O ALUNO DE APRENDIZAGEM LENTA: UM GUIA DE ENSINO E O DISCURSO DA PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Poiésis (Tubarão. Online) |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/1831 |
Resumo: | Este trabalho realiza um estudo do guia de ensino intitulado O Aluno de Aprendizagem Lenta, de autoria de William B. Featherstone (1900-1951), que foi publicado pela primeira vez no Brasil no ano de 1966. O guia de ensino originou-se nos Estados Unidos em 1941, e foi traduzido e publicado em nosso país em sintonia com o movimento pela Escola Nova. Neste sentido, ele representa o discurso da Psicologia Educacional do Teachers College da Universidade de Columbia, de Nova Iorque. Procuramos demonstrar a ligação do guia de ensino com as ideias pedagógicas de renovação educacional. Apresentamos sua filiação com o movimento pela Escola Nova ao defender o foco da pedagogia na aprendizagem e no uso da Psicologia Educacional. |
id |
UNISUL-4_d0ef43e0af87677d1bfc61011fa69b02 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/1831 |
network_acronym_str |
UNISUL-4 |
network_name_str |
Poiésis (Tubarão. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ALUNO DE APRENDIZAGEM LENTA: UM GUIA DE ENSINO E O DISCURSO DA PSICOLOGIA EDUCACIONALPsicologia da EducaçãoAprendizagemEscola NovaGuias de Ensino.Este trabalho realiza um estudo do guia de ensino intitulado O Aluno de Aprendizagem Lenta, de autoria de William B. Featherstone (1900-1951), que foi publicado pela primeira vez no Brasil no ano de 1966. O guia de ensino originou-se nos Estados Unidos em 1941, e foi traduzido e publicado em nosso país em sintonia com o movimento pela Escola Nova. Neste sentido, ele representa o discurso da Psicologia Educacional do Teachers College da Universidade de Columbia, de Nova Iorque. Procuramos demonstrar a ligação do guia de ensino com as ideias pedagógicas de renovação educacional. Apresentamos sua filiação com o movimento pela Escola Nova ao defender o foco da pedagogia na aprendizagem e no uso da Psicologia Educacional.Universidade do Sul de Santa Catarina2013-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/183110.19177/prppge.v7e122013367-387Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação; v. 7 n. 12 (2013); 367-3872179-2534reponame:Poiésis (Tubarão. Online)instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/1831/1314Souza, Rodrigo Augusto deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-18T17:32:57Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/1831Revistahttp://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/PoiesisPRIhttp://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis/oai||revistapoiesis@unisul.br2179-25342179-2534opendoar:2016-07-18T17:32:57Poiésis (Tubarão. Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ALUNO DE APRENDIZAGEM LENTA: UM GUIA DE ENSINO E O DISCURSO DA PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
title |
O ALUNO DE APRENDIZAGEM LENTA: UM GUIA DE ENSINO E O DISCURSO DA PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
spellingShingle |
O ALUNO DE APRENDIZAGEM LENTA: UM GUIA DE ENSINO E O DISCURSO DA PSICOLOGIA EDUCACIONAL Souza, Rodrigo Augusto de Psicologia da Educação Aprendizagem Escola Nova Guias de Ensino. |
title_short |
O ALUNO DE APRENDIZAGEM LENTA: UM GUIA DE ENSINO E O DISCURSO DA PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
title_full |
O ALUNO DE APRENDIZAGEM LENTA: UM GUIA DE ENSINO E O DISCURSO DA PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
title_fullStr |
O ALUNO DE APRENDIZAGEM LENTA: UM GUIA DE ENSINO E O DISCURSO DA PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
title_full_unstemmed |
O ALUNO DE APRENDIZAGEM LENTA: UM GUIA DE ENSINO E O DISCURSO DA PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
title_sort |
O ALUNO DE APRENDIZAGEM LENTA: UM GUIA DE ENSINO E O DISCURSO DA PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
author |
Souza, Rodrigo Augusto de |
author_facet |
Souza, Rodrigo Augusto de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Rodrigo Augusto de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia da Educação Aprendizagem Escola Nova Guias de Ensino. |
topic |
Psicologia da Educação Aprendizagem Escola Nova Guias de Ensino. |
description |
Este trabalho realiza um estudo do guia de ensino intitulado O Aluno de Aprendizagem Lenta, de autoria de William B. Featherstone (1900-1951), que foi publicado pela primeira vez no Brasil no ano de 1966. O guia de ensino originou-se nos Estados Unidos em 1941, e foi traduzido e publicado em nosso país em sintonia com o movimento pela Escola Nova. Neste sentido, ele representa o discurso da Psicologia Educacional do Teachers College da Universidade de Columbia, de Nova Iorque. Procuramos demonstrar a ligação do guia de ensino com as ideias pedagógicas de renovação educacional. Apresentamos sua filiação com o movimento pela Escola Nova ao defender o foco da pedagogia na aprendizagem e no uso da Psicologia Educacional. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-11-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/1831 10.19177/prppge.v7e122013367-387 |
url |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/1831 |
identifier_str_mv |
10.19177/prppge.v7e122013367-387 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/1831/1314 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Sul de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Sul de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação; v. 7 n. 12 (2013); 367-387 2179-2534 reponame:Poiésis (Tubarão. Online) instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) instacron:UNISUL |
instname_str |
Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) |
instacron_str |
UNISUL |
institution |
UNISUL |
reponame_str |
Poiésis (Tubarão. Online) |
collection |
Poiésis (Tubarão. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Poiésis (Tubarão. Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistapoiesis@unisul.br |
_version_ |
1800218747586215936 |