O GÊNERO MEMORIAL DESCRITIVO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagem em (Dis)curso (Online) |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/7895 |
Resumo: | O memorial descritivo registra e reflete sobre a construção da identidade pessoal, sobre a formação e profissão das pessoas. É um gênero que faz parte do mundo do trabalho e do mundo acadêmico e deve, por isso, ser ensinado. Este relato de experiência, pautado em uma abordagem qualitativa (MARTINS, 2004), revisão bibliográfica e pesquisa-ação (THIOLENT, 1988), descreve a prática de produção da escrita de um memorial descritivo por estudantes do 6º semestre do curso superior em Secretariado Executivo do IFMT/Cuiabá, na disciplina Língua Portuguesa VI. Trata-se de uma proposta didática construída no desenrolar das aulas, envolvendo as estruturas cognitivas que os estudantes já dominavam (MOREIRA, 2011) e tendo como alicerce a teoria do gênero de discurso (BAKHTIN, 2000). Os resultados obtidos focam, sobretudo, no processo que levou à produção escrita do memorial. |
id |
UNISUL-3_ad88d62bdd1852a4e049e3e59294cd9a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/7895 |
network_acronym_str |
UNISUL-3 |
network_name_str |
Linguagem em (Dis)curso (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O GÊNERO MEMORIAL DESCRITIVO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINOGênero discursivoMemorial descritivoProposta Didática.O memorial descritivo registra e reflete sobre a construção da identidade pessoal, sobre a formação e profissão das pessoas. É um gênero que faz parte do mundo do trabalho e do mundo acadêmico e deve, por isso, ser ensinado. Este relato de experiência, pautado em uma abordagem qualitativa (MARTINS, 2004), revisão bibliográfica e pesquisa-ação (THIOLENT, 1988), descreve a prática de produção da escrita de um memorial descritivo por estudantes do 6º semestre do curso superior em Secretariado Executivo do IFMT/Cuiabá, na disciplina Língua Portuguesa VI. Trata-se de uma proposta didática construída no desenrolar das aulas, envolvendo as estruturas cognitivas que os estudantes já dominavam (MOREIRA, 2011) e tendo como alicerce a teoria do gênero de discurso (BAKHTIN, 2000). Os resultados obtidos focam, sobretudo, no processo que levou à produção escrita do memorial.Silvânia Siebert2020-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/7895Linguagem em (Dis)curso; Vol. 20 No. 2 (2020): Linguagem em (Dis)curso; 321-339Linguagem em (Dis)curso; v. 20 n. 2 (2020): Linguagem em (Dis)curso; 321-3391982-4017reponame:Linguagem em (Dis)curso (Online)instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/7895/5260Copyright (c) 2020 Ema Marta Dunck Cintrainfo:eu-repo/semantics/openAccessDunck Cintra, Ema Marta2020-08-05T19:40:04Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/7895Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_DiscursoPRIhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/oai||lemd@unisul.br1982-40171518-7632opendoar:2020-08-05T19:40:04Linguagem em (Dis)curso (Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O GÊNERO MEMORIAL DESCRITIVO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO |
title |
O GÊNERO MEMORIAL DESCRITIVO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO |
spellingShingle |
O GÊNERO MEMORIAL DESCRITIVO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO Dunck Cintra, Ema Marta Gênero discursivo Memorial descritivo Proposta Didática. |
title_short |
O GÊNERO MEMORIAL DESCRITIVO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO |
title_full |
O GÊNERO MEMORIAL DESCRITIVO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO |
title_fullStr |
O GÊNERO MEMORIAL DESCRITIVO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO |
title_full_unstemmed |
O GÊNERO MEMORIAL DESCRITIVO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO |
title_sort |
O GÊNERO MEMORIAL DESCRITIVO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO |
author |
Dunck Cintra, Ema Marta |
author_facet |
Dunck Cintra, Ema Marta |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dunck Cintra, Ema Marta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gênero discursivo Memorial descritivo Proposta Didática. |
topic |
Gênero discursivo Memorial descritivo Proposta Didática. |
description |
O memorial descritivo registra e reflete sobre a construção da identidade pessoal, sobre a formação e profissão das pessoas. É um gênero que faz parte do mundo do trabalho e do mundo acadêmico e deve, por isso, ser ensinado. Este relato de experiência, pautado em uma abordagem qualitativa (MARTINS, 2004), revisão bibliográfica e pesquisa-ação (THIOLENT, 1988), descreve a prática de produção da escrita de um memorial descritivo por estudantes do 6º semestre do curso superior em Secretariado Executivo do IFMT/Cuiabá, na disciplina Língua Portuguesa VI. Trata-se de uma proposta didática construída no desenrolar das aulas, envolvendo as estruturas cognitivas que os estudantes já dominavam (MOREIRA, 2011) e tendo como alicerce a teoria do gênero de discurso (BAKHTIN, 2000). Os resultados obtidos focam, sobretudo, no processo que levou à produção escrita do memorial. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/7895 |
url |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/7895 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/7895/5260 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Ema Marta Dunck Cintra info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Ema Marta Dunck Cintra |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Silvânia Siebert |
publisher.none.fl_str_mv |
Silvânia Siebert |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linguagem em (Dis)curso; Vol. 20 No. 2 (2020): Linguagem em (Dis)curso; 321-339 Linguagem em (Dis)curso; v. 20 n. 2 (2020): Linguagem em (Dis)curso; 321-339 1982-4017 reponame:Linguagem em (Dis)curso (Online) instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) instacron:UNISUL |
instname_str |
Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) |
instacron_str |
UNISUL |
institution |
UNISUL |
reponame_str |
Linguagem em (Dis)curso (Online) |
collection |
Linguagem em (Dis)curso (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagem em (Dis)curso (Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||lemd@unisul.br |
_version_ |
1800220575808880640 |