O GÊNERO MEMORIAL DESCRITIVO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dunck Cintra, Ema Marta
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagem em (Dis)curso (Online)
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/7895
Resumo: O memorial descritivo registra e reflete sobre a construção da identidade pessoal, sobre a formação e profissão das pessoas. É um gênero que faz parte do mundo do trabalho e do mundo acadêmico e deve, por isso, ser ensinado. Este relato de experiência, pautado em uma abordagem qualitativa (MARTINS, 2004), revisão bibliográfica e pesquisa-ação (THIOLENT, 1988), descreve a prática de produção da escrita de um memorial descritivo por estudantes do 6º semestre do curso superior em Secretariado Executivo do IFMT/Cuiabá, na disciplina Língua Portuguesa VI. Trata-se de uma proposta didática construída no desenrolar das aulas, envolvendo as estruturas cognitivas que os estudantes já dominavam (MOREIRA, 2011) e tendo como alicerce a teoria do gênero de discurso (BAKHTIN, 2000). Os resultados obtidos focam, sobretudo, no processo que levou à produção escrita do memorial.
id UNISUL-3_ad88d62bdd1852a4e049e3e59294cd9a
oai_identifier_str oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/7895
network_acronym_str UNISUL-3
network_name_str Linguagem em (Dis)curso (Online)
repository_id_str
spelling O GÊNERO MEMORIAL DESCRITIVO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINOGênero discursivoMemorial descritivoProposta Didática.O memorial descritivo registra e reflete sobre a construção da identidade pessoal, sobre a formação e profissão das pessoas. É um gênero que faz parte do mundo do trabalho e do mundo acadêmico e deve, por isso, ser ensinado. Este relato de experiência, pautado em uma abordagem qualitativa (MARTINS, 2004), revisão bibliográfica e pesquisa-ação (THIOLENT, 1988), descreve a prática de produção da escrita de um memorial descritivo por estudantes do 6º semestre do curso superior em Secretariado Executivo do IFMT/Cuiabá, na disciplina Língua Portuguesa VI. Trata-se de uma proposta didática construída no desenrolar das aulas, envolvendo as estruturas cognitivas que os estudantes já dominavam (MOREIRA, 2011) e tendo como alicerce a teoria do gênero de discurso (BAKHTIN, 2000). Os resultados obtidos focam, sobretudo, no processo que levou à produção escrita do memorial.Silvânia Siebert2020-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/7895Linguagem em (Dis)curso; Vol. 20 No. 2 (2020): Linguagem em (Dis)curso; 321-339Linguagem em (Dis)curso; v. 20 n. 2 (2020): Linguagem em (Dis)curso; 321-3391982-4017reponame:Linguagem em (Dis)curso (Online)instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/7895/5260Copyright (c) 2020 Ema Marta Dunck Cintrainfo:eu-repo/semantics/openAccessDunck Cintra, Ema Marta2020-08-05T19:40:04Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/7895Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_DiscursoPRIhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/oai||lemd@unisul.br1982-40171518-7632opendoar:2020-08-05T19:40:04Linguagem em (Dis)curso (Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)false
dc.title.none.fl_str_mv O GÊNERO MEMORIAL DESCRITIVO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO
title O GÊNERO MEMORIAL DESCRITIVO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO
spellingShingle O GÊNERO MEMORIAL DESCRITIVO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO
Dunck Cintra, Ema Marta
Gênero discursivo
Memorial descritivo
Proposta Didática.
title_short O GÊNERO MEMORIAL DESCRITIVO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO
title_full O GÊNERO MEMORIAL DESCRITIVO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO
title_fullStr O GÊNERO MEMORIAL DESCRITIVO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO
title_full_unstemmed O GÊNERO MEMORIAL DESCRITIVO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO
title_sort O GÊNERO MEMORIAL DESCRITIVO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO
author Dunck Cintra, Ema Marta
author_facet Dunck Cintra, Ema Marta
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dunck Cintra, Ema Marta
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero discursivo
Memorial descritivo
Proposta Didática.
topic Gênero discursivo
Memorial descritivo
Proposta Didática.
description O memorial descritivo registra e reflete sobre a construção da identidade pessoal, sobre a formação e profissão das pessoas. É um gênero que faz parte do mundo do trabalho e do mundo acadêmico e deve, por isso, ser ensinado. Este relato de experiência, pautado em uma abordagem qualitativa (MARTINS, 2004), revisão bibliográfica e pesquisa-ação (THIOLENT, 1988), descreve a prática de produção da escrita de um memorial descritivo por estudantes do 6º semestre do curso superior em Secretariado Executivo do IFMT/Cuiabá, na disciplina Língua Portuguesa VI. Trata-se de uma proposta didática construída no desenrolar das aulas, envolvendo as estruturas cognitivas que os estudantes já dominavam (MOREIRA, 2011) e tendo como alicerce a teoria do gênero de discurso (BAKHTIN, 2000). Os resultados obtidos focam, sobretudo, no processo que levou à produção escrita do memorial.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/7895
url https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/7895
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/7895/5260
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Ema Marta Dunck Cintra
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Ema Marta Dunck Cintra
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Silvânia Siebert
publisher.none.fl_str_mv Silvânia Siebert
dc.source.none.fl_str_mv Linguagem em (Dis)curso; Vol. 20 No. 2 (2020): Linguagem em (Dis)curso; 321-339
Linguagem em (Dis)curso; v. 20 n. 2 (2020): Linguagem em (Dis)curso; 321-339
1982-4017
reponame:Linguagem em (Dis)curso (Online)
instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
instacron:UNISUL
instname_str Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
instacron_str UNISUL
institution UNISUL
reponame_str Linguagem em (Dis)curso (Online)
collection Linguagem em (Dis)curso (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagem em (Dis)curso (Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
repository.mail.fl_str_mv ||lemd@unisul.br
_version_ 1800220575808880640