AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA DO RIO PITANGA, SÃO CRISTÓVÃO/SE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: e Silva, Arthur Rodrigues de Sena
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Machado, Adriane, Barbosa, Silvanito Alves, Santos, Luam de Oliveira, Santos, Maylin do Nascimento
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Saúde e Ambiente (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/saude/article/view/5366
Resumo: O presente trabalho teve como principal objetivo analisar a qualidade da água do rio Pitanga, visando detectar as principais fontes poluidoras a fim de sugerir soluções, projetos e ações que visem a tomada de decisões para mitigar os impactos ambientais nos municípios de Aracaju e São Cristóvão em Sergipe. Foram determinados 4 pontos de coleta para o monitoramento da qualidade da água. Os resultados das análises microbiológica, parâmetros físico-químicos e de metais pesados das amostras de água coletadas, indicaram valores acima dos limites estabelecidos pela legislação para os seguintes parâmetros: coliformes termotolerantes, pH, condutividade elétrica, acidez carbônica e para os metais pesados cádmio e cobre. Os valores obtidos para as amostras, através dos ensaios de laboratório, foram interpretados em função dos limites individuais de aceitação para cada substância, de acordo com os padrões de qualidade das águas estabelecidos pela legislação brasileira. Os resultados encontrados para as concentrações de coliformes termotolerantes e de metais pesados como cádmio e cobre foram preocupantes por passarem de maneira considerável dos limites estabelecidos, indicando uma água imprópria para o consumo. A avaliação de variáveis biológicas, físicas e químicas da água do rio Pitanga, permitiu estabelecer as condições ambientais da área de estudo, e indicar a influência antrópica nos impactos ocasionados no rio. Os resultados obtidos neste trabalho podem ser utilizados como fontes de dados primários, para promover o planejamento e gestão ambiental local e regional.
id UNIT-1_9996eaac7ce5fa02fcebd4ab6e4af0f9
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/5366
network_acronym_str UNIT-1
network_name_str Interfaces Científicas. Saúde e Ambiente (Online)
repository_id_str
spelling AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA DO RIO PITANGA, SÃO CRISTÓVÃO/SEQualidade da águaMetais pesadosColiformes termotolerantes.O presente trabalho teve como principal objetivo analisar a qualidade da água do rio Pitanga, visando detectar as principais fontes poluidoras a fim de sugerir soluções, projetos e ações que visem a tomada de decisões para mitigar os impactos ambientais nos municípios de Aracaju e São Cristóvão em Sergipe. Foram determinados 4 pontos de coleta para o monitoramento da qualidade da água. Os resultados das análises microbiológica, parâmetros físico-químicos e de metais pesados das amostras de água coletadas, indicaram valores acima dos limites estabelecidos pela legislação para os seguintes parâmetros: coliformes termotolerantes, pH, condutividade elétrica, acidez carbônica e para os metais pesados cádmio e cobre. Os valores obtidos para as amostras, através dos ensaios de laboratório, foram interpretados em função dos limites individuais de aceitação para cada substância, de acordo com os padrões de qualidade das águas estabelecidos pela legislação brasileira. Os resultados encontrados para as concentrações de coliformes termotolerantes e de metais pesados como cádmio e cobre foram preocupantes por passarem de maneira considerável dos limites estabelecidos, indicando uma água imprópria para o consumo. A avaliação de variáveis biológicas, físicas e químicas da água do rio Pitanga, permitiu estabelecer as condições ambientais da área de estudo, e indicar a influência antrópica nos impactos ocasionados no rio. Os resultados obtidos neste trabalho podem ser utilizados como fontes de dados primários, para promover o planejamento e gestão ambiental local e regional.Editora Universitária Tiradentes2018-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMétodo experimental analítico.application/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/saude/article/view/536610.17564/2316-3798.2018v6n3p63-74Interfaces Científicas - Saúde e Ambiente; v. 6 n. 3 (2018); 63-742316-37982316-331310.17564/2316-3798.2018v6n3reponame:Interfaces Científicas. Saúde e Ambiente (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/saude/article/view/5366/pdfCopyright (c) 2018 Interfaces Científicas - Saúde e Ambienteinfo:eu-repo/semantics/openAccesse Silva, Arthur Rodrigues de SenaMachado, AdrianeBarbosa, Silvanito AlvesSantos, Luam de OliveiraSantos, Maylin do Nascimento2020-11-19T01:42:09Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/5366Revistahttps://periodicos.set.edu.br/saudePRIhttps://periodicos.set.edu.br/index.php/saude/oai||crismporto@gmail.com||interfaces_saude_editor@yahoo.com.br2316-37982316-3313opendoar:2020-11-19T01:42:09Interfaces Científicas. Saúde e Ambiente (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA DO RIO PITANGA, SÃO CRISTÓVÃO/SE
title AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA DO RIO PITANGA, SÃO CRISTÓVÃO/SE
spellingShingle AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA DO RIO PITANGA, SÃO CRISTÓVÃO/SE
e Silva, Arthur Rodrigues de Sena
Qualidade da água
Metais pesados
Coliformes termotolerantes.
title_short AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA DO RIO PITANGA, SÃO CRISTÓVÃO/SE
title_full AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA DO RIO PITANGA, SÃO CRISTÓVÃO/SE
title_fullStr AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA DO RIO PITANGA, SÃO CRISTÓVÃO/SE
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA DO RIO PITANGA, SÃO CRISTÓVÃO/SE
title_sort AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA DO RIO PITANGA, SÃO CRISTÓVÃO/SE
author e Silva, Arthur Rodrigues de Sena
author_facet e Silva, Arthur Rodrigues de Sena
Machado, Adriane
Barbosa, Silvanito Alves
Santos, Luam de Oliveira
Santos, Maylin do Nascimento
author_role author
author2 Machado, Adriane
Barbosa, Silvanito Alves
Santos, Luam de Oliveira
Santos, Maylin do Nascimento
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv e Silva, Arthur Rodrigues de Sena
Machado, Adriane
Barbosa, Silvanito Alves
Santos, Luam de Oliveira
Santos, Maylin do Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade da água
Metais pesados
Coliformes termotolerantes.
topic Qualidade da água
Metais pesados
Coliformes termotolerantes.
description O presente trabalho teve como principal objetivo analisar a qualidade da água do rio Pitanga, visando detectar as principais fontes poluidoras a fim de sugerir soluções, projetos e ações que visem a tomada de decisões para mitigar os impactos ambientais nos municípios de Aracaju e São Cristóvão em Sergipe. Foram determinados 4 pontos de coleta para o monitoramento da qualidade da água. Os resultados das análises microbiológica, parâmetros físico-químicos e de metais pesados das amostras de água coletadas, indicaram valores acima dos limites estabelecidos pela legislação para os seguintes parâmetros: coliformes termotolerantes, pH, condutividade elétrica, acidez carbônica e para os metais pesados cádmio e cobre. Os valores obtidos para as amostras, através dos ensaios de laboratório, foram interpretados em função dos limites individuais de aceitação para cada substância, de acordo com os padrões de qualidade das águas estabelecidos pela legislação brasileira. Os resultados encontrados para as concentrações de coliformes termotolerantes e de metais pesados como cádmio e cobre foram preocupantes por passarem de maneira considerável dos limites estabelecidos, indicando uma água imprópria para o consumo. A avaliação de variáveis biológicas, físicas e químicas da água do rio Pitanga, permitiu estabelecer as condições ambientais da área de estudo, e indicar a influência antrópica nos impactos ocasionados no rio. Os resultados obtidos neste trabalho podem ser utilizados como fontes de dados primários, para promover o planejamento e gestão ambiental local e regional.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Método experimental analítico.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/saude/article/view/5366
10.17564/2316-3798.2018v6n3p63-74
url https://periodicos.set.edu.br/saude/article/view/5366
identifier_str_mv 10.17564/2316-3798.2018v6n3p63-74
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/saude/article/view/5366/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Interfaces Científicas - Saúde e Ambiente
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Interfaces Científicas - Saúde e Ambiente
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv Interfaces Científicas - Saúde e Ambiente; v. 6 n. 3 (2018); 63-74
2316-3798
2316-3313
10.17564/2316-3798.2018v6n3
reponame:Interfaces Científicas. Saúde e Ambiente (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Saúde e Ambiente (Online)
collection Interfaces Científicas. Saúde e Ambiente (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Saúde e Ambiente (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com||interfaces_saude_editor@yahoo.com.br
_version_ 1800220508006907904