Inclusão no ensino superior: perceções dos estudantes com Necessidades Educativas Especiais sobre o ingresso à universidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/17506 |
Resumo: | A educação inclusiva no Ensino Superior representa atualmente um desafio de âmbito social, educacional e político, que nos move a uma reflexão sobre o ingresso de estudantes com Necessidades Educativas Especiais (NEE) no Ensino Superior em Portugal. A fim de conhecer os principais suportes referenciados como essenciais para a inclusão optou-se pelo paradigma da investigação interpretativa com cariz qualitativo, sendo a recolha de dados através de entrevista semiestruturada. Foi verificada a importância de vários suportes, em especial o da família. O contingente especial para acesso ao Ensino Superior foi referenciado por todos os estudantes como um importante apoio. A forma como a universidade se organiza na fase de ingresso foi considerada satisfatória; no entanto, apresenta aspetos pontuais a serem modificados. As acessibilidades físicas/estruturais e culturais/atitudinais são citadas como fundamentais para a permanência destes estudantes na Universidade de Aveiro; porém, a falta de respaldo legal e de políticas inclusivas nacionais ainda dificultam esse processo. |
id |
RCAP_5c9b9489b5c54d08213dffd40c287c4b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/17506 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Inclusão no ensino superior: perceções dos estudantes com Necessidades Educativas Especiais sobre o ingresso à universidadeEnsino SuperiorInclusãoIngressoNecessidades EducativasNecessidades Educativas EspeciaisA educação inclusiva no Ensino Superior representa atualmente um desafio de âmbito social, educacional e político, que nos move a uma reflexão sobre o ingresso de estudantes com Necessidades Educativas Especiais (NEE) no Ensino Superior em Portugal. A fim de conhecer os principais suportes referenciados como essenciais para a inclusão optou-se pelo paradigma da investigação interpretativa com cariz qualitativo, sendo a recolha de dados através de entrevista semiestruturada. Foi verificada a importância de vários suportes, em especial o da família. O contingente especial para acesso ao Ensino Superior foi referenciado por todos os estudantes como um importante apoio. A forma como a universidade se organiza na fase de ingresso foi considerada satisfatória; no entanto, apresenta aspetos pontuais a serem modificados. As acessibilidades físicas/estruturais e culturais/atitudinais são citadas como fundamentais para a permanência destes estudantes na Universidade de Aveiro; porém, a falta de respaldo legal e de políticas inclusivas nacionais ainda dificultam esse processo.Nowadays inclusive education in Higher Education is considered to be a challenge in social, educational and political domains, that moves us towards a reflection regarding the entrance of students with Special Educational Needs in the Portuguese Higher Education sector. To obtain knowledge about the main support considered to be important in inclusion, the investigation was conducted according to a qualitative method, collecting data through a semi- structured interview. This data concludes that support measures are extremely important, especially the family. The Special Contingency to access the Higher Education was considered by students as an important support. The University’s organization in the entrance process was considered to be satisfactory, which justifies why some aspects need to be modified. Despite the fact that inclusive politics in Portugal difficult the process of permanency of these students in the University of Aveiro, the physical, structural, cultural and attitudinal accessibilities are pointed as fundamental elements in their permanency.La educación inclusiva en la Educación Superior representa, en la actualidad, un desafío de carácter social, educacional y político, lo que nos mueve para una reflexión acerca del ingreso de los estudiantes con Necesidades Educativas Especiales en la Educación Superior en Portugal. Para conocer los suportes principales referidos como esenciales para la inclusión hemos optado por una investigación cualitativa, recogiéndose los datos a través de una entrevista semiestructurada. La importancia de los varios suportes fue comprobada, especialmente de la familia. El contingente especial para el acceso a la Educación Superior fue referido por los estudiantes como un importante apoyo. La organización de la universidad en la fase del ingreso fue considerada satisfactoria, aunque presente algunos aspectos que deben ser cambiados. Las accesibilidades físicas/estructurales y culturales/actitudinales son consideradas como fundamentales para la permanencia de estos estudiantes en la Universidad de Aveiro, aunque la ausencia de políticas inclusivas nacionales dificulte muchísimo ese proceso.2017-05-19T11:18:53Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/17506por0871-9187Santos, EvelynGonçalves, ManuelaRamos, IsabelCastro, LisnetiLomeo, Roselaneinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:32:41Zoai:ria.ua.pt:10773/17506Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:52:18.638948Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inclusão no ensino superior: perceções dos estudantes com Necessidades Educativas Especiais sobre o ingresso à universidade |
title |
Inclusão no ensino superior: perceções dos estudantes com Necessidades Educativas Especiais sobre o ingresso à universidade |
spellingShingle |
Inclusão no ensino superior: perceções dos estudantes com Necessidades Educativas Especiais sobre o ingresso à universidade Santos, Evelyn Ensino Superior Inclusão Ingresso Necessidades Educativas Necessidades Educativas Especiais |
title_short |
Inclusão no ensino superior: perceções dos estudantes com Necessidades Educativas Especiais sobre o ingresso à universidade |
title_full |
Inclusão no ensino superior: perceções dos estudantes com Necessidades Educativas Especiais sobre o ingresso à universidade |
title_fullStr |
Inclusão no ensino superior: perceções dos estudantes com Necessidades Educativas Especiais sobre o ingresso à universidade |
title_full_unstemmed |
Inclusão no ensino superior: perceções dos estudantes com Necessidades Educativas Especiais sobre o ingresso à universidade |
title_sort |
Inclusão no ensino superior: perceções dos estudantes com Necessidades Educativas Especiais sobre o ingresso à universidade |
author |
Santos, Evelyn |
author_facet |
Santos, Evelyn Gonçalves, Manuela Ramos, Isabel Castro, Lisneti Lomeo, Roselane |
author_role |
author |
author2 |
Gonçalves, Manuela Ramos, Isabel Castro, Lisneti Lomeo, Roselane |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Evelyn Gonçalves, Manuela Ramos, Isabel Castro, Lisneti Lomeo, Roselane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Superior Inclusão Ingresso Necessidades Educativas Necessidades Educativas Especiais |
topic |
Ensino Superior Inclusão Ingresso Necessidades Educativas Necessidades Educativas Especiais |
description |
A educação inclusiva no Ensino Superior representa atualmente um desafio de âmbito social, educacional e político, que nos move a uma reflexão sobre o ingresso de estudantes com Necessidades Educativas Especiais (NEE) no Ensino Superior em Portugal. A fim de conhecer os principais suportes referenciados como essenciais para a inclusão optou-se pelo paradigma da investigação interpretativa com cariz qualitativo, sendo a recolha de dados através de entrevista semiestruturada. Foi verificada a importância de vários suportes, em especial o da família. O contingente especial para acesso ao Ensino Superior foi referenciado por todos os estudantes como um importante apoio. A forma como a universidade se organiza na fase de ingresso foi considerada satisfatória; no entanto, apresenta aspetos pontuais a serem modificados. As acessibilidades físicas/estruturais e culturais/atitudinais são citadas como fundamentais para a permanência destes estudantes na Universidade de Aveiro; porém, a falta de respaldo legal e de políticas inclusivas nacionais ainda dificultam esse processo. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-01T00:00:00Z 2015 2017-05-19T11:18:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/17506 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/17506 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
0871-9187 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137573042388992 |