PANORAMA TEMÁTICO E ENFOQUE INTERDISCIPLINAR NOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA EAD
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Saúde e Ambiente (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/saude/article/view/11167 |
Resumo: | O objetivo do presente estudo foi inventariar e analisar os temas abordados nos Trabalho de Conclusão de Curso de uma graduação em Biologia na modalidade Educação à Distância defendidas entre os anos de 2010 a 2016. O trabalho trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo, com abordagem quanti-qualitativa. Observou-se o predomínio com relação à consonância dos temas dos TCCs em áreas não-pedagógicas, onde 58% dos trabalhos foram realizados abordando temas das áreas específicas, e 42% foram realizados dentro da áreas pedagógicas. Dos TCCs analisados, ocorreu a predominância de trabalhos na área da Saúde Coletiva com 18% (N=9), seguido da área de Ensino de Ciências e Etnobiologia, ambas as áreas com 16% (N=8), e em seguida das demais áreas como Metodologias de Ensino com 14% (N=7). E como forma de estimular a convergência dos eixos pedagógicos e específicos em TCCs é discutida e apresentada uma proposta de ajuste interdisciplinar. |
id |
UNIT-1_dcf70838eb7c27f59800175aae303490 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/11167 |
network_acronym_str |
UNIT-1 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Saúde e Ambiente (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PANORAMA TEMÁTICO E ENFOQUE INTERDISCIPLINAR NOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA EADO objetivo do presente estudo foi inventariar e analisar os temas abordados nos Trabalho de Conclusão de Curso de uma graduação em Biologia na modalidade Educação à Distância defendidas entre os anos de 2010 a 2016. O trabalho trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo, com abordagem quanti-qualitativa. Observou-se o predomínio com relação à consonância dos temas dos TCCs em áreas não-pedagógicas, onde 58% dos trabalhos foram realizados abordando temas das áreas específicas, e 42% foram realizados dentro da áreas pedagógicas. Dos TCCs analisados, ocorreu a predominância de trabalhos na área da Saúde Coletiva com 18% (N=9), seguido da área de Ensino de Ciências e Etnobiologia, ambas as áreas com 16% (N=8), e em seguida das demais áreas como Metodologias de Ensino com 14% (N=7). E como forma de estimular a convergência dos eixos pedagógicos e específicos em TCCs é discutida e apresentada uma proposta de ajuste interdisciplinar.Editora Universitária Tiradentes2023-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/saude/article/view/1116710.17564/2316-3798.2023v9n2p73-89Interfaces Científicas - Saúde e Ambiente; v. 9 n. 2 (2023): Fluxo Contínuo; 73-892316-37982316-331310.17564/2316-3798.2023v9n2reponame:Interfaces Científicas. Saúde e Ambiente (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/saude/article/view/11167/5313Copyright (c) 2023 Interfaces Científicas - Saúde e Ambientehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarros de Sousa, ValberSalvatierra, Lidianne2023-05-18T18:06:02Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/11167Revistahttps://periodicos.set.edu.br/saudePRIhttps://periodicos.set.edu.br/index.php/saude/oai||crismporto@gmail.com||interfaces_saude_editor@yahoo.com.br2316-37982316-3313opendoar:2023-05-18T18:06:02Interfaces Científicas. Saúde e Ambiente (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PANORAMA TEMÁTICO E ENFOQUE INTERDISCIPLINAR NOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA EAD |
title |
PANORAMA TEMÁTICO E ENFOQUE INTERDISCIPLINAR NOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA EAD |
spellingShingle |
PANORAMA TEMÁTICO E ENFOQUE INTERDISCIPLINAR NOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA EAD Barros de Sousa, Valber |
title_short |
PANORAMA TEMÁTICO E ENFOQUE INTERDISCIPLINAR NOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA EAD |
title_full |
PANORAMA TEMÁTICO E ENFOQUE INTERDISCIPLINAR NOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA EAD |
title_fullStr |
PANORAMA TEMÁTICO E ENFOQUE INTERDISCIPLINAR NOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA EAD |
title_full_unstemmed |
PANORAMA TEMÁTICO E ENFOQUE INTERDISCIPLINAR NOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA EAD |
title_sort |
PANORAMA TEMÁTICO E ENFOQUE INTERDISCIPLINAR NOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA EAD |
author |
Barros de Sousa, Valber |
author_facet |
Barros de Sousa, Valber Salvatierra, Lidianne |
author_role |
author |
author2 |
Salvatierra, Lidianne |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros de Sousa, Valber Salvatierra, Lidianne |
description |
O objetivo do presente estudo foi inventariar e analisar os temas abordados nos Trabalho de Conclusão de Curso de uma graduação em Biologia na modalidade Educação à Distância defendidas entre os anos de 2010 a 2016. O trabalho trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo, com abordagem quanti-qualitativa. Observou-se o predomínio com relação à consonância dos temas dos TCCs em áreas não-pedagógicas, onde 58% dos trabalhos foram realizados abordando temas das áreas específicas, e 42% foram realizados dentro da áreas pedagógicas. Dos TCCs analisados, ocorreu a predominância de trabalhos na área da Saúde Coletiva com 18% (N=9), seguido da área de Ensino de Ciências e Etnobiologia, ambas as áreas com 16% (N=8), e em seguida das demais áreas como Metodologias de Ensino com 14% (N=7). E como forma de estimular a convergência dos eixos pedagógicos e específicos em TCCs é discutida e apresentada uma proposta de ajuste interdisciplinar. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-02-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/saude/article/view/11167 10.17564/2316-3798.2023v9n2p73-89 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/saude/article/view/11167 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3798.2023v9n2p73-89 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/saude/article/view/11167/5313 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Interfaces Científicas - Saúde e Ambiente https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Interfaces Científicas - Saúde e Ambiente https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interfaces Científicas - Saúde e Ambiente; v. 9 n. 2 (2023): Fluxo Contínuo; 73-89 2316-3798 2316-3313 10.17564/2316-3798.2023v9n2 reponame:Interfaces Científicas. Saúde e Ambiente (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Saúde e Ambiente (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Saúde e Ambiente (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Saúde e Ambiente (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crismporto@gmail.com||interfaces_saude_editor@yahoo.com.br |
_version_ |
1800220510067359744 |