Identidades em transição: da docência à gestão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Gladir da Silva
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Torquato, Clarita Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Memorare
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/12165
Resumo: O presente trabalho analisa, por meio de suas narrativas de vida, a trajetória profissional de duas professoras da região do extremo sul catarinense que passaram por um processo de transição entre a identidade docente e a atuação na gestão educacional. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas que foram gravadas e posteriormente analisadas. As principais referências teóricas são as contribuições de autores como Stuart Hall, Tomaz Tadeu da Silva, Ecléa Bosi, Grazziottin, Clarícia Otto e António Nóvoa. Ao fim do trabalho, verificou-se que a transição entre gestão e docência, para essas professoras, foi considerada uma experiência não planejada. Sendo assim, a construção da identidade docente e da identidade profissional de gestora foi se dando a partir das vivências, experiências e no decorrer do tempo histórico, de modo que ambas se constituem como docentes e gestoras e com a percepção de que não se pode dissociar essas identidades profissionais, pois se complementam.
id UNISUL-5_5b45fef4afcaad3885548aaf6a6f9440
oai_identifier_str oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/12165
network_acronym_str UNISUL-5
network_name_str Revista Memorare
repository_id_str
spelling Identidades em transição: da docência à gestãoMemória. Identidade. Trajetória Docente.O presente trabalho analisa, por meio de suas narrativas de vida, a trajetória profissional de duas professoras da região do extremo sul catarinense que passaram por um processo de transição entre a identidade docente e a atuação na gestão educacional. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas que foram gravadas e posteriormente analisadas. As principais referências teóricas são as contribuições de autores como Stuart Hall, Tomaz Tadeu da Silva, Ecléa Bosi, Grazziottin, Clarícia Otto e António Nóvoa. Ao fim do trabalho, verificou-se que a transição entre gestão e docência, para essas professoras, foi considerada uma experiência não planejada. Sendo assim, a construção da identidade docente e da identidade profissional de gestora foi se dando a partir das vivências, experiências e no decorrer do tempo histórico, de modo que ambas se constituem como docentes e gestoras e com a percepção de que não se pode dissociar essas identidades profissionais, pois se complementam.Editora Unisul2023-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/1216510.59306/memorare.v9e2202216-29Revista Memorare; v. 9 n. 2 (2022): Artigos em linguagem, cultura e educação; 16-292358-05932358-0593reponame:Revista Memorareinstname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/12165/12408Copyright (c) 2023 Gladir da Silva Cabral, Clarita Maria Torquatohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCabral, Gladir da SilvaTorquato, Clarita Maria2023-07-25T16:30:31Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/12165Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupepPUBhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/oai||revistamemorare@outlook.com2358-05932358-0593opendoar:2023-07-25T16:30:31Revista Memorare - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)false
dc.title.none.fl_str_mv Identidades em transição: da docência à gestão
title Identidades em transição: da docência à gestão
spellingShingle Identidades em transição: da docência à gestão
Cabral, Gladir da Silva
Memória. Identidade. Trajetória Docente.
title_short Identidades em transição: da docência à gestão
title_full Identidades em transição: da docência à gestão
title_fullStr Identidades em transição: da docência à gestão
title_full_unstemmed Identidades em transição: da docência à gestão
title_sort Identidades em transição: da docência à gestão
author Cabral, Gladir da Silva
author_facet Cabral, Gladir da Silva
Torquato, Clarita Maria
author_role author
author2 Torquato, Clarita Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabral, Gladir da Silva
Torquato, Clarita Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Memória. Identidade. Trajetória Docente.
topic Memória. Identidade. Trajetória Docente.
description O presente trabalho analisa, por meio de suas narrativas de vida, a trajetória profissional de duas professoras da região do extremo sul catarinense que passaram por um processo de transição entre a identidade docente e a atuação na gestão educacional. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas que foram gravadas e posteriormente analisadas. As principais referências teóricas são as contribuições de autores como Stuart Hall, Tomaz Tadeu da Silva, Ecléa Bosi, Grazziottin, Clarícia Otto e António Nóvoa. Ao fim do trabalho, verificou-se que a transição entre gestão e docência, para essas professoras, foi considerada uma experiência não planejada. Sendo assim, a construção da identidade docente e da identidade profissional de gestora foi se dando a partir das vivências, experiências e no decorrer do tempo histórico, de modo que ambas se constituem como docentes e gestoras e com a percepção de que não se pode dissociar essas identidades profissionais, pois se complementam.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/12165
10.59306/memorare.v9e2202216-29
url https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/12165
identifier_str_mv 10.59306/memorare.v9e2202216-29
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/12165/12408
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Gladir da Silva Cabral, Clarita Maria Torquato
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Gladir da Silva Cabral, Clarita Maria Torquato
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Unisul
publisher.none.fl_str_mv Editora Unisul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Memorare; v. 9 n. 2 (2022): Artigos em linguagem, cultura e educação; 16-29
2358-0593
2358-0593
reponame:Revista Memorare
instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
instacron:UNISUL
instname_str Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
instacron_str UNISUL
institution UNISUL
reponame_str Revista Memorare
collection Revista Memorare
repository.name.fl_str_mv Revista Memorare - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
repository.mail.fl_str_mv ||revistamemorare@outlook.com
_version_ 1798325334433595392