INIQUIDADE DE RESULTADOS NO DESEMPENHO ESCOLAR DE CRIANÇAS NEGRAS E BRANCAS: UM ESTUDO EM ESCOLAS INTEGRANTES DO PROJETO GERES EM SALVADOR – BAHIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Poiésis (Tubarão. Online) |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/1827 |
Resumo: | O presente ensaio tem como objetivo discutir a iniquidade de resultados no desempenho escolar de crianças negras e brancas em escolas integrantes do Projeto Estudo Longitudinal da Geração Escolar 2005 – GERES, em Salvador – BA. Para isso, discorre-se sobre como as práticas de preconceito racial podem ser manifestadas no espaço escolar e apresenta-se o percurso metodológico do estudo quantitativo, como resultado, constatou-se que as crianças negras possuem desempenho escolar inferior aos das crianças brancas; todavia, ao comparar o desempenho por nível socioeconômico, observou-se que entre as crianças de nível socioeconômico baixo, o negro possui melhor aproveitamento escolar. |
id |
UNISUL-4_14adee0bcc188d4c22a6c29c5776cb72 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/1827 |
network_acronym_str |
UNISUL-4 |
network_name_str |
Poiésis (Tubarão. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
INIQUIDADE DE RESULTADOS NO DESEMPENHO ESCOLAR DE CRIANÇAS NEGRAS E BRANCAS: UM ESTUDO EM ESCOLAS INTEGRANTES DO PROJETO GERES EM SALVADOR – BAHIAO presente ensaio tem como objetivo discutir a iniquidade de resultados no desempenho escolar de crianças negras e brancas em escolas integrantes do Projeto Estudo Longitudinal da Geração Escolar 2005 – GERES, em Salvador – BA. Para isso, discorre-se sobre como as práticas de preconceito racial podem ser manifestadas no espaço escolar e apresenta-se o percurso metodológico do estudo quantitativo, como resultado, constatou-se que as crianças negras possuem desempenho escolar inferior aos das crianças brancas; todavia, ao comparar o desempenho por nível socioeconômico, observou-se que entre as crianças de nível socioeconômico baixo, o negro possui melhor aproveitamento escolar.Universidade do Sul de Santa Catarina2013-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/182710.19177/prppge.v7e122013274-301Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação; v. 7 n. 12 (2013); 274-3012179-2534reponame:Poiésis (Tubarão. Online)instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/1827/1311Silveira, Andréia CardosoRosa, Dora LealTenório, Robinson Moreirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-18T17:32:57Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/1827Revistahttp://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/PoiesisPRIhttp://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis/oai||revistapoiesis@unisul.br2179-25342179-2534opendoar:2016-07-18T17:32:57Poiésis (Tubarão. Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INIQUIDADE DE RESULTADOS NO DESEMPENHO ESCOLAR DE CRIANÇAS NEGRAS E BRANCAS: UM ESTUDO EM ESCOLAS INTEGRANTES DO PROJETO GERES EM SALVADOR – BAHIA |
title |
INIQUIDADE DE RESULTADOS NO DESEMPENHO ESCOLAR DE CRIANÇAS NEGRAS E BRANCAS: UM ESTUDO EM ESCOLAS INTEGRANTES DO PROJETO GERES EM SALVADOR – BAHIA |
spellingShingle |
INIQUIDADE DE RESULTADOS NO DESEMPENHO ESCOLAR DE CRIANÇAS NEGRAS E BRANCAS: UM ESTUDO EM ESCOLAS INTEGRANTES DO PROJETO GERES EM SALVADOR – BAHIA Silveira, Andréia Cardoso |
title_short |
INIQUIDADE DE RESULTADOS NO DESEMPENHO ESCOLAR DE CRIANÇAS NEGRAS E BRANCAS: UM ESTUDO EM ESCOLAS INTEGRANTES DO PROJETO GERES EM SALVADOR – BAHIA |
title_full |
INIQUIDADE DE RESULTADOS NO DESEMPENHO ESCOLAR DE CRIANÇAS NEGRAS E BRANCAS: UM ESTUDO EM ESCOLAS INTEGRANTES DO PROJETO GERES EM SALVADOR – BAHIA |
title_fullStr |
INIQUIDADE DE RESULTADOS NO DESEMPENHO ESCOLAR DE CRIANÇAS NEGRAS E BRANCAS: UM ESTUDO EM ESCOLAS INTEGRANTES DO PROJETO GERES EM SALVADOR – BAHIA |
title_full_unstemmed |
INIQUIDADE DE RESULTADOS NO DESEMPENHO ESCOLAR DE CRIANÇAS NEGRAS E BRANCAS: UM ESTUDO EM ESCOLAS INTEGRANTES DO PROJETO GERES EM SALVADOR – BAHIA |
title_sort |
INIQUIDADE DE RESULTADOS NO DESEMPENHO ESCOLAR DE CRIANÇAS NEGRAS E BRANCAS: UM ESTUDO EM ESCOLAS INTEGRANTES DO PROJETO GERES EM SALVADOR – BAHIA |
author |
Silveira, Andréia Cardoso |
author_facet |
Silveira, Andréia Cardoso Rosa, Dora Leal Tenório, Robinson Moreira |
author_role |
author |
author2 |
Rosa, Dora Leal Tenório, Robinson Moreira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Andréia Cardoso Rosa, Dora Leal Tenório, Robinson Moreira |
description |
O presente ensaio tem como objetivo discutir a iniquidade de resultados no desempenho escolar de crianças negras e brancas em escolas integrantes do Projeto Estudo Longitudinal da Geração Escolar 2005 – GERES, em Salvador – BA. Para isso, discorre-se sobre como as práticas de preconceito racial podem ser manifestadas no espaço escolar e apresenta-se o percurso metodológico do estudo quantitativo, como resultado, constatou-se que as crianças negras possuem desempenho escolar inferior aos das crianças brancas; todavia, ao comparar o desempenho por nível socioeconômico, observou-se que entre as crianças de nível socioeconômico baixo, o negro possui melhor aproveitamento escolar. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-11-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/1827 10.19177/prppge.v7e122013274-301 |
url |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/1827 |
identifier_str_mv |
10.19177/prppge.v7e122013274-301 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/1827/1311 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Sul de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Sul de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação; v. 7 n. 12 (2013); 274-301 2179-2534 reponame:Poiésis (Tubarão. Online) instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) instacron:UNISUL |
instname_str |
Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) |
instacron_str |
UNISUL |
institution |
UNISUL |
reponame_str |
Poiésis (Tubarão. Online) |
collection |
Poiésis (Tubarão. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Poiésis (Tubarão. Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistapoiesis@unisul.br |
_version_ |
1800218747582021632 |