FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INSTITUCIONALIZADA PARA O DOCENTE NA/DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: TEMPO DE CONTRADIÇÕES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leitinho, Meirecele Calíope
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Dias, Ana Maria Iorio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Poiésis (Tubarão. Online)
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/3102
Resumo: Este artigo discute a formação pedagógica institucionalizada, para professores da Educação Superior, situando-a no âmbito de Políticas de Desenvolvimento Profissional Docente, que integrem formação com profissionalização. Consideramos, como categoria central de análise, a “contradição”, no contexto de uma práxis interpretativa, da realidade e de seu desenvolvimento, de natureza dialética. Vivemos em “tempo de contradições” político-sociais, econômicas e educacionais, geradas pela crise do capitalismo global, com implicações no contexto brasileiro. Assim, este artigo identifica contradições que incidem na organização de programas, projetos ou ações isoladas de formação pedagógica do professor em exercício na Educação Superior, revelando três dimensões – organização jurídico-política, construção pedagógica e produção organizacional - das políticas mencionadas, considerando discursos temáticos sobre formação pedagógica do professor da Educação Superior brasileira. 
id UNISUL-4_acbc4a3daf0227c311e600a749f1c770
oai_identifier_str oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/3102
network_acronym_str UNISUL-4
network_name_str Poiésis (Tubarão. Online)
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INSTITUCIONALIZADA PARA O DOCENTE NA/DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: TEMPO DE CONTRADIÇÕESFormação Pedagógica na Educação SuperiorContradiçõesDimensões Organizativas.Este artigo discute a formação pedagógica institucionalizada, para professores da Educação Superior, situando-a no âmbito de Políticas de Desenvolvimento Profissional Docente, que integrem formação com profissionalização. Consideramos, como categoria central de análise, a “contradição”, no contexto de uma práxis interpretativa, da realidade e de seu desenvolvimento, de natureza dialética. Vivemos em “tempo de contradições” político-sociais, econômicas e educacionais, geradas pela crise do capitalismo global, com implicações no contexto brasileiro. Assim, este artigo identifica contradições que incidem na organização de programas, projetos ou ações isoladas de formação pedagógica do professor em exercício na Educação Superior, revelando três dimensões – organização jurídico-política, construção pedagógica e produção organizacional - das políticas mencionadas, considerando discursos temáticos sobre formação pedagógica do professor da Educação Superior brasileira. Universidade do Sul de Santa Catarina2015-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPraxis interpretativa de natureza dialéticaapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/310210.19177/prppge.v9e162015418-437Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação; v. 9 n. 16 (2015): Políticas de Educação Superior: para onde caminha a universidade?; 418-4372179-2534reponame:Poiésis (Tubarão. Online)instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/3102/2472Copyright (c) 2015 Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeitinho, Meirecele CalíopeDias, Ana Maria IorioDias, Ana Maria Iorio2016-08-02T12:02:21Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/3102Revistahttp://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/PoiesisPRIhttp://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis/oai||revistapoiesis@unisul.br2179-25342179-2534opendoar:2016-08-02T12:02:21Poiésis (Tubarão. Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INSTITUCIONALIZADA PARA O DOCENTE NA/DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: TEMPO DE CONTRADIÇÕES
title FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INSTITUCIONALIZADA PARA O DOCENTE NA/DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: TEMPO DE CONTRADIÇÕES
spellingShingle FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INSTITUCIONALIZADA PARA O DOCENTE NA/DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: TEMPO DE CONTRADIÇÕES
Leitinho, Meirecele Calíope
Formação Pedagógica na Educação Superior
Contradições
Dimensões Organizativas.
title_short FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INSTITUCIONALIZADA PARA O DOCENTE NA/DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: TEMPO DE CONTRADIÇÕES
title_full FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INSTITUCIONALIZADA PARA O DOCENTE NA/DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: TEMPO DE CONTRADIÇÕES
title_fullStr FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INSTITUCIONALIZADA PARA O DOCENTE NA/DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: TEMPO DE CONTRADIÇÕES
title_full_unstemmed FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INSTITUCIONALIZADA PARA O DOCENTE NA/DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: TEMPO DE CONTRADIÇÕES
title_sort FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INSTITUCIONALIZADA PARA O DOCENTE NA/DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: TEMPO DE CONTRADIÇÕES
author Leitinho, Meirecele Calíope
author_facet Leitinho, Meirecele Calíope
Dias, Ana Maria Iorio
author_role author
author2 Dias, Ana Maria Iorio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leitinho, Meirecele Calíope
Dias, Ana Maria Iorio
Dias, Ana Maria Iorio
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Pedagógica na Educação Superior
Contradições
Dimensões Organizativas.
topic Formação Pedagógica na Educação Superior
Contradições
Dimensões Organizativas.
description Este artigo discute a formação pedagógica institucionalizada, para professores da Educação Superior, situando-a no âmbito de Políticas de Desenvolvimento Profissional Docente, que integrem formação com profissionalização. Consideramos, como categoria central de análise, a “contradição”, no contexto de uma práxis interpretativa, da realidade e de seu desenvolvimento, de natureza dialética. Vivemos em “tempo de contradições” político-sociais, econômicas e educacionais, geradas pela crise do capitalismo global, com implicações no contexto brasileiro. Assim, este artigo identifica contradições que incidem na organização de programas, projetos ou ações isoladas de formação pedagógica do professor em exercício na Educação Superior, revelando três dimensões – organização jurídico-política, construção pedagógica e produção organizacional - das políticas mencionadas, considerando discursos temáticos sobre formação pedagógica do professor da Educação Superior brasileira. 
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Praxis interpretativa de natureza dialética
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/3102
10.19177/prppge.v9e162015418-437
url https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/3102
identifier_str_mv 10.19177/prppge.v9e162015418-437
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/3102/2472
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Sul de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Sul de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação; v. 9 n. 16 (2015): Políticas de Educação Superior: para onde caminha a universidade?; 418-437
2179-2534
reponame:Poiésis (Tubarão. Online)
instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
instacron:UNISUL
instname_str Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
instacron_str UNISUL
institution UNISUL
reponame_str Poiésis (Tubarão. Online)
collection Poiésis (Tubarão. Online)
repository.name.fl_str_mv Poiésis (Tubarão. Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
repository.mail.fl_str_mv ||revistapoiesis@unisul.br
_version_ 1800218748193341440