A reinvenção do fazer docente em tempos de pandemia / Reinventing teaching in times of pandemic

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Toledo, Alex Valadão
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Gobira, Gilmar Celestino, Silva, Renan Helder dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35573
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar e discutir mudanças nas estruturas metodológicas aplicadas no período da pandemia do Covid-19 e observar a reinvenção do fazer docente, sobretudo no campo tecnológico, com a adoção de conhecimento técnico e aplicação de Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs no processo de ensino. Para tanto, foi realizado o acompanhamento de algumas aulas virtuais, acessíveis em canais públicos como YouTube, bem como aplicação de um questionário online, que envolveu 271 professores de 11 diferentes estados brasileiros, atuantes no cenário da pandemia. Como resultado desta investigação, evidencia-se um importante crescimento do currículo profissional do professor frente a aplicação de estratégias vinculadas as ferramentas digitais, sendo estas possíveis de utilização também no retorno das atividades presenciais.
id VERACRUZ-0_118af9959948103dc31507d79c3c4532
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/35573
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A reinvenção do fazer docente em tempos de pandemia / Reinventing teaching in times of pandemicCovid-19Estratégia pedagógicaEvolução formativaTICs.O presente trabalho tem como objetivo apresentar e discutir mudanças nas estruturas metodológicas aplicadas no período da pandemia do Covid-19 e observar a reinvenção do fazer docente, sobretudo no campo tecnológico, com a adoção de conhecimento técnico e aplicação de Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs no processo de ensino. Para tanto, foi realizado o acompanhamento de algumas aulas virtuais, acessíveis em canais públicos como YouTube, bem como aplicação de um questionário online, que envolveu 271 professores de 11 diferentes estados brasileiros, atuantes no cenário da pandemia. Como resultado desta investigação, evidencia-se um importante crescimento do currículo profissional do professor frente a aplicação de estratégias vinculadas as ferramentas digitais, sendo estas possíveis de utilização também no retorno das atividades presenciais.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3557310.34117/bjdv7n9-074Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 9 (2021); 87385-87394Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 9 (2021); 87385-87394Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 9 (2021); 87385-873942525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35573/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessToledo, Alex ValadãoGobira, Gilmar CelestinoSilva, Renan Helder dos Santos2022-06-02T12:31:08Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/35573Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:18:31.266808Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A reinvenção do fazer docente em tempos de pandemia / Reinventing teaching in times of pandemic
title A reinvenção do fazer docente em tempos de pandemia / Reinventing teaching in times of pandemic
spellingShingle A reinvenção do fazer docente em tempos de pandemia / Reinventing teaching in times of pandemic
Toledo, Alex Valadão
Covid-19
Estratégia pedagógica
Evolução formativa
TICs.
title_short A reinvenção do fazer docente em tempos de pandemia / Reinventing teaching in times of pandemic
title_full A reinvenção do fazer docente em tempos de pandemia / Reinventing teaching in times of pandemic
title_fullStr A reinvenção do fazer docente em tempos de pandemia / Reinventing teaching in times of pandemic
title_full_unstemmed A reinvenção do fazer docente em tempos de pandemia / Reinventing teaching in times of pandemic
title_sort A reinvenção do fazer docente em tempos de pandemia / Reinventing teaching in times of pandemic
author Toledo, Alex Valadão
author_facet Toledo, Alex Valadão
Gobira, Gilmar Celestino
Silva, Renan Helder dos Santos
author_role author
author2 Gobira, Gilmar Celestino
Silva, Renan Helder dos Santos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Toledo, Alex Valadão
Gobira, Gilmar Celestino
Silva, Renan Helder dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Covid-19
Estratégia pedagógica
Evolução formativa
TICs.
topic Covid-19
Estratégia pedagógica
Evolução formativa
TICs.
description O presente trabalho tem como objetivo apresentar e discutir mudanças nas estruturas metodológicas aplicadas no período da pandemia do Covid-19 e observar a reinvenção do fazer docente, sobretudo no campo tecnológico, com a adoção de conhecimento técnico e aplicação de Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs no processo de ensino. Para tanto, foi realizado o acompanhamento de algumas aulas virtuais, acessíveis em canais públicos como YouTube, bem como aplicação de um questionário online, que envolveu 271 professores de 11 diferentes estados brasileiros, atuantes no cenário da pandemia. Como resultado desta investigação, evidencia-se um importante crescimento do currículo profissional do professor frente a aplicação de estratégias vinculadas as ferramentas digitais, sendo estas possíveis de utilização também no retorno das atividades presenciais.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35573
10.34117/bjdv7n9-074
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35573
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n9-074
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35573/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 9 (2021); 87385-87394
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 9 (2021); 87385-87394
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 9 (2021); 87385-87394
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645555963789312