Uma experiência de leitura literária no Ensino Fundamental II: A hora da estrela, de Clarice Lispector
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8162/tde-11072018-124824/ |
Resumo: | A presente dissertação tem como objetivo discutir aspectos da leitura literária em sala de aula a partir da leitura do romance A hora da estrela, de Clarice Lispector, aplicada nas aulas de Língua Portuguesa em uma escola municipal de São Paulo. Esta pesquisa insere-se no contexto do Mestrado Profissionalizante em Rede Nacional Profletras, que visa promover a educação continuada dos professores de Língua Portuguesa atuantes no ensino público do país. Por isso, professor e pesquisador aqui são um único sujeito que busca aprimorar e refletir sobre sua prática pedagógica. A partir dos estudos dos documentos oficiais nacionais e municipais e das discussões teórico-metodológicas sobre o ensino de Leitura Literária (ROUXEL, LANGLADE, REZENDE, 2013), foi realizada a leitura compartilhada da obra de Clarice Lispector, com duas turmas de 9º ano em 2017. O planejamento, sua execução e a coleta de dados não se deram sem imprevistos e percalços, típicos em qualquer escola ou sala de aula. Todas essas etapas, bem como os comentários e produções textuais dos estudantes, foram descritas e analisadas com vias a se perceber as leituras realizadas por estudantes/leitores reais em uma sala de aula sob a mediação do professor/pesquisador, leitor experiente que busca uma leitura implicada e significativa. Os resultados demonstram avanços e recuos de estudantes ainda pouco familiarizados com o repertório próprio da cultura literária, mas que a partir de suas experiências pessoais e da partilha de interpretações e impressões apoderam-se e utilizam-se do texto literário de modo singular. Nesta experiência, alguns conceitos provaram ser decisivos para o sucesso da atividade: a mediação do professor, a partilha dentro da comunidade leitora e o pacto que não se estabelece apenas entre leitor e obra, mas entre estudantes e professor. |
id |
USP_b30b30c3da6484da9eb269b9a3e37b45 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-11072018-124824 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Uma experiência de leitura literária no Ensino Fundamental II: A hora da estrela, de Clarice LispectorA literary reading experience at middle school: A Hora da Estrela, by Clarice LispectorEnsinoLeitura literáriaLiterary readingMediação pedagógicaPedagogical mediationTeachingA presente dissertação tem como objetivo discutir aspectos da leitura literária em sala de aula a partir da leitura do romance A hora da estrela, de Clarice Lispector, aplicada nas aulas de Língua Portuguesa em uma escola municipal de São Paulo. Esta pesquisa insere-se no contexto do Mestrado Profissionalizante em Rede Nacional Profletras, que visa promover a educação continuada dos professores de Língua Portuguesa atuantes no ensino público do país. Por isso, professor e pesquisador aqui são um único sujeito que busca aprimorar e refletir sobre sua prática pedagógica. A partir dos estudos dos documentos oficiais nacionais e municipais e das discussões teórico-metodológicas sobre o ensino de Leitura Literária (ROUXEL, LANGLADE, REZENDE, 2013), foi realizada a leitura compartilhada da obra de Clarice Lispector, com duas turmas de 9º ano em 2017. O planejamento, sua execução e a coleta de dados não se deram sem imprevistos e percalços, típicos em qualquer escola ou sala de aula. Todas essas etapas, bem como os comentários e produções textuais dos estudantes, foram descritas e analisadas com vias a se perceber as leituras realizadas por estudantes/leitores reais em uma sala de aula sob a mediação do professor/pesquisador, leitor experiente que busca uma leitura implicada e significativa. Os resultados demonstram avanços e recuos de estudantes ainda pouco familiarizados com o repertório próprio da cultura literária, mas que a partir de suas experiências pessoais e da partilha de interpretações e impressões apoderam-se e utilizam-se do texto literário de modo singular. Nesta experiência, alguns conceitos provaram ser decisivos para o sucesso da atividade: a mediação do professor, a partilha dentro da comunidade leitora e o pacto que não se estabelece apenas entre leitor e obra, mas entre estudantes e professor.The present dissertation aims to discuss literary reading aspects in the classroom about the romance A Hora da Estrela, by Clarice Lispector, applied in Portuguese lessons in a municipal school situated in São Paulo. This research is a result of the National Vocational Masters Program, PROFLETRAS, which intends to promote the ongoing development of Portuguese teachers working in public schools in Brazil. Therefore, teachers and researchers have a single role, which is to improve their pedagogical practice and to reflect on these practices. By studies made over national and municipal official files and discussions over theory and methodology used in the teaching process of literary reading (ROUXEL, LANGLADE, REZENDE, 2013) a sharing reading of Clarice Lispectors book was accomplished with the 9th grade groups in 2017. The planning, its execution and the data gathering have come out throughout mishaps and unexpected situations, as expected at any school or classroom. All the steps taken, as well as the comments and students text productions were described and examined with the intent to observe the reading processes of real students/readers in a classroom under the mediation of the teacher/researcher, this last one being an experienced reader searching for an involving and meaningful reading. The results show progress among some students and setbacks among others that are not familiar enough with the existent variation in the literary culture, but that could use the reading process in a very particular way due to the sharing of interpretations and impressions of the book. In the experience, some concepts have proved to be decisive to the success of the task: The teachers mediation, the sharing inside the readers community and the pact that is not only established between the reader and the book, but also between students and teacher.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRezende, Neide Luzia deMorais, Ana Carolina de Oliveira2018-02-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8162/tde-11072018-124824/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-08T11:32:02Zoai:teses.usp.br:tde-11072018-124824Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-08T11:32:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma experiência de leitura literária no Ensino Fundamental II: A hora da estrela, de Clarice Lispector A literary reading experience at middle school: A Hora da Estrela, by Clarice Lispector |
title |
Uma experiência de leitura literária no Ensino Fundamental II: A hora da estrela, de Clarice Lispector |
spellingShingle |
Uma experiência de leitura literária no Ensino Fundamental II: A hora da estrela, de Clarice Lispector Morais, Ana Carolina de Oliveira Ensino Leitura literária Literary reading Mediação pedagógica Pedagogical mediation Teaching |
title_short |
Uma experiência de leitura literária no Ensino Fundamental II: A hora da estrela, de Clarice Lispector |
title_full |
Uma experiência de leitura literária no Ensino Fundamental II: A hora da estrela, de Clarice Lispector |
title_fullStr |
Uma experiência de leitura literária no Ensino Fundamental II: A hora da estrela, de Clarice Lispector |
title_full_unstemmed |
Uma experiência de leitura literária no Ensino Fundamental II: A hora da estrela, de Clarice Lispector |
title_sort |
Uma experiência de leitura literária no Ensino Fundamental II: A hora da estrela, de Clarice Lispector |
author |
Morais, Ana Carolina de Oliveira |
author_facet |
Morais, Ana Carolina de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rezende, Neide Luzia de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morais, Ana Carolina de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Leitura literária Literary reading Mediação pedagógica Pedagogical mediation Teaching |
topic |
Ensino Leitura literária Literary reading Mediação pedagógica Pedagogical mediation Teaching |
description |
A presente dissertação tem como objetivo discutir aspectos da leitura literária em sala de aula a partir da leitura do romance A hora da estrela, de Clarice Lispector, aplicada nas aulas de Língua Portuguesa em uma escola municipal de São Paulo. Esta pesquisa insere-se no contexto do Mestrado Profissionalizante em Rede Nacional Profletras, que visa promover a educação continuada dos professores de Língua Portuguesa atuantes no ensino público do país. Por isso, professor e pesquisador aqui são um único sujeito que busca aprimorar e refletir sobre sua prática pedagógica. A partir dos estudos dos documentos oficiais nacionais e municipais e das discussões teórico-metodológicas sobre o ensino de Leitura Literária (ROUXEL, LANGLADE, REZENDE, 2013), foi realizada a leitura compartilhada da obra de Clarice Lispector, com duas turmas de 9º ano em 2017. O planejamento, sua execução e a coleta de dados não se deram sem imprevistos e percalços, típicos em qualquer escola ou sala de aula. Todas essas etapas, bem como os comentários e produções textuais dos estudantes, foram descritas e analisadas com vias a se perceber as leituras realizadas por estudantes/leitores reais em uma sala de aula sob a mediação do professor/pesquisador, leitor experiente que busca uma leitura implicada e significativa. Os resultados demonstram avanços e recuos de estudantes ainda pouco familiarizados com o repertório próprio da cultura literária, mas que a partir de suas experiências pessoais e da partilha de interpretações e impressões apoderam-se e utilizam-se do texto literário de modo singular. Nesta experiência, alguns conceitos provaram ser decisivos para o sucesso da atividade: a mediação do professor, a partilha dentro da comunidade leitora e o pacto que não se estabelece apenas entre leitor e obra, mas entre estudantes e professor. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-02-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8162/tde-11072018-124824/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8162/tde-11072018-124824/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256868211130368 |