A Hora da Estrela, de Clarice Lispector na telinha: possibilidades em torno da literatura e da televisão na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grazioli, Fabiano Tadeu
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Memorare
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/7341
Resumo: No presente trabalho propomos uma mirada em direção a um veículo que monopoliza a atenção de um número significativo de pessoas em nosso país: a televisão. Nosso objetivo é refletir primeiramente sobre a televisão enquanto linguagem que, por assim se constituir, pode e deve circular na escola e por ela ser incorporada como objeto de leitura, fruição e reflexão crítica. Na sequência, encaminhamos nosso olhar para a possibilidade de a televisão, esse espaço visto muitas vezes somente como comercial, exibir em sua tela narrativas gestadas no texto literário impresso, focalizando, nos processos de transposição, um contexto de leitura (que julgamos) amplamente significativo. Por último, apresentamos uma alternativa metodológica a partir do programa Cena Aberta, exibido pela Rede Globo em 2003, hoje em DVD, demonstrando ao leitor/professor que é possível utilizar a televisão na sala de aula e abordá-la como linguagem específica, bem como espaço onde a literatura pode configurar por meio da transposição do texto escrito para a imagem. Nossas reflexões encontram respaldo teórico nos estudos de Maria Inês Ghilardi (1999, 2002), Adilson Citelli (2000, 2002), Arlindo Machado (2003), José Marques de Melo (1999), Eliane Nagamini (2002), entre outros.
id UNISUL-5_295635502a82a179db2df668185513b2
oai_identifier_str oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/7341
network_acronym_str UNISUL-5
network_name_str Revista Memorare
repository_id_str
spelling A Hora da Estrela, de Clarice Lispector na telinha: possibilidades em torno da literatura e da televisão na escolaTelevisãoprocessos de transposiçãoleitura literáriaNo presente trabalho propomos uma mirada em direção a um veículo que monopoliza a atenção de um número significativo de pessoas em nosso país: a televisão. Nosso objetivo é refletir primeiramente sobre a televisão enquanto linguagem que, por assim se constituir, pode e deve circular na escola e por ela ser incorporada como objeto de leitura, fruição e reflexão crítica. Na sequência, encaminhamos nosso olhar para a possibilidade de a televisão, esse espaço visto muitas vezes somente como comercial, exibir em sua tela narrativas gestadas no texto literário impresso, focalizando, nos processos de transposição, um contexto de leitura (que julgamos) amplamente significativo. Por último, apresentamos uma alternativa metodológica a partir do programa Cena Aberta, exibido pela Rede Globo em 2003, hoje em DVD, demonstrando ao leitor/professor que é possível utilizar a televisão na sala de aula e abordá-la como linguagem específica, bem como espaço onde a literatura pode configurar por meio da transposição do texto escrito para a imagem. Nossas reflexões encontram respaldo teórico nos estudos de Maria Inês Ghilardi (1999, 2002), Adilson Citelli (2000, 2002), Arlindo Machado (2003), José Marques de Melo (1999), Eliane Nagamini (2002), entre outros.Editora Unisul2018-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/734110.19177/memorare.v5e32018154-177Revista Memorare; v. 5 n. 3 (2018): (set/dez) Especial Dossiê "Televisão, Redes Convergentes e o Lugar da Memória"; 154-1772358-05932358-0593reponame:Revista Memorareinstname:Universidade do Sul de SC (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/7341/4256Copyright (c) 2018 Fabiano Tadeu Grazioliinfo:eu-repo/semantics/openAccessGrazioli, Fabiano Tadeu2018-12-18T16:50:48Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/7341Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupepPUBhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/oai||revistamemorare@outlook.com2358-05932358-0593opendoar:2018-12-18T16:50:48Revista Memorare - Universidade do Sul de SC (UNISUL)false
dc.title.none.fl_str_mv A Hora da Estrela, de Clarice Lispector na telinha: possibilidades em torno da literatura e da televisão na escola
title A Hora da Estrela, de Clarice Lispector na telinha: possibilidades em torno da literatura e da televisão na escola
spellingShingle A Hora da Estrela, de Clarice Lispector na telinha: possibilidades em torno da literatura e da televisão na escola
Grazioli, Fabiano Tadeu
Televisão
processos de transposição
leitura literária
title_short A Hora da Estrela, de Clarice Lispector na telinha: possibilidades em torno da literatura e da televisão na escola
title_full A Hora da Estrela, de Clarice Lispector na telinha: possibilidades em torno da literatura e da televisão na escola
title_fullStr A Hora da Estrela, de Clarice Lispector na telinha: possibilidades em torno da literatura e da televisão na escola
title_full_unstemmed A Hora da Estrela, de Clarice Lispector na telinha: possibilidades em torno da literatura e da televisão na escola
title_sort A Hora da Estrela, de Clarice Lispector na telinha: possibilidades em torno da literatura e da televisão na escola
author Grazioli, Fabiano Tadeu
author_facet Grazioli, Fabiano Tadeu
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Grazioli, Fabiano Tadeu
dc.subject.por.fl_str_mv Televisão
processos de transposição
leitura literária
topic Televisão
processos de transposição
leitura literária
description No presente trabalho propomos uma mirada em direção a um veículo que monopoliza a atenção de um número significativo de pessoas em nosso país: a televisão. Nosso objetivo é refletir primeiramente sobre a televisão enquanto linguagem que, por assim se constituir, pode e deve circular na escola e por ela ser incorporada como objeto de leitura, fruição e reflexão crítica. Na sequência, encaminhamos nosso olhar para a possibilidade de a televisão, esse espaço visto muitas vezes somente como comercial, exibir em sua tela narrativas gestadas no texto literário impresso, focalizando, nos processos de transposição, um contexto de leitura (que julgamos) amplamente significativo. Por último, apresentamos uma alternativa metodológica a partir do programa Cena Aberta, exibido pela Rede Globo em 2003, hoje em DVD, demonstrando ao leitor/professor que é possível utilizar a televisão na sala de aula e abordá-la como linguagem específica, bem como espaço onde a literatura pode configurar por meio da transposição do texto escrito para a imagem. Nossas reflexões encontram respaldo teórico nos estudos de Maria Inês Ghilardi (1999, 2002), Adilson Citelli (2000, 2002), Arlindo Machado (2003), José Marques de Melo (1999), Eliane Nagamini (2002), entre outros.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/7341
10.19177/memorare.v5e32018154-177
url https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/7341
identifier_str_mv 10.19177/memorare.v5e32018154-177
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/7341/4256
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Fabiano Tadeu Grazioli
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Fabiano Tadeu Grazioli
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Unisul
publisher.none.fl_str_mv Editora Unisul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Memorare; v. 5 n. 3 (2018): (set/dez) Especial Dossiê "Televisão, Redes Convergentes e o Lugar da Memória"; 154-177
2358-0593
2358-0593
reponame:Revista Memorare
instname:Universidade do Sul de SC (UNISUL)
instacron:UNISUL
instname_str Universidade do Sul de SC (UNISUL)
instacron_str UNISUL
institution UNISUL
reponame_str Revista Memorare
collection Revista Memorare
repository.name.fl_str_mv Revista Memorare - Universidade do Sul de SC (UNISUL)
repository.mail.fl_str_mv ||revistamemorare@outlook.com
_version_ 1798325335639457792