A paixão do funk pelo prazer: modo de ser suingue

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula, Luciane de
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Vasconcelos, Marilda Franco de Moura
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Alfa (São José do Rio Preto. Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/2128
Resumo: Neste artigo, analisamos a reverência do funk carioca pelo prazer. A paixão pelo prazer surge, no funk, mediante o ato de cantar e dançar. O referencial teórico deste trabalho é a semiótica greimasiana. O objetivo é, por meio da análise da canção “Sigla Latina do Amor”, de Fernanda Abreu, tratar do universo passional do funk carioca. A hipótese é que o suingue da canção manifeste um modo específico de ser e sentir. Na análise da paixão estimulada pelo funk, destacamos o ato de cantar, uma vez que este ocorre em síncrese com a dança e interpela os destinatários-locutários a, por projeção aos interlocutários da canção, “habitar” o universo enunciado. Os resultados da análise levam a crer que o ato de cantar estimula o suingue e, com ele, o prazer. Junta-se à análise da canção a reflexão sobre o tempo manifestado, que, além de criar a presentifi cação – do prazer aqui e agora – ,fortalece a síncrese existente entre as relações dos sujeitos: os que cantam, os que acompanham e os que “habitam” a canção. A conclusão é que, no embalo dos ouvidos e dos movimentos dos corpos, a canção acaba por sustentar e promover um universo passional da cultura funk.
id UNESP-4_d4046c786aa962521d227de3c62beaf2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2128
network_acronym_str UNESP-4
network_name_str Alfa (São José do Rio Preto. Online)
repository_id_str
spelling A paixão do funk pelo prazer: modo de ser suingueSemióticaPaixõesCançãoFunkNeste artigo, analisamos a reverência do funk carioca pelo prazer. A paixão pelo prazer surge, no funk, mediante o ato de cantar e dançar. O referencial teórico deste trabalho é a semiótica greimasiana. O objetivo é, por meio da análise da canção “Sigla Latina do Amor”, de Fernanda Abreu, tratar do universo passional do funk carioca. A hipótese é que o suingue da canção manifeste um modo específico de ser e sentir. Na análise da paixão estimulada pelo funk, destacamos o ato de cantar, uma vez que este ocorre em síncrese com a dança e interpela os destinatários-locutários a, por projeção aos interlocutários da canção, “habitar” o universo enunciado. Os resultados da análise levam a crer que o ato de cantar estimula o suingue e, com ele, o prazer. Junta-se à análise da canção a reflexão sobre o tempo manifestado, que, além de criar a presentifi cação – do prazer aqui e agora – ,fortalece a síncrese existente entre as relações dos sujeitos: os que cantam, os que acompanham e os que “habitam” a canção. A conclusão é que, no embalo dos ouvidos e dos movimentos dos corpos, a canção acaba por sustentar e promover um universo passional da cultura funk.UNESP2009-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/2128ALFA: Revista de Linguística; v. 53 n. 2 (2009)1981-5794reponame:Alfa (São José do Rio Preto. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/2128/1746Copyright (c) 2009 ALFA: Revista de Linguísticainfo:eu-repo/semantics/openAccessPaula, Luciane deVasconcelos, Marilda Franco de Moura2013-09-09T19:39:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2128Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1981-5794&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpalfa@unesp.br1981-57940002-5216opendoar:2013-09-09T19:39:43Alfa (São José do Rio Preto. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A paixão do funk pelo prazer: modo de ser suingue
title A paixão do funk pelo prazer: modo de ser suingue
spellingShingle A paixão do funk pelo prazer: modo de ser suingue
Paula, Luciane de
Semiótica
Paixões
Canção
Funk
title_short A paixão do funk pelo prazer: modo de ser suingue
title_full A paixão do funk pelo prazer: modo de ser suingue
title_fullStr A paixão do funk pelo prazer: modo de ser suingue
title_full_unstemmed A paixão do funk pelo prazer: modo de ser suingue
title_sort A paixão do funk pelo prazer: modo de ser suingue
author Paula, Luciane de
author_facet Paula, Luciane de
Vasconcelos, Marilda Franco de Moura
author_role author
author2 Vasconcelos, Marilda Franco de Moura
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paula, Luciane de
Vasconcelos, Marilda Franco de Moura
dc.subject.por.fl_str_mv Semiótica
Paixões
Canção
Funk
topic Semiótica
Paixões
Canção
Funk
description Neste artigo, analisamos a reverência do funk carioca pelo prazer. A paixão pelo prazer surge, no funk, mediante o ato de cantar e dançar. O referencial teórico deste trabalho é a semiótica greimasiana. O objetivo é, por meio da análise da canção “Sigla Latina do Amor”, de Fernanda Abreu, tratar do universo passional do funk carioca. A hipótese é que o suingue da canção manifeste um modo específico de ser e sentir. Na análise da paixão estimulada pelo funk, destacamos o ato de cantar, uma vez que este ocorre em síncrese com a dança e interpela os destinatários-locutários a, por projeção aos interlocutários da canção, “habitar” o universo enunciado. Os resultados da análise levam a crer que o ato de cantar estimula o suingue e, com ele, o prazer. Junta-se à análise da canção a reflexão sobre o tempo manifestado, que, além de criar a presentifi cação – do prazer aqui e agora – ,fortalece a síncrese existente entre as relações dos sujeitos: os que cantam, os que acompanham e os que “habitam” a canção. A conclusão é que, no embalo dos ouvidos e dos movimentos dos corpos, a canção acaba por sustentar e promover um universo passional da cultura funk.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/2128
url https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/2128
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/2128/1746
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2009 ALFA: Revista de Linguística
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2009 ALFA: Revista de Linguística
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv ALFA: Revista de Linguística; v. 53 n. 2 (2009)
1981-5794
reponame:Alfa (São José do Rio Preto. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Alfa (São José do Rio Preto. Online)
collection Alfa (São José do Rio Preto. Online)
repository.name.fl_str_mv Alfa (São José do Rio Preto. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv alfa@unesp.br
_version_ 1800214374037585920