O imaginário feminino na história e em atuais paradidáticos para a juventude
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Memorare |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/6304 |
Resumo: | Este trabalho analisa o imaginário feminino no decorrer da história e em dois paradidáticos para a juventude, tendo em vista que os livros são ferramentas de grande importância para o desenvolvimento crítico dos jovens, além de ser um instrumento para desenvolver a formação do imaginário. Para isso, realizamos uma abordagem diacrônica, através de leituras fundamentadas em Durand (2004), Macedo (2002), Alambert (2004), Perrot (2008), Andrade (2003), Bourdieu (2002), Souza (2005), entre outros; e a análise de dois livros paradidáticos juvenis: Aventuras de Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll; e Tristão e Isolda, de Telma Guimarães Castro Andrade. Nesta pesquisa bibliográfica de cunho analíticointerpretativa, constam também as fundamentações sobre leitura e sobre o livro: Abreu (2006), Colomer (2003), Munakata (1997) e Petit (2009). Ao abordar como o imaginário está presente nos paradidáticos, evidenciam-se que, assim como esse material se apresenta como ferramenta precursora de conhecimento sobre a essência significativa do elemento feminino para a atualidade, também revela discursos dominantes impregnados de estereótipos. |
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O imaginário feminino na história e em atuais paradidáticos para a juventudeImaginárioFemininoLivros paradidáticosEste trabalho analisa o imaginário feminino no decorrer da história e em dois paradidáticos para a juventude, tendo em vista que os livros são ferramentas de grande importância para o desenvolvimento crítico dos jovens, além de ser um instrumento para desenvolver a formação do imaginário. Para isso, realizamos uma abordagem diacrônica, através de leituras fundamentadas em Durand (2004), Macedo (2002), Alambert (2004), Perrot (2008), Andrade (2003), Bourdieu (2002), Souza (2005), entre outros; e a análise de dois livros paradidáticos juvenis: Aventuras de Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll; e Tristão e Isolda, de Telma Guimarães Castro Andrade. Nesta pesquisa bibliográfica de cunho analíticointerpretativa, constam também as fundamentações sobre leitura e sobre o livro: Abreu (2006), Colomer (2003), Munakata (1997) e Petit (2009). Ao abordar como o imaginário está presente nos paradidáticos, evidenciam-se que, assim como esse material se apresenta como ferramenta precursora de conhecimento sobre a essência significativa do elemento feminino para a atualidade, também revela discursos dominantes impregnados de estereótipos.Editora Unisul2018-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/630410.19177/memorare.v5e12018117-135Revista Memorare; v. 5 n. 1 (2018); 117-1352358-05932358-0593reponame:Revista Memorareinstname:Universidade do Sul de SC (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/6304/3816Copyright (c) 2018 Geam Karlo-Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Iraci de SalesKarlo-Gomes, Geam2018-05-18T19:01:34Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/6304Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupepPUBhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/oai||revistamemorare@outlook.com2358-05932358-0593opendoar:2018-05-18T19:01:34Revista Memorare - Universidade do Sul de SC (UNISUL)false |
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