FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INSTITUCIONALIZADA PARA O DOCENTE NA/DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: TEMPO DE CONTRADIÇÕES
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Poiésis (Tubarão. Online) |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/3102 |
Resumo: | Este artigo discute a formação pedagógica institucionalizada, para professores da Educação Superior, situando-a no âmbito de Políticas de Desenvolvimento Profissional Docente, que integrem formação com profissionalização. Consideramos, como categoria central de análise, a “contradição”, no contexto de uma práxis interpretativa, da realidade e de seu desenvolvimento, de natureza dialética. Vivemos em “tempo de contradições” político-sociais, econômicas e educacionais, geradas pela crise do capitalismo global, com implicações no contexto brasileiro. Assim, este artigo identifica contradições que incidem na organização de programas, projetos ou ações isoladas de formação pedagógica do professor em exercício na Educação Superior, revelando três dimensões – organização jurídico-política, construção pedagógica e produção organizacional - das políticas mencionadas, considerando discursos temáticos sobre formação pedagógica do professor da Educação Superior brasileira. |
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FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INSTITUCIONALIZADA PARA O DOCENTE NA/DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: TEMPO DE CONTRADIÇÕESFormação Pedagógica na Educação SuperiorContradiçõesDimensões Organizativas.Este artigo discute a formação pedagógica institucionalizada, para professores da Educação Superior, situando-a no âmbito de Políticas de Desenvolvimento Profissional Docente, que integrem formação com profissionalização. Consideramos, como categoria central de análise, a “contradição”, no contexto de uma práxis interpretativa, da realidade e de seu desenvolvimento, de natureza dialética. Vivemos em “tempo de contradições” político-sociais, econômicas e educacionais, geradas pela crise do capitalismo global, com implicações no contexto brasileiro. Assim, este artigo identifica contradições que incidem na organização de programas, projetos ou ações isoladas de formação pedagógica do professor em exercício na Educação Superior, revelando três dimensões – organização jurídico-política, construção pedagógica e produção organizacional - das políticas mencionadas, considerando discursos temáticos sobre formação pedagógica do professor da Educação Superior brasileira. Universidade do Sul de Santa Catarina2015-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPraxis interpretativa de natureza dialéticaapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/310210.19177/prppge.v9e162015418-437Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação; v. 9 n. 16 (2015): Políticas de Educação Superior: para onde caminha a universidade?; 418-4372179-2534reponame:Poiésis (Tubarão. Online)instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/3102/2472Copyright (c) 2015 Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeitinho, Meirecele CalíopeDias, Ana Maria IorioDias, Ana Maria Iorio2016-08-02T12:02:21Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/3102Revistahttp://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/PoiesisPRIhttp://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis/oai||revistapoiesis@unisul.br2179-25342179-2534opendoar:2016-08-02T12:02:21Poiésis (Tubarão. Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)false |
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