Religião e representações da homossexualidade em escolas públicas de Penápolis – SP (1990- 2009)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peters, Carlos Eduardo Marotta
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Memorare
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/5234
Resumo: O campo religioso brasileiro passou por intensas mudanças nas últimas décadas. Uma das mudanças mais sensíveis foi o avanço do Protestantismo (principalmente as vertentes neopentecostais) e o recuo do Catolicismo, a grande religião tradicional do Brasil. A disputa pelo monopólio do sagrado no campo religioso afetou outros campos da sociedade brasileira. Este trabalho discute a inserção desse embate no universo escolar, problematizando a presença de discursos e práticas religiosas no cotidiano de escolas públicas de Penápolis - SP. O foco do trabalho são as representações religiosas da homossexualidade produzidas em sala de aula. Esse tema foi inserido no universo escolar em função das discussões acerca da extensão dos direitos civis a partir da Constituição de 1988. As fontes do trabalho são os textos religiosos distribuídos pelos professores. São utilizados, como referenciais teóricos, os conceitos de Imaginário e Representações Socais da Nova História Cultural.
id UNISUL-5_3ed930cce106b69f9f261f04d15bbd0c
oai_identifier_str oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/5234
network_acronym_str UNISUL-5
network_name_str Revista Memorare
repository_id_str
spelling Religião e representações da homossexualidade em escolas públicas de Penápolis – SP (1990- 2009)ReligiãoEnsino PúblicoHomossexualidade.O campo religioso brasileiro passou por intensas mudanças nas últimas décadas. Uma das mudanças mais sensíveis foi o avanço do Protestantismo (principalmente as vertentes neopentecostais) e o recuo do Catolicismo, a grande religião tradicional do Brasil. A disputa pelo monopólio do sagrado no campo religioso afetou outros campos da sociedade brasileira. Este trabalho discute a inserção desse embate no universo escolar, problematizando a presença de discursos e práticas religiosas no cotidiano de escolas públicas de Penápolis - SP. O foco do trabalho são as representações religiosas da homossexualidade produzidas em sala de aula. Esse tema foi inserido no universo escolar em função das discussões acerca da extensão dos direitos civis a partir da Constituição de 1988. As fontes do trabalho são os textos religiosos distribuídos pelos professores. São utilizados, como referenciais teóricos, os conceitos de Imaginário e Representações Socais da Nova História Cultural.Editora Unisul2017-08-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/523410.19177/memorare.v4e2-II2017165-186Revista Memorare; v. 4 n. 2-II (2017): (maio/ago.) Especial Dossiê II "Imaginário e Cotidiano"; 165-1862358-05932358-0593reponame:Revista Memorareinstname:Universidade do Sul de SC (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/5234/3223Copyright (c) 2017 Carlos Eduardo Marotta Petersinfo:eu-repo/semantics/openAccessPeters, Carlos Eduardo Marotta2017-09-20T17:50:39Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/5234Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupepPUBhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/oai||revistamemorare@outlook.com2358-05932358-0593opendoar:2017-09-20T17:50:39Revista Memorare - Universidade do Sul de SC (UNISUL)false
dc.title.none.fl_str_mv Religião e representações da homossexualidade em escolas públicas de Penápolis – SP (1990- 2009)
title Religião e representações da homossexualidade em escolas públicas de Penápolis – SP (1990- 2009)
spellingShingle Religião e representações da homossexualidade em escolas públicas de Penápolis – SP (1990- 2009)
Peters, Carlos Eduardo Marotta
Religião
Ensino Público
Homossexualidade.
title_short Religião e representações da homossexualidade em escolas públicas de Penápolis – SP (1990- 2009)
title_full Religião e representações da homossexualidade em escolas públicas de Penápolis – SP (1990- 2009)
title_fullStr Religião e representações da homossexualidade em escolas públicas de Penápolis – SP (1990- 2009)
title_full_unstemmed Religião e representações da homossexualidade em escolas públicas de Penápolis – SP (1990- 2009)
title_sort Religião e representações da homossexualidade em escolas públicas de Penápolis – SP (1990- 2009)
author Peters, Carlos Eduardo Marotta
author_facet Peters, Carlos Eduardo Marotta
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Peters, Carlos Eduardo Marotta
dc.subject.por.fl_str_mv Religião
Ensino Público
Homossexualidade.
topic Religião
Ensino Público
Homossexualidade.
description O campo religioso brasileiro passou por intensas mudanças nas últimas décadas. Uma das mudanças mais sensíveis foi o avanço do Protestantismo (principalmente as vertentes neopentecostais) e o recuo do Catolicismo, a grande religião tradicional do Brasil. A disputa pelo monopólio do sagrado no campo religioso afetou outros campos da sociedade brasileira. Este trabalho discute a inserção desse embate no universo escolar, problematizando a presença de discursos e práticas religiosas no cotidiano de escolas públicas de Penápolis - SP. O foco do trabalho são as representações religiosas da homossexualidade produzidas em sala de aula. Esse tema foi inserido no universo escolar em função das discussões acerca da extensão dos direitos civis a partir da Constituição de 1988. As fontes do trabalho são os textos religiosos distribuídos pelos professores. São utilizados, como referenciais teóricos, os conceitos de Imaginário e Representações Socais da Nova História Cultural.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/5234
10.19177/memorare.v4e2-II2017165-186
url https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/5234
identifier_str_mv 10.19177/memorare.v4e2-II2017165-186
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/5234/3223
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Carlos Eduardo Marotta Peters
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Carlos Eduardo Marotta Peters
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Unisul
publisher.none.fl_str_mv Editora Unisul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Memorare; v. 4 n. 2-II (2017): (maio/ago.) Especial Dossiê II "Imaginário e Cotidiano"; 165-186
2358-0593
2358-0593
reponame:Revista Memorare
instname:Universidade do Sul de SC (UNISUL)
instacron:UNISUL
instname_str Universidade do Sul de SC (UNISUL)
instacron_str UNISUL
institution UNISUL
reponame_str Revista Memorare
collection Revista Memorare
repository.name.fl_str_mv Revista Memorare - Universidade do Sul de SC (UNISUL)
repository.mail.fl_str_mv ||revistamemorare@outlook.com
_version_ 1798325335307059200