DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO: UM FENÔMENO MULTICAUSAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faermann, Lindamar Alves
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Rufato, Vanessa Ferraz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/2503
Resumo: Este artigo apresenta reflexões decorrentes de uma pesquisa qualitativa realizada com professores que trabalham em uma escola da rede pública de ensino da cidade de Pindamonhangaba-SP. A pesquisa em tela objetivou conhecer, sob a ótica dos profissionais entrevistados, os motivos que levam crianças e adolescentes a apresentarem dificuldades de aprendizagem. Embora seus depoimentos apontem para questões ligadas, sobretudo, a conflitos familiares e à falta de comprometimento dos pais, estudos revelam que as dificuldades de aprendizagem são multicausais, ou seja, envolvem uma série de fatores vinculados a aspectos biológicos, sociais, culturais, cognitivos e emocionais. O desconhecimento ou omissão dessa problemática por parte dos profissionais tem contribuído para gerar estigmas no contexto escolar, perpetuando práticas discriminatórias e diagnósticos equivocados. Contígua a essa situação, os depoimentos dos profissionais foram reveladores da precariedade no âmbito escolar de recursos materiais, físicos e humanos para lidarem com os alunos que manifestam dificuldades de aprendizagem. 
id UNIT-2_044a89231173fa63350045e176a9a867
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/2503
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO: UM FENÔMENO MULTICAUSALDificuldades de AprendizagemCrianças e AdolescentesProcessos Educativos.Este artigo apresenta reflexões decorrentes de uma pesquisa qualitativa realizada com professores que trabalham em uma escola da rede pública de ensino da cidade de Pindamonhangaba-SP. A pesquisa em tela objetivou conhecer, sob a ótica dos profissionais entrevistados, os motivos que levam crianças e adolescentes a apresentarem dificuldades de aprendizagem. Embora seus depoimentos apontem para questões ligadas, sobretudo, a conflitos familiares e à falta de comprometimento dos pais, estudos revelam que as dificuldades de aprendizagem são multicausais, ou seja, envolvem uma série de fatores vinculados a aspectos biológicos, sociais, culturais, cognitivos e emocionais. O desconhecimento ou omissão dessa problemática por parte dos profissionais tem contribuído para gerar estigmas no contexto escolar, perpetuando práticas discriminatórias e diagnósticos equivocados. Contígua a essa situação, os depoimentos dos profissionais foram reveladores da precariedade no âmbito escolar de recursos materiais, físicos e humanos para lidarem com os alunos que manifestam dificuldades de aprendizagem. Editora Universitária Tiradentes2016-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMétodoapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/250310.17564/2316-3828.2016v4n3p91-104EDUCAÇÃO; v. 4 n. 3 (2016); 91-1042316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2016v4n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/2503/1823Faermann, Lindamar AlvesRufato, Vanessa Ferrazinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-18T21:19:51Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/2503Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:55.526870Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO: UM FENÔMENO MULTICAUSAL
title DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO: UM FENÔMENO MULTICAUSAL
spellingShingle DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO: UM FENÔMENO MULTICAUSAL
Faermann, Lindamar Alves
Dificuldades de Aprendizagem
Crianças e Adolescentes
Processos Educativos.
title_short DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO: UM FENÔMENO MULTICAUSAL
title_full DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO: UM FENÔMENO MULTICAUSAL
title_fullStr DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO: UM FENÔMENO MULTICAUSAL
title_full_unstemmed DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO: UM FENÔMENO MULTICAUSAL
title_sort DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO: UM FENÔMENO MULTICAUSAL
author Faermann, Lindamar Alves
author_facet Faermann, Lindamar Alves
Rufato, Vanessa Ferraz
author_role author
author2 Rufato, Vanessa Ferraz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Faermann, Lindamar Alves
Rufato, Vanessa Ferraz
dc.subject.por.fl_str_mv Dificuldades de Aprendizagem
Crianças e Adolescentes
Processos Educativos.
topic Dificuldades de Aprendizagem
Crianças e Adolescentes
Processos Educativos.
description Este artigo apresenta reflexões decorrentes de uma pesquisa qualitativa realizada com professores que trabalham em uma escola da rede pública de ensino da cidade de Pindamonhangaba-SP. A pesquisa em tela objetivou conhecer, sob a ótica dos profissionais entrevistados, os motivos que levam crianças e adolescentes a apresentarem dificuldades de aprendizagem. Embora seus depoimentos apontem para questões ligadas, sobretudo, a conflitos familiares e à falta de comprometimento dos pais, estudos revelam que as dificuldades de aprendizagem são multicausais, ou seja, envolvem uma série de fatores vinculados a aspectos biológicos, sociais, culturais, cognitivos e emocionais. O desconhecimento ou omissão dessa problemática por parte dos profissionais tem contribuído para gerar estigmas no contexto escolar, perpetuando práticas discriminatórias e diagnósticos equivocados. Contígua a essa situação, os depoimentos dos profissionais foram reveladores da precariedade no âmbito escolar de recursos materiais, físicos e humanos para lidarem com os alunos que manifestam dificuldades de aprendizagem. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Método
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/2503
10.17564/2316-3828.2016v4n3p91-104
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/2503
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2016v4n3p91-104
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/2503/1823
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 4 n. 3 (2016); 91-104
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2016v4n3
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220613378310144