PANORAMA TEMÁTICO E ENFOQUE INTERDISCIPLINAR NOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA EAD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros de Sousa, Valber
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Salvatierra, Lidianne
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Saúde e Ambiente (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/saude/article/view/11167
Resumo: O objetivo do presente estudo foi inventariar e analisar os temas abordados nos Trabalho de Conclusão de Curso de uma graduação em Biologia na modalidade Educação à Distância defendidas entre os anos de 2010 a 2016. O trabalho trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo, com abordagem quanti-qualitativa. Observou-se o predomínio com relação à consonância dos temas dos TCCs em áreas não-pedagógicas, onde 58% dos trabalhos foram realizados abordando temas das áreas específicas, e 42% foram realizados dentro da áreas pedagógicas. Dos TCCs analisados, ocorreu a predominância de trabalhos na área da Saúde Coletiva com 18% (N=9), seguido da área de Ensino de Ciências e Etnobiologia, ambas as áreas com 16% (N=8), e em seguida das demais áreas como Metodologias de Ensino com 14% (N=7). E como forma de estimular a convergência dos eixos pedagógicos e específicos em TCCs é discutida e apresentada uma proposta de ajuste interdisciplinar.
id UNIT-1_dcf70838eb7c27f59800175aae303490
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/11167
network_acronym_str UNIT-1
network_name_str Interfaces Científicas. Saúde e Ambiente (Online)
repository_id_str
spelling PANORAMA TEMÁTICO E ENFOQUE INTERDISCIPLINAR NOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA EADO objetivo do presente estudo foi inventariar e analisar os temas abordados nos Trabalho de Conclusão de Curso de uma graduação em Biologia na modalidade Educação à Distância defendidas entre os anos de 2010 a 2016. O trabalho trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo, com abordagem quanti-qualitativa. Observou-se o predomínio com relação à consonância dos temas dos TCCs em áreas não-pedagógicas, onde 58% dos trabalhos foram realizados abordando temas das áreas específicas, e 42% foram realizados dentro da áreas pedagógicas. Dos TCCs analisados, ocorreu a predominância de trabalhos na área da Saúde Coletiva com 18% (N=9), seguido da área de Ensino de Ciências e Etnobiologia, ambas as áreas com 16% (N=8), e em seguida das demais áreas como Metodologias de Ensino com 14% (N=7). E como forma de estimular a convergência dos eixos pedagógicos e específicos em TCCs é discutida e apresentada uma proposta de ajuste interdisciplinar.Editora Universitária Tiradentes2023-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/saude/article/view/1116710.17564/2316-3798.2023v9n2p73-89Interfaces Científicas - Saúde e Ambiente; v. 9 n. 2 (2023): Fluxo Contínuo; 73-892316-37982316-331310.17564/2316-3798.2023v9n2reponame:Interfaces Científicas. Saúde e Ambiente (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/saude/article/view/11167/5313Copyright (c) 2023 Interfaces Científicas - Saúde e Ambientehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarros de Sousa, ValberSalvatierra, Lidianne2023-05-18T18:06:02Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/11167Revistahttps://periodicos.set.edu.br/saudePRIhttps://periodicos.set.edu.br/index.php/saude/oai||crismporto@gmail.com||interfaces_saude_editor@yahoo.com.br2316-37982316-3313opendoar:2023-05-18T18:06:02Interfaces Científicas. Saúde e Ambiente (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv PANORAMA TEMÁTICO E ENFOQUE INTERDISCIPLINAR NOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA EAD
title PANORAMA TEMÁTICO E ENFOQUE INTERDISCIPLINAR NOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA EAD
spellingShingle PANORAMA TEMÁTICO E ENFOQUE INTERDISCIPLINAR NOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA EAD
Barros de Sousa, Valber
title_short PANORAMA TEMÁTICO E ENFOQUE INTERDISCIPLINAR NOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA EAD
title_full PANORAMA TEMÁTICO E ENFOQUE INTERDISCIPLINAR NOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA EAD
title_fullStr PANORAMA TEMÁTICO E ENFOQUE INTERDISCIPLINAR NOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA EAD
title_full_unstemmed PANORAMA TEMÁTICO E ENFOQUE INTERDISCIPLINAR NOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA EAD
title_sort PANORAMA TEMÁTICO E ENFOQUE INTERDISCIPLINAR NOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA EAD
author Barros de Sousa, Valber
author_facet Barros de Sousa, Valber
Salvatierra, Lidianne
author_role author
author2 Salvatierra, Lidianne
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros de Sousa, Valber
Salvatierra, Lidianne
description O objetivo do presente estudo foi inventariar e analisar os temas abordados nos Trabalho de Conclusão de Curso de uma graduação em Biologia na modalidade Educação à Distância defendidas entre os anos de 2010 a 2016. O trabalho trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo, com abordagem quanti-qualitativa. Observou-se o predomínio com relação à consonância dos temas dos TCCs em áreas não-pedagógicas, onde 58% dos trabalhos foram realizados abordando temas das áreas específicas, e 42% foram realizados dentro da áreas pedagógicas. Dos TCCs analisados, ocorreu a predominância de trabalhos na área da Saúde Coletiva com 18% (N=9), seguido da área de Ensino de Ciências e Etnobiologia, ambas as áreas com 16% (N=8), e em seguida das demais áreas como Metodologias de Ensino com 14% (N=7). E como forma de estimular a convergência dos eixos pedagógicos e específicos em TCCs é discutida e apresentada uma proposta de ajuste interdisciplinar.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/saude/article/view/11167
10.17564/2316-3798.2023v9n2p73-89
url https://periodicos.set.edu.br/saude/article/view/11167
identifier_str_mv 10.17564/2316-3798.2023v9n2p73-89
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/saude/article/view/11167/5313
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Interfaces Científicas - Saúde e Ambiente
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Interfaces Científicas - Saúde e Ambiente
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv Interfaces Científicas - Saúde e Ambiente; v. 9 n. 2 (2023): Fluxo Contínuo; 73-89
2316-3798
2316-3313
10.17564/2316-3798.2023v9n2
reponame:Interfaces Científicas. Saúde e Ambiente (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Saúde e Ambiente (Online)
collection Interfaces Científicas. Saúde e Ambiente (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Saúde e Ambiente (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com||interfaces_saude_editor@yahoo.com.br
_version_ 1800220510067359744