As imagens podem ter explicaturas?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Forceville, Charles
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Clark, Billy
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Linguagem em (Dis)curso (Online)
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/2592
Resumo: Este artigo avalia se as imagens podem ser entendidas como geradoras de significados explícitos. Em termos da Teoria da Relevância, isso significa perguntar se as imagens dão origem a ?explicaturas‘. A definição do termo ?explicatura? parece descartar essa possibilidade, exceto em casos nos quais as imagens incluem ou são acompanhadas por material com significados codificados. O documento considera uma gama de fenômenos não verbais com significados codificados, incluindo pictogramas (FORCEVILLE, 2011, FORCEVILLE et al., 2014). Considera-se, então, se a distinção explicatura/implicatura poderia ser relevante para fotos sem esses elementos. Algumas suposições comunicadas por figuras parecem ser mais ?tipo-explicatura' do que outras, por isso é possível que essa distinção seja útil. A questão não é meramente terminológica, já que a discussão leva a uma compreensão mais completa das maneiras como as imagens comunicam.
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spelling As imagens podem ter explicaturas?¿Pueden las imágenes tener explicaturas?Can pictures have explicatures?Teoria da RelevânciaImagensExplicaturaCódigos pictóricosComunicação visualMultimodalidadeTeoría de la relevanciaImágenesExplicaturaCódigos pictóricosComunicación visualMultimodalidadRelevance theoryPicturesExplicaturePictorial codesVisual communicationMultimodalityEste artigo avalia se as imagens podem ser entendidas como geradoras de significados explícitos. Em termos da Teoria da Relevância, isso significa perguntar se as imagens dão origem a ?explicaturas‘. A definição do termo ?explicatura? parece descartar essa possibilidade, exceto em casos nos quais as imagens incluem ou são acompanhadas por material com significados codificados. O documento considera uma gama de fenômenos não verbais com significados codificados, incluindo pictogramas (FORCEVILLE, 2011, FORCEVILLE et al., 2014). Considera-se, então, se a distinção explicatura/implicatura poderia ser relevante para fotos sem esses elementos. Algumas suposições comunicadas por figuras parecem ser mais ?tipo-explicatura' do que outras, por isso é possível que essa distinção seja útil. A questão não é meramente terminológica, já que a discussão leva a uma compreensão mais completa das maneiras como as imagens comunicam. Este artículo aborda la cuestión de si las imágenes dan lugar a significados explícitos. En términos de la teoría de la relevancia, esto conlleva preguntarse si las imágenes generan ?explicaturas?. La definición del término ?explicatura? parece descartar esta posibilidad excepto en casos en los que las imágenes incluyen o están acompañadas por elementos con significados codificados. El artículo analiza una serie de fenómenos no verbales, incluyendo los pictogramas (FORCEVILLE 2011, FORCEVILLE et al., 2014). Con posterioridad, analiza si la distinción explicatura-implicatura podría ser adecuada para imágenes que no poseen tales elementos. Algunos supuestos comunicados por las imágenes parecen ser más parecidos a una explicatura que otros, por lo que es posible que la distinción sea útil. La cuestión no es simplemente terminológica, ya que la discusión conduce a una mejor comprensión de las formas en las que las imágenes comunican. This paper considers the question of whether pictures can be understood to give rise to explicit meanings. In relevance-theoretic terms, this means asking whether pictures give rise to ?explicatures‘. The definition of the term ?explicature‘ seems to rule out this possibility except in cases where pictures include or are accompanied by material with coded meanings. The paper considers a range of non-verbal phenomena with coded meanings, including pictograms (FORCEVILLE 2011, FORCEVILLE et al 2014). It then considers whether the explicature-implicature distinction could be relevant to pictures without such elements. Some assumptions communicated by pictures seem to be more ?explicature-like‘ than others, so it is possible that the distinction will be useful. The question is not merely terminological as the discussion leads to a fuller understanding of ways in which pictures communicate. Silvânia Siebert2014-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/2592Linguagem em (Dis)curso; Vol. 14 No. 3 (2014); p. 451-472Linguagem em (Dis)curso; v. 14 n. 3 (2014); p. 451-4721982-4017reponame:Linguagem em (Dis)curso (Online)instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)instacron:UNISULenghttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/2592/1885Forceville, CharlesClark, Billyinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-02T16:47:57Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/2592Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_DiscursoPRIhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/oai||lemd@unisul.br1982-40171518-7632opendoar:2015-10-02T16:47:57Linguagem em (Dis)curso (Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)false
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