BULLYING E PRECONCEITOS ÉTNICO-RACIAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Poiésis (Tubarão. Online) |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/1828 |
Resumo: | Bullying é um tipo de violência que se faz cada vez mais presente em debates educacionais. O estudo objetiva problematizar o fenômeno a partir de uma análise crítica que o relaciona às diferenças. Para tanto, buscou ouvir os alunos em relação às suas experiências e vivências do cotidiano escolar. Foram observadas aulas de Educação Física de sextos anos de uma escola estadual de Campinas (SP), com registros realizados em Diário de Campo. Estes registros fundamentaram a formação de um Grupo Focal com quinze alunos. A escolha metodológica teve como objetivo ouvir os alunos a respeito da convivência escolar para posteriormente analisar o bullying. Com os dados colhidos, foi possível observar que os preconceitos étnico-raciais estão presentes nas relações entre os alunos. A partir desses dados, o presente artigo se propõe a uma reflexão sobre os preconceitos étnico-raciais a partir da fala dos alunos, problematizando o fenômeno bullying nesse contexto. |
id |
UNISUL-4_f18527d620f11713df0203cc4a559b94 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/1828 |
network_acronym_str |
UNISUL-4 |
network_name_str |
Poiésis (Tubarão. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
BULLYING E PRECONCEITOS ÉTNICO-RACIAISBullyingEscolaJuventudePreconceitos étnico-raciaisBullying é um tipo de violência que se faz cada vez mais presente em debates educacionais. O estudo objetiva problematizar o fenômeno a partir de uma análise crítica que o relaciona às diferenças. Para tanto, buscou ouvir os alunos em relação às suas experiências e vivências do cotidiano escolar. Foram observadas aulas de Educação Física de sextos anos de uma escola estadual de Campinas (SP), com registros realizados em Diário de Campo. Estes registros fundamentaram a formação de um Grupo Focal com quinze alunos. A escolha metodológica teve como objetivo ouvir os alunos a respeito da convivência escolar para posteriormente analisar o bullying. Com os dados colhidos, foi possível observar que os preconceitos étnico-raciais estão presentes nas relações entre os alunos. A partir desses dados, o presente artigo se propõe a uma reflexão sobre os preconceitos étnico-raciais a partir da fala dos alunos, problematizando o fenômeno bullying nesse contexto.Universidade do Sul de Santa Catarina2013-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/182810.19177/prppge.v7e122013302-323Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação; v. 7 n. 12 (2013); 302-3232179-2534reponame:Poiésis (Tubarão. Online)instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/1828/1312Batista, Elise Helena Moraisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-18T17:32:57Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/1828Revistahttp://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/PoiesisPRIhttp://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis/oai||revistapoiesis@unisul.br2179-25342179-2534opendoar:2016-07-18T17:32:57Poiésis (Tubarão. Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
BULLYING E PRECONCEITOS ÉTNICO-RACIAIS |
title |
BULLYING E PRECONCEITOS ÉTNICO-RACIAIS |
spellingShingle |
BULLYING E PRECONCEITOS ÉTNICO-RACIAIS Batista, Elise Helena Morais Bullying Escola Juventude Preconceitos étnico-raciais |
title_short |
BULLYING E PRECONCEITOS ÉTNICO-RACIAIS |
title_full |
BULLYING E PRECONCEITOS ÉTNICO-RACIAIS |
title_fullStr |
BULLYING E PRECONCEITOS ÉTNICO-RACIAIS |
title_full_unstemmed |
BULLYING E PRECONCEITOS ÉTNICO-RACIAIS |
title_sort |
BULLYING E PRECONCEITOS ÉTNICO-RACIAIS |
author |
Batista, Elise Helena Morais |
author_facet |
Batista, Elise Helena Morais |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batista, Elise Helena Morais |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bullying Escola Juventude Preconceitos étnico-raciais |
topic |
Bullying Escola Juventude Preconceitos étnico-raciais |
description |
Bullying é um tipo de violência que se faz cada vez mais presente em debates educacionais. O estudo objetiva problematizar o fenômeno a partir de uma análise crítica que o relaciona às diferenças. Para tanto, buscou ouvir os alunos em relação às suas experiências e vivências do cotidiano escolar. Foram observadas aulas de Educação Física de sextos anos de uma escola estadual de Campinas (SP), com registros realizados em Diário de Campo. Estes registros fundamentaram a formação de um Grupo Focal com quinze alunos. A escolha metodológica teve como objetivo ouvir os alunos a respeito da convivência escolar para posteriormente analisar o bullying. Com os dados colhidos, foi possível observar que os preconceitos étnico-raciais estão presentes nas relações entre os alunos. A partir desses dados, o presente artigo se propõe a uma reflexão sobre os preconceitos étnico-raciais a partir da fala dos alunos, problematizando o fenômeno bullying nesse contexto. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-11-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/1828 10.19177/prppge.v7e122013302-323 |
url |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/1828 |
identifier_str_mv |
10.19177/prppge.v7e122013302-323 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/1828/1312 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Sul de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Sul de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação; v. 7 n. 12 (2013); 302-323 2179-2534 reponame:Poiésis (Tubarão. Online) instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) instacron:UNISUL |
instname_str |
Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) |
instacron_str |
UNISUL |
institution |
UNISUL |
reponame_str |
Poiésis (Tubarão. Online) |
collection |
Poiésis (Tubarão. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Poiésis (Tubarão. Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistapoiesis@unisul.br |
_version_ |
1800218747583070208 |