A Hora da Estrela, de Clarice Lispector na telinha: possibilidades em torno da literatura e da televisão na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Memorare |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/7341 |
Resumo: | No presente trabalho propomos uma mirada em direção a um veículo que monopoliza a atenção de um número significativo de pessoas em nosso país: a televisão. Nosso objetivo é refletir primeiramente sobre a televisão enquanto linguagem que, por assim se constituir, pode e deve circular na escola e por ela ser incorporada como objeto de leitura, fruição e reflexão crítica. Na sequência, encaminhamos nosso olhar para a possibilidade de a televisão, esse espaço visto muitas vezes somente como comercial, exibir em sua tela narrativas gestadas no texto literário impresso, focalizando, nos processos de transposição, um contexto de leitura (que julgamos) amplamente significativo. Por último, apresentamos uma alternativa metodológica a partir do programa Cena Aberta, exibido pela Rede Globo em 2003, hoje em DVD, demonstrando ao leitor/professor que é possível utilizar a televisão na sala de aula e abordá-la como linguagem específica, bem como espaço onde a literatura pode configurar por meio da transposição do texto escrito para a imagem. Nossas reflexões encontram respaldo teórico nos estudos de Maria Inês Ghilardi (1999, 2002), Adilson Citelli (2000, 2002), Arlindo Machado (2003), José Marques de Melo (1999), Eliane Nagamini (2002), entre outros. |
id |
UNISUL-5_295635502a82a179db2df668185513b2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/7341 |
network_acronym_str |
UNISUL-5 |
network_name_str |
Revista Memorare |
repository_id_str |
|
spelling |
A Hora da Estrela, de Clarice Lispector na telinha: possibilidades em torno da literatura e da televisão na escolaTelevisãoprocessos de transposiçãoleitura literáriaNo presente trabalho propomos uma mirada em direção a um veículo que monopoliza a atenção de um número significativo de pessoas em nosso país: a televisão. Nosso objetivo é refletir primeiramente sobre a televisão enquanto linguagem que, por assim se constituir, pode e deve circular na escola e por ela ser incorporada como objeto de leitura, fruição e reflexão crítica. Na sequência, encaminhamos nosso olhar para a possibilidade de a televisão, esse espaço visto muitas vezes somente como comercial, exibir em sua tela narrativas gestadas no texto literário impresso, focalizando, nos processos de transposição, um contexto de leitura (que julgamos) amplamente significativo. Por último, apresentamos uma alternativa metodológica a partir do programa Cena Aberta, exibido pela Rede Globo em 2003, hoje em DVD, demonstrando ao leitor/professor que é possível utilizar a televisão na sala de aula e abordá-la como linguagem específica, bem como espaço onde a literatura pode configurar por meio da transposição do texto escrito para a imagem. Nossas reflexões encontram respaldo teórico nos estudos de Maria Inês Ghilardi (1999, 2002), Adilson Citelli (2000, 2002), Arlindo Machado (2003), José Marques de Melo (1999), Eliane Nagamini (2002), entre outros.Editora Unisul2018-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/734110.19177/memorare.v5e32018154-177Revista Memorare; v. 5 n. 3 (2018): (set/dez) Especial Dossiê "Televisão, Redes Convergentes e o Lugar da Memória"; 154-1772358-05932358-0593reponame:Revista Memorareinstname:Universidade do Sul de SC (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/7341/4256Copyright (c) 2018 Fabiano Tadeu Grazioliinfo:eu-repo/semantics/openAccessGrazioli, Fabiano Tadeu2018-12-18T16:50:48Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/7341Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupepPUBhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/oai||revistamemorare@outlook.com2358-05932358-0593opendoar:2018-12-18T16:50:48Revista Memorare - Universidade do Sul de SC (UNISUL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Hora da Estrela, de Clarice Lispector na telinha: possibilidades em torno da literatura e da televisão na escola |
title |
A Hora da Estrela, de Clarice Lispector na telinha: possibilidades em torno da literatura e da televisão na escola |
spellingShingle |
A Hora da Estrela, de Clarice Lispector na telinha: possibilidades em torno da literatura e da televisão na escola Grazioli, Fabiano Tadeu Televisão processos de transposição leitura literária |
title_short |
A Hora da Estrela, de Clarice Lispector na telinha: possibilidades em torno da literatura e da televisão na escola |
title_full |
A Hora da Estrela, de Clarice Lispector na telinha: possibilidades em torno da literatura e da televisão na escola |
title_fullStr |
A Hora da Estrela, de Clarice Lispector na telinha: possibilidades em torno da literatura e da televisão na escola |
title_full_unstemmed |
A Hora da Estrela, de Clarice Lispector na telinha: possibilidades em torno da literatura e da televisão na escola |
title_sort |
A Hora da Estrela, de Clarice Lispector na telinha: possibilidades em torno da literatura e da televisão na escola |
author |
Grazioli, Fabiano Tadeu |
author_facet |
Grazioli, Fabiano Tadeu |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Grazioli, Fabiano Tadeu |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Televisão processos de transposição leitura literária |
topic |
Televisão processos de transposição leitura literária |
description |
No presente trabalho propomos uma mirada em direção a um veículo que monopoliza a atenção de um número significativo de pessoas em nosso país: a televisão. Nosso objetivo é refletir primeiramente sobre a televisão enquanto linguagem que, por assim se constituir, pode e deve circular na escola e por ela ser incorporada como objeto de leitura, fruição e reflexão crítica. Na sequência, encaminhamos nosso olhar para a possibilidade de a televisão, esse espaço visto muitas vezes somente como comercial, exibir em sua tela narrativas gestadas no texto literário impresso, focalizando, nos processos de transposição, um contexto de leitura (que julgamos) amplamente significativo. Por último, apresentamos uma alternativa metodológica a partir do programa Cena Aberta, exibido pela Rede Globo em 2003, hoje em DVD, demonstrando ao leitor/professor que é possível utilizar a televisão na sala de aula e abordá-la como linguagem específica, bem como espaço onde a literatura pode configurar por meio da transposição do texto escrito para a imagem. Nossas reflexões encontram respaldo teórico nos estudos de Maria Inês Ghilardi (1999, 2002), Adilson Citelli (2000, 2002), Arlindo Machado (2003), José Marques de Melo (1999), Eliane Nagamini (2002), entre outros. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/7341 10.19177/memorare.v5e32018154-177 |
url |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/7341 |
identifier_str_mv |
10.19177/memorare.v5e32018154-177 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/7341/4256 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Fabiano Tadeu Grazioli info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Fabiano Tadeu Grazioli |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Unisul |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Unisul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Memorare; v. 5 n. 3 (2018): (set/dez) Especial Dossiê "Televisão, Redes Convergentes e o Lugar da Memória"; 154-177 2358-0593 2358-0593 reponame:Revista Memorare instname:Universidade do Sul de SC (UNISUL) instacron:UNISUL |
instname_str |
Universidade do Sul de SC (UNISUL) |
instacron_str |
UNISUL |
institution |
UNISUL |
reponame_str |
Revista Memorare |
collection |
Revista Memorare |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Memorare - Universidade do Sul de SC (UNISUL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistamemorare@outlook.com |
_version_ |
1798325335639457792 |