Gênero, ideologia e conhecimento na pesquisa acadêmica e nas políticas públicas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagem em (Dis)curso (Online) |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/559 |
Resumo: | Nos últimos 30 anos os estudiosos de gênero têm explorado a dimensão ideológica do gênero, ilustrando como os gêneros compelem os indivíduos a agir de determinada maneira, e como os indivíduos respondem a eles. O presente artigo enfoca a visão ideológica de gênero e analisa o problema da mobilização do conhecimento como uma negociação ideológica entre gêneros legais e de pesquisa. Usando a vontade de verdade de Foucault e a colonização de Bhatia, este estudo de caso analisa um questionário público canadense que usou pesquisa em psicologia e influenciou vários documentos legais e de políticas públicas. A análise da comissão relatora, transcrições de audiências preliminares, e entrevistas revelam a maneira como a ideologia jurídica esta inscrita nos gêneros jurídicos que regulam a extensão e o modo como se dá a mobilização do conhecimento. |
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Gênero, ideologia e conhecimento na pesquisa acadêmica e nas políticas públicasGénero, ideología y conocimiento en la investigación académica y en las políticas públicasGenre, ideology, and knowledge in academic research and public policyGêneroIdeologiaColonizaçãoGéneroIdeologíaColonizaciónGenreIdeologyColonizationNos últimos 30 anos os estudiosos de gênero têm explorado a dimensão ideológica do gênero, ilustrando como os gêneros compelem os indivíduos a agir de determinada maneira, e como os indivíduos respondem a eles. O presente artigo enfoca a visão ideológica de gênero e analisa o problema da mobilização do conhecimento como uma negociação ideológica entre gêneros legais e de pesquisa. Usando a vontade de verdade de Foucault e a colonização de Bhatia, este estudo de caso analisa um questionário público canadense que usou pesquisa em psicologia e influenciou vários documentos legais e de políticas públicas. A análise da comissão relatora, transcrições de audiências preliminares, e entrevistas revelam a maneira como a ideologia jurídica esta inscrita nos gêneros jurídicos que regulam a extensão e o modo como se dá a mobilização do conhecimento.En los últimos 30 años los estudiosos de género han explorado la dimensión ideológica del género, ilustrando como los géneros impelen a los individuos a actuar de determinada manera, y como los individuos responden a ellos. El presente artículo enfoca la visión ideológica de género y analiza el problema de la mobilización del conocimiento como una negociación ideológica entre géneros legales y de investigación. Usando la voluntad de verdad de Foucault y la colonización de Bhatia, este estudio de caso analiza un cuestionario público canadiense que usó investigación en sicología e influenció varios documentos legales y de políticas públicas. El análisis de la comisión relatora, transcripciones de audiencias preliminares, y entrevistas revelan la manera como la ideología jurídica está inscripta en los géneros jurídicos que regulan la extensión y el modo como se da la mobilización del conocimiento.In the last 30 years genre scholars have explored the ideological dimension of genre, illustrating how genres compel individuals to act in certain ways and how individuals respond to them. This article takes the ideological view of genre and analyzes the problem of knowledge mobilization as an ideological negotiation between research and legal genres. Using Foucault’s will to truth and Bhatia’s colonization, this case study analyzes one Canadian public inquiry that used psychology research and influenced many legal and policy documents. The analysis of the commission report, transcripts from the preliminary hearing, and interviews reveal the manner in which judicial ideology is inscribed in judicial genres that regulate the extent and manner of knowledge mobilization.Silvânia Siebert2011-03-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/559Linguagem em (Dis)curso; Vol. 10 No. 3 (2010): Gêneros e atividades profissionais; p. 595-618Linguagem em (Dis)curso; v. 10 n. 3 (2010): Gêneros e atividades profissionais; p. 595-6181982-4017reponame:Linguagem em (Dis)curso (Online)instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/559/543Tachino, Toshinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-02T16:48:04Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/559Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_DiscursoPRIhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/oai||lemd@unisul.br1982-40171518-7632opendoar:2015-10-02T16:48:04Linguagem em (Dis)curso (Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)false |
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