Ser mulher e professora: as relações de conflito de poder na interação em sala de aula
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagem em (Dis)curso (Online) |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/258 |
Resumo: | Neste artigo, a partir de uma perspectiva teórica Bakhtiniana, utilizando conceitos de análise micro-etnográfica de Erickson, elementos da pragmática de Schiffrin e fundamentos da análise crítica do discurso de Fairclough, analiso um texto interacional, produzido em evento didático, uma aula de Geografia de ensino médio, em que são focalizadas as relações de poder (re)construídas discursivamente entre alunos e professora no decorrer da interação. A análise desvela a questão do baixo prestígio social vinculado à representação do gênero feminino e da profissão docente (a mulher professora) no contexto sócio-cultural-político brasileiro, bem como confere visibilidade ao conflito emergente nas relações de poder entre os sujeitos envolvidos na interação em sala de aula. |
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Ser mulher e professora: as relações de conflito de poder na interação em sala de aulaSer mujer y profesora: relaciones de poder conflituosas en la interación del aulaÊtre femme et professeur: les ralations conflictuelles de pouvoir dans l’interaction en salle de classeBeing a woman and a teacher: conflicting power relations in classroom interactionAnálise crítica do discursoInteração em sala de aulaConflitoPoderProfessora-mulherAnálisis crítico del discursoInteración en el aulaConflictoPoderProfesora-mujerAnalyse critique du discoursInteraction en salle de classeConflitPouvoirEnseignanteCritical discourse analysisClassroom interactionConflictPowerFemale teacherNeste artigo, a partir de uma perspectiva teórica Bakhtiniana, utilizando conceitos de análise micro-etnográfica de Erickson, elementos da pragmática de Schiffrin e fundamentos da análise crítica do discurso de Fairclough, analiso um texto interacional, produzido em evento didático, uma aula de Geografia de ensino médio, em que são focalizadas as relações de poder (re)construídas discursivamente entre alunos e professora no decorrer da interação. A análise desvela a questão do baixo prestígio social vinculado à representação do gênero feminino e da profissão docente (a mulher professora) no contexto sócio-cultural-político brasileiro, bem como confere visibilidade ao conflito emergente nas relações de poder entre os sujeitos envolvidos na interação em sala de aula.En este estudio, a partir de una perspectiva teória bakhtiniana, utilizando conceptos de anáisis micro-etnográfica de Erickson, elementos de la pragmática de Schiffrin y fundamentos del análisis crítico del discurso de Fairclough, analiso un texto interacional, producido en un suceso didáctico, una clase de Geografía de enseñanza secundaria, en que son focalizadas las relaciones de poder (re)construídas discursivamente entre alumnas y profesora al largo de la interación. El análisis revela la cuestión del bajo prestigio social realacionado a la representación del género femenino y de la profesión docente (la mujer profesora) en el contexto socio-cultural-político brasileño, y torna visible el conflicto en las relaciones de poder entre los sujetos envolucrados en la interación en el aula.Dans cet article, à partir d’une perspective théorique de Bakthine, utilisant des concepts d’analyse micro-etnographique d’Erickson, des éléments de la pragmatique de Schiffrin et des fondements de l’analyse critique du discours de Fairclough, j’analyse un texte interactionnel, produit pendant un événement didactique, c’est-à-dire, un cours de Géographie de l’enseignement sécondaire, où sont focalisés les rapports de pouvoir (re)construits discursivement entre élèves et professeur dans la suite de l’interaction. L’analyse laisse entrevoir le faible prestige social lié à la représentation du genre féminin et de la profession d’enseignant (la femme enseignante) dans le contexte socio-politico-culturel brésilien, et d’autre part, assure une visibilité du conflit qui se manifeste en salle de classe.In this paper, an analysis is made of the sequences of an interactional text, produced in a classroom event, considering the power relations related to the meanings that are socially constituted in discourse. Such an analysis is carried out under a Bakhtinian theoretical perspective, together with the ethnographic approach and the critical discourse analysis approach. According to this perspective, I consider discourse as dialectically inscribed in events of social life, i.e., producing and being produced by social interactions, which take place in the dynamic process of life. The present analysis highlights the points of tension and conflict emerging in the interaction as a result of issues like unequal power relations and of the social representation of a female teacher as a low powered subject in the Brazilian socio-cultural context.Silvânia Siebert2010-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/258Linguagem em (Dis)curso; Vol. 4 No. 1 (2003); p. 113-135Linguagem em (Dis)curso; v. 4 n. 1 (2003); p. 113-1351982-4017reponame:Linguagem em (Dis)curso (Online)instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/258/272Almeida, Ana Lucia de Camposinfo:eu-repo/semantics/openAccess2010-10-21T13:13:36Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/258Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_DiscursoPRIhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/oai||lemd@unisul.br1982-40171518-7632opendoar:2010-10-21T13:13:36Linguagem em (Dis)curso (Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)false |
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Neste artigo, a partir de uma perspectiva teórica Bakhtiniana, utilizando conceitos de análise micro-etnográfica de Erickson, elementos da pragmática de Schiffrin e fundamentos da análise crítica do discurso de Fairclough, analiso um texto interacional, produzido em evento didático, uma aula de Geografia de ensino médio, em que são focalizadas as relações de poder (re)construídas discursivamente entre alunos e professora no decorrer da interação. A análise desvela a questão do baixo prestígio social vinculado à representação do gênero feminino e da profissão docente (a mulher professora) no contexto sócio-cultural-político brasileiro, bem como confere visibilidade ao conflito emergente nas relações de poder entre os sujeitos envolvidos na interação em sala de aula. |
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