Inclusão no ensino superior: perceções dos estudantes com Necessidades Educativas Especiais sobre o ingresso à universidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Evelyn
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Gonçalves, Manuela, Ramos, Isabel, Castro, Lisneti, Lomeo, Roselane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/17506
Resumo: A educação inclusiva no Ensino Superior representa atualmente um desafio de âmbito social, educacional e político, que nos move a uma reflexão sobre o ingresso de estudantes com Necessidades Educativas Especiais (NEE) no Ensino Superior em Portugal. A fim de conhecer os principais suportes referenciados como essenciais para a inclusão optou-se pelo paradigma da investigação interpretativa com cariz qualitativo, sendo a recolha de dados através de entrevista semiestruturada. Foi verificada a importância de vários suportes, em especial o da família. O contingente especial para acesso ao Ensino Superior foi referenciado por todos os estudantes como um importante apoio. A forma como a universidade se organiza na fase de ingresso foi considerada satisfatória; no entanto, apresenta aspetos pontuais a serem modificados. As acessibilidades físicas/estruturais e culturais/atitudinais são citadas como fundamentais para a permanência destes estudantes na Universidade de Aveiro; porém, a falta de respaldo legal e de políticas inclusivas nacionais ainda dificultam esse processo.
id RCAP_5c9b9489b5c54d08213dffd40c287c4b
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/17506
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Inclusão no ensino superior: perceções dos estudantes com Necessidades Educativas Especiais sobre o ingresso à universidadeEnsino SuperiorInclusãoIngressoNecessidades EducativasNecessidades Educativas EspeciaisA educação inclusiva no Ensino Superior representa atualmente um desafio de âmbito social, educacional e político, que nos move a uma reflexão sobre o ingresso de estudantes com Necessidades Educativas Especiais (NEE) no Ensino Superior em Portugal. A fim de conhecer os principais suportes referenciados como essenciais para a inclusão optou-se pelo paradigma da investigação interpretativa com cariz qualitativo, sendo a recolha de dados através de entrevista semiestruturada. Foi verificada a importância de vários suportes, em especial o da família. O contingente especial para acesso ao Ensino Superior foi referenciado por todos os estudantes como um importante apoio. A forma como a universidade se organiza na fase de ingresso foi considerada satisfatória; no entanto, apresenta aspetos pontuais a serem modificados. As acessibilidades físicas/estruturais e culturais/atitudinais são citadas como fundamentais para a permanência destes estudantes na Universidade de Aveiro; porém, a falta de respaldo legal e de políticas inclusivas nacionais ainda dificultam esse processo.Nowadays inclusive education in Higher Education is considered to be a challenge in social, educational and political domains, that moves us towards a reflection regarding the entrance of students with Special Educational Needs in the Portuguese Higher Education sector. To obtain knowledge about the main support considered to be important in inclusion, the investigation was conducted according to a qualitative method, collecting data through a semi- structured interview. This data concludes that support measures are extremely important, especially the family. The Special Contingency to access the Higher Education was considered by students as an important support. The University’s organization in the entrance process was considered to be satisfactory, which justifies why some aspects need to be modified. Despite the fact that inclusive politics in Portugal difficult the process of permanency of these students in the University of Aveiro, the physical, structural, cultural and attitudinal accessibilities are pointed as fundamental elements in their permanency.La educación inclusiva en la Educación Superior representa, en la actualidad, un desafío de carácter social, educacional y político, lo que nos mueve para una reflexión acerca del ingreso de los estudiantes con Necesidades Educativas Especiales en la Educación Superior en Portugal. Para conocer los suportes principales referidos como esenciales para la inclusión hemos optado por una investigación cualitativa, recogiéndose los datos a través de una entrevista semiestructurada. La importancia de los varios suportes fue comprobada, especialmente de la familia. El contingente especial para el acceso a la Educación Superior fue referido por los estudiantes como un importante apoyo. La organización de la universidad en la fase del ingreso fue considerada satisfactoria, aunque presente algunos aspectos que deben ser cambiados. Las accesibilidades físicas/estructurales y culturales/actitudinales son consideradas como fundamentales para la permanencia de estos estudiantes en la Universidad de Aveiro, aunque la ausencia de políticas inclusivas nacionales dificulte muchísimo ese proceso.2017-05-19T11:18:53Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/17506por0871-9187Santos, EvelynGonçalves, ManuelaRamos, IsabelCastro, LisnetiLomeo, Roselaneinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:32:41Zoai:ria.ua.pt:10773/17506Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:52:18.638948Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão no ensino superior: perceções dos estudantes com Necessidades Educativas Especiais sobre o ingresso à universidade
title Inclusão no ensino superior: perceções dos estudantes com Necessidades Educativas Especiais sobre o ingresso à universidade
spellingShingle Inclusão no ensino superior: perceções dos estudantes com Necessidades Educativas Especiais sobre o ingresso à universidade
Santos, Evelyn
Ensino Superior
Inclusão
Ingresso
Necessidades Educativas
Necessidades Educativas Especiais
title_short Inclusão no ensino superior: perceções dos estudantes com Necessidades Educativas Especiais sobre o ingresso à universidade
title_full Inclusão no ensino superior: perceções dos estudantes com Necessidades Educativas Especiais sobre o ingresso à universidade
title_fullStr Inclusão no ensino superior: perceções dos estudantes com Necessidades Educativas Especiais sobre o ingresso à universidade
title_full_unstemmed Inclusão no ensino superior: perceções dos estudantes com Necessidades Educativas Especiais sobre o ingresso à universidade
title_sort Inclusão no ensino superior: perceções dos estudantes com Necessidades Educativas Especiais sobre o ingresso à universidade
author Santos, Evelyn
author_facet Santos, Evelyn
Gonçalves, Manuela
Ramos, Isabel
Castro, Lisneti
Lomeo, Roselane
author_role author
author2 Gonçalves, Manuela
Ramos, Isabel
Castro, Lisneti
Lomeo, Roselane
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Evelyn
Gonçalves, Manuela
Ramos, Isabel
Castro, Lisneti
Lomeo, Roselane
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Superior
Inclusão
Ingresso
Necessidades Educativas
Necessidades Educativas Especiais
topic Ensino Superior
Inclusão
Ingresso
Necessidades Educativas
Necessidades Educativas Especiais
description A educação inclusiva no Ensino Superior representa atualmente um desafio de âmbito social, educacional e político, que nos move a uma reflexão sobre o ingresso de estudantes com Necessidades Educativas Especiais (NEE) no Ensino Superior em Portugal. A fim de conhecer os principais suportes referenciados como essenciais para a inclusão optou-se pelo paradigma da investigação interpretativa com cariz qualitativo, sendo a recolha de dados através de entrevista semiestruturada. Foi verificada a importância de vários suportes, em especial o da família. O contingente especial para acesso ao Ensino Superior foi referenciado por todos os estudantes como um importante apoio. A forma como a universidade se organiza na fase de ingresso foi considerada satisfatória; no entanto, apresenta aspetos pontuais a serem modificados. As acessibilidades físicas/estruturais e culturais/atitudinais são citadas como fundamentais para a permanência destes estudantes na Universidade de Aveiro; porém, a falta de respaldo legal e de políticas inclusivas nacionais ainda dificultam esse processo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015
2017-05-19T11:18:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/17506
url http://hdl.handle.net/10773/17506
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0871-9187
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137573042388992