A reinvenção do fazer docente em tempos de pandemia / Reinventing teaching in times of pandemic
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35573 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo apresentar e discutir mudanças nas estruturas metodológicas aplicadas no período da pandemia do Covid-19 e observar a reinvenção do fazer docente, sobretudo no campo tecnológico, com a adoção de conhecimento técnico e aplicação de Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs no processo de ensino. Para tanto, foi realizado o acompanhamento de algumas aulas virtuais, acessíveis em canais públicos como YouTube, bem como aplicação de um questionário online, que envolveu 271 professores de 11 diferentes estados brasileiros, atuantes no cenário da pandemia. Como resultado desta investigação, evidencia-se um importante crescimento do currículo profissional do professor frente a aplicação de estratégias vinculadas as ferramentas digitais, sendo estas possíveis de utilização também no retorno das atividades presenciais. |
id |
VERACRUZ-0_118af9959948103dc31507d79c3c4532 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/35573 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A reinvenção do fazer docente em tempos de pandemia / Reinventing teaching in times of pandemicCovid-19Estratégia pedagógicaEvolução formativaTICs.O presente trabalho tem como objetivo apresentar e discutir mudanças nas estruturas metodológicas aplicadas no período da pandemia do Covid-19 e observar a reinvenção do fazer docente, sobretudo no campo tecnológico, com a adoção de conhecimento técnico e aplicação de Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs no processo de ensino. Para tanto, foi realizado o acompanhamento de algumas aulas virtuais, acessíveis em canais públicos como YouTube, bem como aplicação de um questionário online, que envolveu 271 professores de 11 diferentes estados brasileiros, atuantes no cenário da pandemia. Como resultado desta investigação, evidencia-se um importante crescimento do currículo profissional do professor frente a aplicação de estratégias vinculadas as ferramentas digitais, sendo estas possíveis de utilização também no retorno das atividades presenciais.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3557310.34117/bjdv7n9-074Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 9 (2021); 87385-87394Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 9 (2021); 87385-87394Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 9 (2021); 87385-873942525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35573/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessToledo, Alex ValadãoGobira, Gilmar CelestinoSilva, Renan Helder dos Santos2022-06-02T12:31:08Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/35573Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:18:31.266808Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A reinvenção do fazer docente em tempos de pandemia / Reinventing teaching in times of pandemic |
title |
A reinvenção do fazer docente em tempos de pandemia / Reinventing teaching in times of pandemic |
spellingShingle |
A reinvenção do fazer docente em tempos de pandemia / Reinventing teaching in times of pandemic Toledo, Alex Valadão Covid-19 Estratégia pedagógica Evolução formativa TICs. |
title_short |
A reinvenção do fazer docente em tempos de pandemia / Reinventing teaching in times of pandemic |
title_full |
A reinvenção do fazer docente em tempos de pandemia / Reinventing teaching in times of pandemic |
title_fullStr |
A reinvenção do fazer docente em tempos de pandemia / Reinventing teaching in times of pandemic |
title_full_unstemmed |
A reinvenção do fazer docente em tempos de pandemia / Reinventing teaching in times of pandemic |
title_sort |
A reinvenção do fazer docente em tempos de pandemia / Reinventing teaching in times of pandemic |
author |
Toledo, Alex Valadão |
author_facet |
Toledo, Alex Valadão Gobira, Gilmar Celestino Silva, Renan Helder dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Gobira, Gilmar Celestino Silva, Renan Helder dos Santos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Toledo, Alex Valadão Gobira, Gilmar Celestino Silva, Renan Helder dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Covid-19 Estratégia pedagógica Evolução formativa TICs. |
topic |
Covid-19 Estratégia pedagógica Evolução formativa TICs. |
description |
O presente trabalho tem como objetivo apresentar e discutir mudanças nas estruturas metodológicas aplicadas no período da pandemia do Covid-19 e observar a reinvenção do fazer docente, sobretudo no campo tecnológico, com a adoção de conhecimento técnico e aplicação de Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs no processo de ensino. Para tanto, foi realizado o acompanhamento de algumas aulas virtuais, acessíveis em canais públicos como YouTube, bem como aplicação de um questionário online, que envolveu 271 professores de 11 diferentes estados brasileiros, atuantes no cenário da pandemia. Como resultado desta investigação, evidencia-se um importante crescimento do currículo profissional do professor frente a aplicação de estratégias vinculadas as ferramentas digitais, sendo estas possíveis de utilização também no retorno das atividades presenciais. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35573 10.34117/bjdv7n9-074 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35573 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n9-074 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35573/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 9 (2021); 87385-87394 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 9 (2021); 87385-87394 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 9 (2021); 87385-87394 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645555963789312 |