Estratégias de paraconstrução de sentenças de base na elaboração de resumos informativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rauen, Fábio José
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagem em (Dis)curso (Online)
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/177
Resumo: Resumo: Em trabalho que analisou a influência do sublinhado de um primeiro leitor na elaboração de resumos informativos, estudei as estratégias de paraconstrução das sentenças de base em sentenças de resumo. Para tanto, analisei 20 resumos de artigos de divulgação científica, elaborados por 5 acadêmicas de pedagogia. O corpus demonstrou que as informantes resumiram a partir: da consideração particular de uma sentença de base, comprimindo a linearidade lingüística; da aglutinação de pelo menos duas sentenças de base em uma sentença de resumo; e do recurso da cópia acrescida ou não de apagamento(s) e/ou paráfrase(s) simples. Abstract: As part of a research that analyzed the influence of the underlines of a first reader in the elaboration of informative summaries, I studied the strategies of para-construction of the original sentences in summary sentences. For that, I analyzed 20 article summaries of scientific spreading, elaborated by 5 college students of Pedagogy. The corpus demonstrated that the informers had used the following strategies: particular consideration of one original sentence, compressing the linguistic linearity; agglutination of, at least, two original sentences in a summary sentence; and copy increased or not of deleting(s) and/or simple paraphrase(s).
id UNISUL-3_d651e8b818e22cf116519c1083b77542
oai_identifier_str oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/177
network_acronym_str UNISUL-3
network_name_str Linguagem em (Dis)curso (Online)
repository_id_str
spelling Estratégias de paraconstrução de sentenças de base na elaboração de resumos informativosTextoDiscursoResumoResumo: Em trabalho que analisou a influência do sublinhado de um primeiro leitor na elaboração de resumos informativos, estudei as estratégias de paraconstrução das sentenças de base em sentenças de resumo. Para tanto, analisei 20 resumos de artigos de divulgação científica, elaborados por 5 acadêmicas de pedagogia. O corpus demonstrou que as informantes resumiram a partir: da consideração particular de uma sentença de base, comprimindo a linearidade lingüística; da aglutinação de pelo menos duas sentenças de base em uma sentença de resumo; e do recurso da cópia acrescida ou não de apagamento(s) e/ou paráfrase(s) simples. Abstract: As part of a research that analyzed the influence of the underlines of a first reader in the elaboration of informative summaries, I studied the strategies of para-construction of the original sentences in summary sentences. For that, I analyzed 20 article summaries of scientific spreading, elaborated by 5 college students of Pedagogy. The corpus demonstrated that the informers had used the following strategies: particular consideration of one original sentence, compressing the linguistic linearity; agglutination of, at least, two original sentences in a summary sentence; and copy increased or not of deleting(s) and/or simple paraphrase(s). Silvânia Siebert2010-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/177Linguagem em (Dis)curso; Vol. 1 No. 2 (2001)Linguagem em (Dis)curso; v. 1 n. 2 (2001)1982-4017reponame:Linguagem em (Dis)curso (Online)instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/177/191Rauen, Fábio Joséinfo:eu-repo/semantics/openAccess2010-09-23T18:57:57Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/177Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_DiscursoPRIhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/oai||lemd@unisul.br1982-40171518-7632opendoar:2010-09-23T18:57:57Linguagem em (Dis)curso (Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de paraconstrução de sentenças de base na elaboração de resumos informativos
title Estratégias de paraconstrução de sentenças de base na elaboração de resumos informativos
spellingShingle Estratégias de paraconstrução de sentenças de base na elaboração de resumos informativos
Rauen, Fábio José
Texto
Discurso
Resumo
title_short Estratégias de paraconstrução de sentenças de base na elaboração de resumos informativos
title_full Estratégias de paraconstrução de sentenças de base na elaboração de resumos informativos
title_fullStr Estratégias de paraconstrução de sentenças de base na elaboração de resumos informativos
title_full_unstemmed Estratégias de paraconstrução de sentenças de base na elaboração de resumos informativos
title_sort Estratégias de paraconstrução de sentenças de base na elaboração de resumos informativos
author Rauen, Fábio José
author_facet Rauen, Fábio José
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rauen, Fábio José
dc.subject.por.fl_str_mv Texto
Discurso
Resumo
topic Texto
Discurso
Resumo
description Resumo: Em trabalho que analisou a influência do sublinhado de um primeiro leitor na elaboração de resumos informativos, estudei as estratégias de paraconstrução das sentenças de base em sentenças de resumo. Para tanto, analisei 20 resumos de artigos de divulgação científica, elaborados por 5 acadêmicas de pedagogia. O corpus demonstrou que as informantes resumiram a partir: da consideração particular de uma sentença de base, comprimindo a linearidade lingüística; da aglutinação de pelo menos duas sentenças de base em uma sentença de resumo; e do recurso da cópia acrescida ou não de apagamento(s) e/ou paráfrase(s) simples. Abstract: As part of a research that analyzed the influence of the underlines of a first reader in the elaboration of informative summaries, I studied the strategies of para-construction of the original sentences in summary sentences. For that, I analyzed 20 article summaries of scientific spreading, elaborated by 5 college students of Pedagogy. The corpus demonstrated that the informers had used the following strategies: particular consideration of one original sentence, compressing the linguistic linearity; agglutination of, at least, two original sentences in a summary sentence; and copy increased or not of deleting(s) and/or simple paraphrase(s).
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/177
url https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/177
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/177/191
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Silvânia Siebert
publisher.none.fl_str_mv Silvânia Siebert
dc.source.none.fl_str_mv Linguagem em (Dis)curso; Vol. 1 No. 2 (2001)
Linguagem em (Dis)curso; v. 1 n. 2 (2001)
1982-4017
reponame:Linguagem em (Dis)curso (Online)
instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
instacron:UNISUL
instname_str Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
instacron_str UNISUL
institution UNISUL
reponame_str Linguagem em (Dis)curso (Online)
collection Linguagem em (Dis)curso (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagem em (Dis)curso (Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
repository.mail.fl_str_mv ||lemd@unisul.br
_version_ 1800220572594995200