O PROCESSO DE INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: ENCONTROS E DESENCONTROS DOS SUJEITOS QUE PARTICIPAM DESTE PROCESSO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Poiésis (Tubarão. Online) |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/3025 |
Resumo: | O estudo em questão foi desenvolvido em uma universidade catarinense. O objetivo foi investigar o processo de inclusão de estudantes com necessidades especiais (NE) da matrícula ao acolhimento em sala de aula. A amostra teve a seguinte composição: um gerente da Central de Atendimento Acadêmico da instituição, três professores/chefes de departamento e três acadêmicos com deficiências. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas, e a análise de dados a partir de abordagem qualitativa. Os dados revelam a iniciativa da universidade em identificar os acadêmicos com NE logo no ato da matrícula. A postura dos chefes de departamento alternou, indo da isenção de responsabilidades à participação ativa no processo de inclusão. Os acadêmicos manifestam a disposição de participarem do processo de inclusão na universidade. |
id |
UNISUL-4_dcbda77c825adde975c3fb3b2138526d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/3025 |
network_acronym_str |
UNISUL-4 |
network_name_str |
Poiésis (Tubarão. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O PROCESSO DE INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: ENCONTROS E DESENCONTROS DOS SUJEITOS QUE PARTICIPAM DESTE PROCESSOInclusãoEnsino SuperiorNecessidades Especiais.O estudo em questão foi desenvolvido em uma universidade catarinense. O objetivo foi investigar o processo de inclusão de estudantes com necessidades especiais (NE) da matrícula ao acolhimento em sala de aula. A amostra teve a seguinte composição: um gerente da Central de Atendimento Acadêmico da instituição, três professores/chefes de departamento e três acadêmicos com deficiências. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas, e a análise de dados a partir de abordagem qualitativa. Os dados revelam a iniciativa da universidade em identificar os acadêmicos com NE logo no ato da matrícula. A postura dos chefes de departamento alternou, indo da isenção de responsabilidades à participação ativa no processo de inclusão. Os acadêmicos manifestam a disposição de participarem do processo de inclusão na universidade.Universidade do Sul de Santa Catarina2015-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/302510.19177/prppge.v9e162015384-398Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação; v. 9 n. 16 (2015): Políticas de Educação Superior: para onde caminha a universidade?; 384-3982179-2534reponame:Poiésis (Tubarão. Online)instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/3025/2470Copyright (c) 2015 Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFurlan, FabianoRibeiro, Sônia Maria2016-08-02T12:02:21Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/3025Revistahttp://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/PoiesisPRIhttp://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis/oai||revistapoiesis@unisul.br2179-25342179-2534opendoar:2016-08-02T12:02:21Poiésis (Tubarão. Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PROCESSO DE INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: ENCONTROS E DESENCONTROS DOS SUJEITOS QUE PARTICIPAM DESTE PROCESSO |
title |
O PROCESSO DE INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: ENCONTROS E DESENCONTROS DOS SUJEITOS QUE PARTICIPAM DESTE PROCESSO |
spellingShingle |
O PROCESSO DE INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: ENCONTROS E DESENCONTROS DOS SUJEITOS QUE PARTICIPAM DESTE PROCESSO Furlan, Fabiano Inclusão Ensino Superior Necessidades Especiais. |
title_short |
O PROCESSO DE INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: ENCONTROS E DESENCONTROS DOS SUJEITOS QUE PARTICIPAM DESTE PROCESSO |
title_full |
O PROCESSO DE INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: ENCONTROS E DESENCONTROS DOS SUJEITOS QUE PARTICIPAM DESTE PROCESSO |
title_fullStr |
O PROCESSO DE INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: ENCONTROS E DESENCONTROS DOS SUJEITOS QUE PARTICIPAM DESTE PROCESSO |
title_full_unstemmed |
O PROCESSO DE INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: ENCONTROS E DESENCONTROS DOS SUJEITOS QUE PARTICIPAM DESTE PROCESSO |
title_sort |
O PROCESSO DE INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: ENCONTROS E DESENCONTROS DOS SUJEITOS QUE PARTICIPAM DESTE PROCESSO |
author |
Furlan, Fabiano |
author_facet |
Furlan, Fabiano Ribeiro, Sônia Maria |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, Sônia Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Furlan, Fabiano Ribeiro, Sônia Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão Ensino Superior Necessidades Especiais. |
topic |
Inclusão Ensino Superior Necessidades Especiais. |
description |
O estudo em questão foi desenvolvido em uma universidade catarinense. O objetivo foi investigar o processo de inclusão de estudantes com necessidades especiais (NE) da matrícula ao acolhimento em sala de aula. A amostra teve a seguinte composição: um gerente da Central de Atendimento Acadêmico da instituição, três professores/chefes de departamento e três acadêmicos com deficiências. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas, e a análise de dados a partir de abordagem qualitativa. Os dados revelam a iniciativa da universidade em identificar os acadêmicos com NE logo no ato da matrícula. A postura dos chefes de departamento alternou, indo da isenção de responsabilidades à participação ativa no processo de inclusão. Os acadêmicos manifestam a disposição de participarem do processo de inclusão na universidade. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/3025 10.19177/prppge.v9e162015384-398 |
url |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/3025 |
identifier_str_mv |
10.19177/prppge.v9e162015384-398 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/3025/2470 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Sul de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Sul de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação; v. 9 n. 16 (2015): Políticas de Educação Superior: para onde caminha a universidade?; 384-398 2179-2534 reponame:Poiésis (Tubarão. Online) instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) instacron:UNISUL |
instname_str |
Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) |
instacron_str |
UNISUL |
institution |
UNISUL |
reponame_str |
Poiésis (Tubarão. Online) |
collection |
Poiésis (Tubarão. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Poiésis (Tubarão. Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistapoiesis@unisul.br |
_version_ |
1800218747697364992 |