O ALUNO DE APRENDIZAGEM LENTA: UM GUIA DE ENSINO E O DISCURSO DA PSICOLOGIA EDUCACIONAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Rodrigo Augusto de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Poiésis (Tubarão. Online)
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/1831
Resumo: Este trabalho realiza um estudo do guia de ensino intitulado O Aluno de Aprendizagem Lenta, de autoria de William B. Featherstone (1900-1951), que foi publicado pela primeira vez no Brasil no ano de 1966. O guia de ensino originou-se nos Estados Unidos em 1941, e foi traduzido e publicado em nosso país em sintonia com o movimento pela Escola Nova. Neste sentido, ele representa o discurso da Psicologia Educacional do Teachers College da Universidade de Columbia, de Nova Iorque. Procuramos demonstrar a ligação do guia de ensino com as ideias pedagógicas de renovação educacional. Apresentamos sua filiação com o movimento pela Escola Nova ao defender o foco da pedagogia na aprendizagem e no uso da Psicologia Educacional.
id UNISUL-4_d0ef43e0af87677d1bfc61011fa69b02
oai_identifier_str oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/1831
network_acronym_str UNISUL-4
network_name_str Poiésis (Tubarão. Online)
repository_id_str
spelling O ALUNO DE APRENDIZAGEM LENTA: UM GUIA DE ENSINO E O DISCURSO DA PSICOLOGIA EDUCACIONALPsicologia da EducaçãoAprendizagemEscola NovaGuias de Ensino.Este trabalho realiza um estudo do guia de ensino intitulado O Aluno de Aprendizagem Lenta, de autoria de William B. Featherstone (1900-1951), que foi publicado pela primeira vez no Brasil no ano de 1966. O guia de ensino originou-se nos Estados Unidos em 1941, e foi traduzido e publicado em nosso país em sintonia com o movimento pela Escola Nova. Neste sentido, ele representa o discurso da Psicologia Educacional do Teachers College da Universidade de Columbia, de Nova Iorque. Procuramos demonstrar a ligação do guia de ensino com as ideias pedagógicas de renovação educacional. Apresentamos sua filiação com o movimento pela Escola Nova ao defender o foco da pedagogia na aprendizagem e no uso da Psicologia Educacional.Universidade do Sul de Santa Catarina2013-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/183110.19177/prppge.v7e122013367-387Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação; v. 7 n. 12 (2013); 367-3872179-2534reponame:Poiésis (Tubarão. Online)instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/1831/1314Souza, Rodrigo Augusto deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-18T17:32:57Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/1831Revistahttp://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/PoiesisPRIhttp://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis/oai||revistapoiesis@unisul.br2179-25342179-2534opendoar:2016-07-18T17:32:57Poiésis (Tubarão. Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)false
dc.title.none.fl_str_mv O ALUNO DE APRENDIZAGEM LENTA: UM GUIA DE ENSINO E O DISCURSO DA PSICOLOGIA EDUCACIONAL
title O ALUNO DE APRENDIZAGEM LENTA: UM GUIA DE ENSINO E O DISCURSO DA PSICOLOGIA EDUCACIONAL
spellingShingle O ALUNO DE APRENDIZAGEM LENTA: UM GUIA DE ENSINO E O DISCURSO DA PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Souza, Rodrigo Augusto de
Psicologia da Educação
Aprendizagem
Escola Nova
Guias de Ensino.
title_short O ALUNO DE APRENDIZAGEM LENTA: UM GUIA DE ENSINO E O DISCURSO DA PSICOLOGIA EDUCACIONAL
title_full O ALUNO DE APRENDIZAGEM LENTA: UM GUIA DE ENSINO E O DISCURSO DA PSICOLOGIA EDUCACIONAL
title_fullStr O ALUNO DE APRENDIZAGEM LENTA: UM GUIA DE ENSINO E O DISCURSO DA PSICOLOGIA EDUCACIONAL
title_full_unstemmed O ALUNO DE APRENDIZAGEM LENTA: UM GUIA DE ENSINO E O DISCURSO DA PSICOLOGIA EDUCACIONAL
title_sort O ALUNO DE APRENDIZAGEM LENTA: UM GUIA DE ENSINO E O DISCURSO DA PSICOLOGIA EDUCACIONAL
author Souza, Rodrigo Augusto de
author_facet Souza, Rodrigo Augusto de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Rodrigo Augusto de
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia da Educação
Aprendizagem
Escola Nova
Guias de Ensino.
topic Psicologia da Educação
Aprendizagem
Escola Nova
Guias de Ensino.
description Este trabalho realiza um estudo do guia de ensino intitulado O Aluno de Aprendizagem Lenta, de autoria de William B. Featherstone (1900-1951), que foi publicado pela primeira vez no Brasil no ano de 1966. O guia de ensino originou-se nos Estados Unidos em 1941, e foi traduzido e publicado em nosso país em sintonia com o movimento pela Escola Nova. Neste sentido, ele representa o discurso da Psicologia Educacional do Teachers College da Universidade de Columbia, de Nova Iorque. Procuramos demonstrar a ligação do guia de ensino com as ideias pedagógicas de renovação educacional. Apresentamos sua filiação com o movimento pela Escola Nova ao defender o foco da pedagogia na aprendizagem e no uso da Psicologia Educacional.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/1831
10.19177/prppge.v7e122013367-387
url https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/1831
identifier_str_mv 10.19177/prppge.v7e122013367-387
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/1831/1314
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Sul de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Sul de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação; v. 7 n. 12 (2013); 367-387
2179-2534
reponame:Poiésis (Tubarão. Online)
instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
instacron:UNISUL
instname_str Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
instacron_str UNISUL
institution UNISUL
reponame_str Poiésis (Tubarão. Online)
collection Poiésis (Tubarão. Online)
repository.name.fl_str_mv Poiésis (Tubarão. Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
repository.mail.fl_str_mv ||revistapoiesis@unisul.br
_version_ 1800218747586215936