RAÇA, GÊNERO E SEXUALIDADE INTERROGANDO PROFESSORES(AS): PERSPECTIVAS QUEER SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Poiésis (Tubarão. Online) |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/1825 |
Resumo: | Este artigo objetiva discutir como as teorias queer podem ser articuladas à discussão sobre raça no âmbito da educação, focalizando, especialmente, a formação pré e em serviço de professores(as) de línguas e de educação artística. Para tal, apresentamos um breve histórico sobre a Lei 10.639 e nos embasamos nos pressupostos das teorias queer para discutir raça e educação. Resultados de três pesquisas ilustram nossa perspectiva de que é relevante considerar a raça na perspectiva queer, já que ela pode contribuir na efetivação da Lei 10.639 e reinventar negros(as) como sendo perpassados por raça, gênero, sexualidade, etc. Observamos também que é relevante inserir nos currículos, programas e projetos pedagógicos de licenciaturas diversas a discussão sobre a questão racial e todo o trabalho pedagógico que pode ser realizado pelo docente com o intuito de desconstruir os discursos hegemônicos de raça e outros que continuam a aprisionar negros e negras. |
id |
UNISUL-4_70755083c1cf16e47ac7ac2758c61fcc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/1825 |
network_acronym_str |
UNISUL-4 |
network_name_str |
Poiésis (Tubarão. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
RAÇA, GÊNERO E SEXUALIDADE INTERROGANDO PROFESSORES(AS): PERSPECTIVAS QUEER SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTEEste artigo objetiva discutir como as teorias queer podem ser articuladas à discussão sobre raça no âmbito da educação, focalizando, especialmente, a formação pré e em serviço de professores(as) de línguas e de educação artística. Para tal, apresentamos um breve histórico sobre a Lei 10.639 e nos embasamos nos pressupostos das teorias queer para discutir raça e educação. Resultados de três pesquisas ilustram nossa perspectiva de que é relevante considerar a raça na perspectiva queer, já que ela pode contribuir na efetivação da Lei 10.639 e reinventar negros(as) como sendo perpassados por raça, gênero, sexualidade, etc. Observamos também que é relevante inserir nos currículos, programas e projetos pedagógicos de licenciaturas diversas a discussão sobre a questão racial e todo o trabalho pedagógico que pode ser realizado pelo docente com o intuito de desconstruir os discursos hegemônicos de raça e outros que continuam a aprisionar negros e negras.Universidade do Sul de Santa Catarina2013-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/182510.19177/prppge.v7e122013237-255Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação; v. 7 n. 12 (2013); 237-2552179-2534reponame:Poiésis (Tubarão. Online)instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/1825/1309Melo, Glenda Cristina Valim de Melo Cristina Valim deRocha, Luciana LinsSilva Júnior, Paulo Melgaço dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-18T17:32:57Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/1825Revistahttp://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/PoiesisPRIhttp://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis/oai||revistapoiesis@unisul.br2179-25342179-2534opendoar:2016-07-18T17:32:57Poiésis (Tubarão. Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
RAÇA, GÊNERO E SEXUALIDADE INTERROGANDO PROFESSORES(AS): PERSPECTIVAS QUEER SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE |
title |
RAÇA, GÊNERO E SEXUALIDADE INTERROGANDO PROFESSORES(AS): PERSPECTIVAS QUEER SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE |
spellingShingle |
RAÇA, GÊNERO E SEXUALIDADE INTERROGANDO PROFESSORES(AS): PERSPECTIVAS QUEER SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE Melo, Glenda Cristina Valim de Melo Cristina Valim de |
title_short |
RAÇA, GÊNERO E SEXUALIDADE INTERROGANDO PROFESSORES(AS): PERSPECTIVAS QUEER SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE |
title_full |
RAÇA, GÊNERO E SEXUALIDADE INTERROGANDO PROFESSORES(AS): PERSPECTIVAS QUEER SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE |
title_fullStr |
RAÇA, GÊNERO E SEXUALIDADE INTERROGANDO PROFESSORES(AS): PERSPECTIVAS QUEER SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE |
title_full_unstemmed |
RAÇA, GÊNERO E SEXUALIDADE INTERROGANDO PROFESSORES(AS): PERSPECTIVAS QUEER SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE |
title_sort |
RAÇA, GÊNERO E SEXUALIDADE INTERROGANDO PROFESSORES(AS): PERSPECTIVAS QUEER SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE |
author |
Melo, Glenda Cristina Valim de Melo Cristina Valim de |
author_facet |
Melo, Glenda Cristina Valim de Melo Cristina Valim de Rocha, Luciana Lins Silva Júnior, Paulo Melgaço da |
author_role |
author |
author2 |
Rocha, Luciana Lins Silva Júnior, Paulo Melgaço da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Glenda Cristina Valim de Melo Cristina Valim de Rocha, Luciana Lins Silva Júnior, Paulo Melgaço da |
description |
Este artigo objetiva discutir como as teorias queer podem ser articuladas à discussão sobre raça no âmbito da educação, focalizando, especialmente, a formação pré e em serviço de professores(as) de línguas e de educação artística. Para tal, apresentamos um breve histórico sobre a Lei 10.639 e nos embasamos nos pressupostos das teorias queer para discutir raça e educação. Resultados de três pesquisas ilustram nossa perspectiva de que é relevante considerar a raça na perspectiva queer, já que ela pode contribuir na efetivação da Lei 10.639 e reinventar negros(as) como sendo perpassados por raça, gênero, sexualidade, etc. Observamos também que é relevante inserir nos currículos, programas e projetos pedagógicos de licenciaturas diversas a discussão sobre a questão racial e todo o trabalho pedagógico que pode ser realizado pelo docente com o intuito de desconstruir os discursos hegemônicos de raça e outros que continuam a aprisionar negros e negras. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-11-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/1825 10.19177/prppge.v7e122013237-255 |
url |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/1825 |
identifier_str_mv |
10.19177/prppge.v7e122013237-255 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/1825/1309 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Sul de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Sul de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação; v. 7 n. 12 (2013); 237-255 2179-2534 reponame:Poiésis (Tubarão. Online) instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) instacron:UNISUL |
instname_str |
Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) |
instacron_str |
UNISUL |
institution |
UNISUL |
reponame_str |
Poiésis (Tubarão. Online) |
collection |
Poiésis (Tubarão. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Poiésis (Tubarão. Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistapoiesis@unisul.br |
_version_ |
1800218747580973056 |