BULLYING E PRECONCEITOS ÉTNICO-RACIAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Elise Helena Morais
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Poiésis (Tubarão. Online)
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/1828
Resumo: Bullying é um tipo de violência que se faz cada vez mais presente em debates educacionais. O estudo objetiva problematizar o fenômeno a partir de uma análise crítica que o relaciona às diferenças. Para tanto, buscou ouvir os alunos em relação às suas experiências e vivências do cotidiano escolar. Foram observadas aulas de Educação Física de sextos anos de uma escola estadual de Campinas (SP), com registros realizados em Diário de Campo. Estes registros fundamentaram a formação de um Grupo Focal com quinze alunos. A escolha metodológica teve como objetivo ouvir os alunos a respeito da convivência escolar para posteriormente analisar o bullying. Com os dados colhidos, foi possível observar que os preconceitos étnico-raciais estão presentes nas relações entre os alunos. A partir desses dados, o presente artigo se propõe a uma reflexão sobre os preconceitos étnico-raciais a partir da fala dos alunos, problematizando o fenômeno bullying nesse contexto.
id UNISUL-4_f18527d620f11713df0203cc4a559b94
oai_identifier_str oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/1828
network_acronym_str UNISUL-4
network_name_str Poiésis (Tubarão. Online)
repository_id_str
spelling BULLYING E PRECONCEITOS ÉTNICO-RACIAISBullyingEscolaJuventudePreconceitos étnico-raciaisBullying é um tipo de violência que se faz cada vez mais presente em debates educacionais. O estudo objetiva problematizar o fenômeno a partir de uma análise crítica que o relaciona às diferenças. Para tanto, buscou ouvir os alunos em relação às suas experiências e vivências do cotidiano escolar. Foram observadas aulas de Educação Física de sextos anos de uma escola estadual de Campinas (SP), com registros realizados em Diário de Campo. Estes registros fundamentaram a formação de um Grupo Focal com quinze alunos. A escolha metodológica teve como objetivo ouvir os alunos a respeito da convivência escolar para posteriormente analisar o bullying. Com os dados colhidos, foi possível observar que os preconceitos étnico-raciais estão presentes nas relações entre os alunos. A partir desses dados, o presente artigo se propõe a uma reflexão sobre os preconceitos étnico-raciais a partir da fala dos alunos, problematizando o fenômeno bullying nesse contexto.Universidade do Sul de Santa Catarina2013-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/182810.19177/prppge.v7e122013302-323Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação; v. 7 n. 12 (2013); 302-3232179-2534reponame:Poiésis (Tubarão. Online)instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/1828/1312Batista, Elise Helena Moraisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-18T17:32:57Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/1828Revistahttp://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/PoiesisPRIhttp://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis/oai||revistapoiesis@unisul.br2179-25342179-2534opendoar:2016-07-18T17:32:57Poiésis (Tubarão. Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)false
dc.title.none.fl_str_mv BULLYING E PRECONCEITOS ÉTNICO-RACIAIS
title BULLYING E PRECONCEITOS ÉTNICO-RACIAIS
spellingShingle BULLYING E PRECONCEITOS ÉTNICO-RACIAIS
Batista, Elise Helena Morais
Bullying
Escola
Juventude
Preconceitos étnico-raciais
title_short BULLYING E PRECONCEITOS ÉTNICO-RACIAIS
title_full BULLYING E PRECONCEITOS ÉTNICO-RACIAIS
title_fullStr BULLYING E PRECONCEITOS ÉTNICO-RACIAIS
title_full_unstemmed BULLYING E PRECONCEITOS ÉTNICO-RACIAIS
title_sort BULLYING E PRECONCEITOS ÉTNICO-RACIAIS
author Batista, Elise Helena Morais
author_facet Batista, Elise Helena Morais
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Elise Helena Morais
dc.subject.por.fl_str_mv Bullying
Escola
Juventude
Preconceitos étnico-raciais
topic Bullying
Escola
Juventude
Preconceitos étnico-raciais
description Bullying é um tipo de violência que se faz cada vez mais presente em debates educacionais. O estudo objetiva problematizar o fenômeno a partir de uma análise crítica que o relaciona às diferenças. Para tanto, buscou ouvir os alunos em relação às suas experiências e vivências do cotidiano escolar. Foram observadas aulas de Educação Física de sextos anos de uma escola estadual de Campinas (SP), com registros realizados em Diário de Campo. Estes registros fundamentaram a formação de um Grupo Focal com quinze alunos. A escolha metodológica teve como objetivo ouvir os alunos a respeito da convivência escolar para posteriormente analisar o bullying. Com os dados colhidos, foi possível observar que os preconceitos étnico-raciais estão presentes nas relações entre os alunos. A partir desses dados, o presente artigo se propõe a uma reflexão sobre os preconceitos étnico-raciais a partir da fala dos alunos, problematizando o fenômeno bullying nesse contexto.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/1828
10.19177/prppge.v7e122013302-323
url https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/1828
identifier_str_mv 10.19177/prppge.v7e122013302-323
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/1828/1312
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Sul de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Sul de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação; v. 7 n. 12 (2013); 302-323
2179-2534
reponame:Poiésis (Tubarão. Online)
instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
instacron:UNISUL
instname_str Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
instacron_str UNISUL
institution UNISUL
reponame_str Poiésis (Tubarão. Online)
collection Poiésis (Tubarão. Online)
repository.name.fl_str_mv Poiésis (Tubarão. Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
repository.mail.fl_str_mv ||revistapoiesis@unisul.br
_version_ 1800218747583070208