ESTUDO SEMIÓTICO DE PERCURSOS PASSIONAIS NO SAMBA-CANÇÃO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagem em (Dis)curso (Online) |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/6826 |
Resumo: | O universo da música popular brasileira é repleto de elementos passionais, mas o gênero que fez da paixão o seu estilo foi o samba-canção. Este artigo, com base nas propostas da semiótica, aborda as paixões no discurso desse gênero musical, procurando compreender como os efeitos de sentido passionais são elaborados em suas composições. Para isso, tendo como orientação o consagrado ensaio De la colère, de A. J. Greimas, é realizado um recorte, constituído pelas canções As rosas não falam (1976), Volta (1978), Quem há de dizer (1972), Atiraste uma pedra (1958), Vingança (1972) e Castigo (1978). A observação de percursos passionais serve como estratégia para realizar uma leitura desse gênero musical. O artigo trabalha, então, com as paixões que determinam o percurso passional da vingança, contido no percurso da cólera, a fim de revelar o tratamento dado a elas nas composições do samba-canção. |
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