AÇÕES E ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS EM TEMPO DE PANDEMIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8987 |
Resumo: | Após a disseminação do SARS-CoV-2, o mundo inteiro teve que se adequar a uma nova realidade, inclusive pela decretação da pandemia. O isolamento social a orientação sanitária mais eficaz na tentativa de minimizar o contágio, enquanto pesquisas sobre vacinas são desenvolvidas em várias partes do globo. O isolamento social foi adotado inclusive pelas instituições educacionais, criando uma reviravolta nos métodos e proposições do que se entende por educação, exigindo que gestores, educadores, pesquisadores, pais e responsáveis se debruçassem na busca de estratégias para minimamente dar continuidade aos processos educacionais formais. Esta pesquisa parte da seguinte questão problematizadora: no contexto educacional, que ações estão sendo tomadas para a minimização dos impactos do isolamento durante a pandemia? A partir desta questão, visando fornecer uma visão geral de pesquisas que estão sendo conduzidas ao redor do mundo, foi realizada uma revisão sistemática da literatura, seguindo métodos criteriosos de coleta e tratamento dos dados, inclusive com a utilização de softwares de pesquisa. Os resultados apontam para a diversidade de estratégias adotadas, também denotando que ainda não estamos preparados para enfrentar a situação, exigindo mais pesquisas no desenvolvimento de soluções educacionais. |
id |
UNIT-2_1e9c2dece8406b50efdf39ae3bcdb627 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/8987 |
network_acronym_str |
UNIT-2 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
AÇÕES E ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS EM TEMPO DE PANDEMIAEducaçãoCovid-19Estratégia educacionalSolução pedagógicaApós a disseminação do SARS-CoV-2, o mundo inteiro teve que se adequar a uma nova realidade, inclusive pela decretação da pandemia. O isolamento social a orientação sanitária mais eficaz na tentativa de minimizar o contágio, enquanto pesquisas sobre vacinas são desenvolvidas em várias partes do globo. O isolamento social foi adotado inclusive pelas instituições educacionais, criando uma reviravolta nos métodos e proposições do que se entende por educação, exigindo que gestores, educadores, pesquisadores, pais e responsáveis se debruçassem na busca de estratégias para minimamente dar continuidade aos processos educacionais formais. Esta pesquisa parte da seguinte questão problematizadora: no contexto educacional, que ações estão sendo tomadas para a minimização dos impactos do isolamento durante a pandemia? A partir desta questão, visando fornecer uma visão geral de pesquisas que estão sendo conduzidas ao redor do mundo, foi realizada uma revisão sistemática da literatura, seguindo métodos criteriosos de coleta e tratamento dos dados, inclusive com a utilização de softwares de pesquisa. Os resultados apontam para a diversidade de estratégias adotadas, também denotando que ainda não estamos preparados para enfrentar a situação, exigindo mais pesquisas no desenvolvimento de soluções educacionais.Editora Universitária Tiradentes2020-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão Sistemática da Literaturaapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/898710.17564/2316-3828.2020v10n1p93-109EDUCAÇÃO; v. 10 n. 1 (2020): NÚMERO TEMÁTICO - Cenários escolares em tempo de COVID-19; 93-1092316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2020v10n1reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8987/4131Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPimentel, Fernando Silvio CavalcanteSilva Júnior, Luiz Ferreira daCardoso, Otávio Augusto de Oliveira2020-11-18T19:36:13Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/8987Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:10.655603Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AÇÕES E ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS EM TEMPO DE PANDEMIA |
title |
AÇÕES E ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS EM TEMPO DE PANDEMIA |
spellingShingle |
AÇÕES E ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS EM TEMPO DE PANDEMIA Pimentel, Fernando Silvio Cavalcante Educação Covid-19 Estratégia educacional Solução pedagógica |
title_short |
AÇÕES E ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS EM TEMPO DE PANDEMIA |
title_full |
AÇÕES E ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS EM TEMPO DE PANDEMIA |
title_fullStr |
AÇÕES E ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS EM TEMPO DE PANDEMIA |
title_full_unstemmed |
AÇÕES E ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS EM TEMPO DE PANDEMIA |
title_sort |
AÇÕES E ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS EM TEMPO DE PANDEMIA |
author |
Pimentel, Fernando Silvio Cavalcante |
author_facet |
Pimentel, Fernando Silvio Cavalcante Silva Júnior, Luiz Ferreira da Cardoso, Otávio Augusto de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Silva Júnior, Luiz Ferreira da Cardoso, Otávio Augusto de Oliveira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pimentel, Fernando Silvio Cavalcante Silva Júnior, Luiz Ferreira da Cardoso, Otávio Augusto de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Covid-19 Estratégia educacional Solução pedagógica |
topic |
Educação Covid-19 Estratégia educacional Solução pedagógica |
description |
Após a disseminação do SARS-CoV-2, o mundo inteiro teve que se adequar a uma nova realidade, inclusive pela decretação da pandemia. O isolamento social a orientação sanitária mais eficaz na tentativa de minimizar o contágio, enquanto pesquisas sobre vacinas são desenvolvidas em várias partes do globo. O isolamento social foi adotado inclusive pelas instituições educacionais, criando uma reviravolta nos métodos e proposições do que se entende por educação, exigindo que gestores, educadores, pesquisadores, pais e responsáveis se debruçassem na busca de estratégias para minimamente dar continuidade aos processos educacionais formais. Esta pesquisa parte da seguinte questão problematizadora: no contexto educacional, que ações estão sendo tomadas para a minimização dos impactos do isolamento durante a pandemia? A partir desta questão, visando fornecer uma visão geral de pesquisas que estão sendo conduzidas ao redor do mundo, foi realizada uma revisão sistemática da literatura, seguindo métodos criteriosos de coleta e tratamento dos dados, inclusive com a utilização de softwares de pesquisa. Os resultados apontam para a diversidade de estratégias adotadas, também denotando que ainda não estamos preparados para enfrentar a situação, exigindo mais pesquisas no desenvolvimento de soluções educacionais. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Revisão Sistemática da Literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8987 10.17564/2316-3828.2020v10n1p93-109 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8987 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3828.2020v10n1p93-109 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8987/4131 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO; v. 10 n. 1 (2020): NÚMERO TEMÁTICO - Cenários escolares em tempo de COVID-19; 93-109 2316-3828 2316-333X 10.17564/2316-3828.2020v10n1 reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crismporto@gmail.com |
_version_ |
1800220614913425408 |