Identidades em transição: da docência à gestão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Memorare |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/12165 |
Resumo: | O presente trabalho analisa, por meio de suas narrativas de vida, a trajetória profissional de duas professoras da região do extremo sul catarinense que passaram por um processo de transição entre a identidade docente e a atuação na gestão educacional. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas que foram gravadas e posteriormente analisadas. As principais referências teóricas são as contribuições de autores como Stuart Hall, Tomaz Tadeu da Silva, Ecléa Bosi, Grazziottin, Clarícia Otto e António Nóvoa. Ao fim do trabalho, verificou-se que a transição entre gestão e docência, para essas professoras, foi considerada uma experiência não planejada. Sendo assim, a construção da identidade docente e da identidade profissional de gestora foi se dando a partir das vivências, experiências e no decorrer do tempo histórico, de modo que ambas se constituem como docentes e gestoras e com a percepção de que não se pode dissociar essas identidades profissionais, pois se complementam. |
id |
UNISUL-5_5b45fef4afcaad3885548aaf6a6f9440 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/12165 |
network_acronym_str |
UNISUL-5 |
network_name_str |
Revista Memorare |
repository_id_str |
|
spelling |
Identidades em transição: da docência à gestãoMemória. Identidade. Trajetória Docente.O presente trabalho analisa, por meio de suas narrativas de vida, a trajetória profissional de duas professoras da região do extremo sul catarinense que passaram por um processo de transição entre a identidade docente e a atuação na gestão educacional. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas que foram gravadas e posteriormente analisadas. As principais referências teóricas são as contribuições de autores como Stuart Hall, Tomaz Tadeu da Silva, Ecléa Bosi, Grazziottin, Clarícia Otto e António Nóvoa. Ao fim do trabalho, verificou-se que a transição entre gestão e docência, para essas professoras, foi considerada uma experiência não planejada. Sendo assim, a construção da identidade docente e da identidade profissional de gestora foi se dando a partir das vivências, experiências e no decorrer do tempo histórico, de modo que ambas se constituem como docentes e gestoras e com a percepção de que não se pode dissociar essas identidades profissionais, pois se complementam.Editora Unisul2023-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/1216510.59306/memorare.v9e2202216-29Revista Memorare; v. 9 n. 2 (2022): Artigos em linguagem, cultura e educação; 16-292358-05932358-0593reponame:Revista Memorareinstname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/12165/12408Copyright (c) 2023 Gladir da Silva Cabral, Clarita Maria Torquatohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCabral, Gladir da SilvaTorquato, Clarita Maria2023-07-25T16:30:31Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/12165Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupepPUBhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/oai||revistamemorare@outlook.com2358-05932358-0593opendoar:2023-07-25T16:30:31Revista Memorare - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Identidades em transição: da docência à gestão |
title |
Identidades em transição: da docência à gestão |
spellingShingle |
Identidades em transição: da docência à gestão Cabral, Gladir da Silva Memória. Identidade. Trajetória Docente. |
title_short |
Identidades em transição: da docência à gestão |
title_full |
Identidades em transição: da docência à gestão |
title_fullStr |
Identidades em transição: da docência à gestão |
title_full_unstemmed |
Identidades em transição: da docência à gestão |
title_sort |
Identidades em transição: da docência à gestão |
author |
Cabral, Gladir da Silva |
author_facet |
Cabral, Gladir da Silva Torquato, Clarita Maria |
author_role |
author |
author2 |
Torquato, Clarita Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cabral, Gladir da Silva Torquato, Clarita Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Memória. Identidade. Trajetória Docente. |
topic |
Memória. Identidade. Trajetória Docente. |
description |
O presente trabalho analisa, por meio de suas narrativas de vida, a trajetória profissional de duas professoras da região do extremo sul catarinense que passaram por um processo de transição entre a identidade docente e a atuação na gestão educacional. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas que foram gravadas e posteriormente analisadas. As principais referências teóricas são as contribuições de autores como Stuart Hall, Tomaz Tadeu da Silva, Ecléa Bosi, Grazziottin, Clarícia Otto e António Nóvoa. Ao fim do trabalho, verificou-se que a transição entre gestão e docência, para essas professoras, foi considerada uma experiência não planejada. Sendo assim, a construção da identidade docente e da identidade profissional de gestora foi se dando a partir das vivências, experiências e no decorrer do tempo histórico, de modo que ambas se constituem como docentes e gestoras e com a percepção de que não se pode dissociar essas identidades profissionais, pois se complementam. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/12165 10.59306/memorare.v9e2202216-29 |
url |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/12165 |
identifier_str_mv |
10.59306/memorare.v9e2202216-29 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/12165/12408 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Gladir da Silva Cabral, Clarita Maria Torquato http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Gladir da Silva Cabral, Clarita Maria Torquato http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Unisul |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Unisul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Memorare; v. 9 n. 2 (2022): Artigos em linguagem, cultura e educação; 16-29 2358-0593 2358-0593 reponame:Revista Memorare instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) instacron:UNISUL |
instname_str |
Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) |
instacron_str |
UNISUL |
institution |
UNISUL |
reponame_str |
Revista Memorare |
collection |
Revista Memorare |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Memorare - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistamemorare@outlook.com |
_version_ |
1798325334433595392 |