Galgar fronteiras, criar “pontes”, traçar “ruas” e itinerários: a construção social de sentidos nos espaços intersticiais da sala do Jardim de Infância pelas crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Manuela
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Poiésis (Tubarão. Online)
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/792
Resumo: Subscrevendo pressupostos teóricos da Sociologia da Infância e socorrendo-se de contributos da Sociologia e Antropologia do Espaço, o presente artigo visa dar conta dos modos como as crianças no quotidiano da sala de um Jardim de Infância em Portugal foram atribuindo outras significações simbólicas àquele espaço institucional. A análise de descrições etnográficas das deslocações, paragens e demoras das crianças pelas várias áreas da sala, em ritmo balançado entre o nomadismo e a sedentarização, procura evidenciar aspectos menos perceptíveis das rotinas das culturas de pares instituídas em espaços intersticiais e com isso, chamar a atenção para algumas questões metodológicas relativas à observação das interacções infantis. 
id UNISUL-4_0f45a9926d1b22d9b13756dd86884566
oai_identifier_str oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/792
network_acronym_str UNISUL-4
network_name_str Poiésis (Tubarão. Online)
repository_id_str
spelling Galgar fronteiras, criar “pontes”, traçar “ruas” e itinerários: a construção social de sentidos nos espaços intersticiais da sala do Jardim de Infância pelas criançascriançasespaçospráticas sociaisrotinas das culturas de pares. Subscrevendo pressupostos teóricos da Sociologia da Infância e socorrendo-se de contributos da Sociologia e Antropologia do Espaço, o presente artigo visa dar conta dos modos como as crianças no quotidiano da sala de um Jardim de Infância em Portugal foram atribuindo outras significações simbólicas àquele espaço institucional. A análise de descrições etnográficas das deslocações, paragens e demoras das crianças pelas várias áreas da sala, em ritmo balançado entre o nomadismo e a sedentarização, procura evidenciar aspectos menos perceptíveis das rotinas das culturas de pares instituídas em espaços intersticiais e com isso, chamar a atenção para algumas questões metodológicas relativas à observação das interacções infantis. Universidade do Sul de Santa Catarina2011-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Solicitadoapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/79210.19177/prppge.v4e82011234-251Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação; v. 4 n. 8 (2011); 234-2512179-2534reponame:Poiésis (Tubarão. Online)instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/792/736Ferreira, Manuelainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-18T13:50:32Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/792Revistahttp://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/PoiesisPRIhttp://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis/oai||revistapoiesis@unisul.br2179-25342179-2534opendoar:2016-07-18T13:50:32Poiésis (Tubarão. Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)false
dc.title.none.fl_str_mv Galgar fronteiras, criar “pontes”, traçar “ruas” e itinerários: a construção social de sentidos nos espaços intersticiais da sala do Jardim de Infância pelas crianças
title Galgar fronteiras, criar “pontes”, traçar “ruas” e itinerários: a construção social de sentidos nos espaços intersticiais da sala do Jardim de Infância pelas crianças
spellingShingle Galgar fronteiras, criar “pontes”, traçar “ruas” e itinerários: a construção social de sentidos nos espaços intersticiais da sala do Jardim de Infância pelas crianças
Ferreira, Manuela
crianças
espaços
práticas sociais
rotinas das culturas de pares.
title_short Galgar fronteiras, criar “pontes”, traçar “ruas” e itinerários: a construção social de sentidos nos espaços intersticiais da sala do Jardim de Infância pelas crianças
title_full Galgar fronteiras, criar “pontes”, traçar “ruas” e itinerários: a construção social de sentidos nos espaços intersticiais da sala do Jardim de Infância pelas crianças
title_fullStr Galgar fronteiras, criar “pontes”, traçar “ruas” e itinerários: a construção social de sentidos nos espaços intersticiais da sala do Jardim de Infância pelas crianças
title_full_unstemmed Galgar fronteiras, criar “pontes”, traçar “ruas” e itinerários: a construção social de sentidos nos espaços intersticiais da sala do Jardim de Infância pelas crianças
title_sort Galgar fronteiras, criar “pontes”, traçar “ruas” e itinerários: a construção social de sentidos nos espaços intersticiais da sala do Jardim de Infância pelas crianças
author Ferreira, Manuela
author_facet Ferreira, Manuela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Manuela
dc.subject.por.fl_str_mv crianças
espaços
práticas sociais
rotinas das culturas de pares.
topic crianças
espaços
práticas sociais
rotinas das culturas de pares.
description Subscrevendo pressupostos teóricos da Sociologia da Infância e socorrendo-se de contributos da Sociologia e Antropologia do Espaço, o presente artigo visa dar conta dos modos como as crianças no quotidiano da sala de um Jardim de Infância em Portugal foram atribuindo outras significações simbólicas àquele espaço institucional. A análise de descrições etnográficas das deslocações, paragens e demoras das crianças pelas várias áreas da sala, em ritmo balançado entre o nomadismo e a sedentarização, procura evidenciar aspectos menos perceptíveis das rotinas das culturas de pares instituídas em espaços intersticiais e com isso, chamar a atenção para algumas questões metodológicas relativas à observação das interacções infantis. 
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Solicitado
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/792
10.19177/prppge.v4e82011234-251
url https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/792
identifier_str_mv 10.19177/prppge.v4e82011234-251
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/792/736
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Sul de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Sul de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação; v. 4 n. 8 (2011); 234-251
2179-2534
reponame:Poiésis (Tubarão. Online)
instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
instacron:UNISUL
instname_str Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
instacron_str UNISUL
institution UNISUL
reponame_str Poiésis (Tubarão. Online)
collection Poiésis (Tubarão. Online)
repository.name.fl_str_mv Poiésis (Tubarão. Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
repository.mail.fl_str_mv ||revistapoiesis@unisul.br
_version_ 1800218746958118912