Gabriel Valdez Análise de Discurso Crítica Letramento Vestibular |
title_short |
DISCURSOS DOMINANTES DE LETRAMENTO EM QUESTÕES DE VESTIBULAR |
title_full |
DISCURSOS DOMINANTES DE LETRAMENTO EM QUESTÕES DE VESTIBULAR |
title_fullStr |
DISCURSOS DOMINANTES DE LETRAMENTO EM QUESTÕES DE VESTIBULAR |
title_full_unstemmed |
DISCURSOS DOMINANTES DE LETRAMENTO EM QUESTÕES DE VESTIBULAR |
title_sort |
DISCURSOS DOMINANTES DE LETRAMENTO EM QUESTÕES DE VESTIBULAR |
author |
Foscaches, Gabriel Valdez |
author_facet |
Foscaches, Gabriel Valdez Rios, Guilherme Veiga |
author_role |
author |
author2 |
Rios, Guilherme Veiga |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Foscaches, Gabriel Valdez Rios, Guilherme Veiga |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise de Discurso Crítica Letramento Vestibular |
topic |
Análise de Discurso Crítica Letramento Vestibular |
description |
Nas sociedades contemporâneas, os indivíduos são constantemente avaliados pelo domínio que possuem da escrita. No caso das provas de vestibular, a escrita é simultaneamente meio e objeto de avaliação. Ao considerarmos a escrita como objeto de avaliação em provas de vestibular, trazemos para o debate as discussões desenvolvidas na área dos Novos Estudos de Letramento e da Análise de Discurso Crítica. Com base nestas duas teorias, fornecemos algumas respostas para as seguintes questões: a) que valor se atribui à escrita no vestibular; b) o que se entende por domínio da escrita; e c) quais são os discursos de letramento adotados nos exames? Encontramos, ao final, que os discursos de letramento subjacentes às questões analisadas reforçam visões naturalizadas sobre a escrita e a norma-padrão, afetando as identidades dos indivíduos em relação ao uso que fazem de variedades linguísticas nessa modalidade. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/5713 |
url |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/5713 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/5713/3440 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Gabriel Valdez Foscaches, Guilherme Veiga Rios info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Gabriel Valdez Foscaches, Guilherme Veiga Rios |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Silvânia Siebert |
publisher.none.fl_str_mv |
Silvânia Siebert |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linguagem em (Dis)curso; Vol. 17 No. 3 (2017): Linguagem em (Dis)curso; 449-465 Linguagem em (Dis)curso; v. 17 n. 3 (2017): Linguagem em (Dis)curso; 449-465 1982-4017 reponame:Linguagem em (Dis)curso (Online) instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) instacron:UNISUL |
instname_str |
Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) |
instacron_str |
UNISUL |
institution |
UNISUL |
reponame_str |
Linguagem em (Dis)curso (Online) |
collection |
Linguagem em (Dis)curso (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagem em (Dis)curso (Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||lemd@unisul.br |
_version_ |
1800220575224823808 |