O TUTORIAL (MENTORING) NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Ana Paula Rebelo Aquino
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Vasconcelos, Maria Viviane Lisboa de, Rodarte, Renato Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3826
Resumo: Este estudo propôs demonstrar o tutorial (mentoring) como metodologia de aprendizagem para a formação em Enfermagem. Realizou-se um Estudo de Caso com abordagem metodológica quantitativa e qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram os estudantes do segundo e quinto ano de um curso em enfermagem. A construção dos dados se deu por meio de um questionário estruturado e descrição de uma situação-problema. Os dados quantitativos foram analisados pelo teste não paramétrico de Kruskal Wallis e os dados construídos por meio da resposta à  situação problema foram submetidos a  análise de conteúdo. Os resultados mostraram a contribuição positiva do tutorial na formação do enfermeiro possibilitando o desenvolvimento de um pensamento crítico e mais autonomia ao tratar da realidade.  
id UNIT-2_2010a06ecad879c4c9612fe650a63001
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/3826
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling O TUTORIAL (MENTORING) NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIROTutorialMetodologiasAprendizagem.Este estudo propôs demonstrar o tutorial (mentoring) como metodologia de aprendizagem para a formação em Enfermagem. Realizou-se um Estudo de Caso com abordagem metodológica quantitativa e qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram os estudantes do segundo e quinto ano de um curso em enfermagem. A construção dos dados se deu por meio de um questionário estruturado e descrição de uma situação-problema. Os dados quantitativos foram analisados pelo teste não paramétrico de Kruskal Wallis e os dados construídos por meio da resposta à  situação problema foram submetidos a  análise de conteúdo. Os resultados mostraram a contribuição positiva do tutorial na formação do enfermeiro possibilitando o desenvolvimento de um pensamento crítico e mais autonomia ao tratar da realidade.  Editora Universitária Tiradentes2020-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/382610.17564/2316-3828.2020v8n3p274-290EDUCAÇÃO; v. 8 n. 3 (2020): Fluxo Contínuo; 274-2902316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2020v8n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3826/4042Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Ana Paula Rebelo AquinoVasconcelos, Maria Viviane Lisboa deRodarte, Renato Santos2020-11-18T19:54:38Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/3826Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:57.753927Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv O TUTORIAL (MENTORING) NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO
title O TUTORIAL (MENTORING) NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO
spellingShingle O TUTORIAL (MENTORING) NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO
Rodrigues, Ana Paula Rebelo Aquino
Tutorial
Metodologias
Aprendizagem.
title_short O TUTORIAL (MENTORING) NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO
title_full O TUTORIAL (MENTORING) NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO
title_fullStr O TUTORIAL (MENTORING) NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO
title_full_unstemmed O TUTORIAL (MENTORING) NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO
title_sort O TUTORIAL (MENTORING) NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO
author Rodrigues, Ana Paula Rebelo Aquino
author_facet Rodrigues, Ana Paula Rebelo Aquino
Vasconcelos, Maria Viviane Lisboa de
Rodarte, Renato Santos
author_role author
author2 Vasconcelos, Maria Viviane Lisboa de
Rodarte, Renato Santos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Ana Paula Rebelo Aquino
Vasconcelos, Maria Viviane Lisboa de
Rodarte, Renato Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Tutorial
Metodologias
Aprendizagem.
topic Tutorial
Metodologias
Aprendizagem.
description Este estudo propôs demonstrar o tutorial (mentoring) como metodologia de aprendizagem para a formação em Enfermagem. Realizou-se um Estudo de Caso com abordagem metodológica quantitativa e qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram os estudantes do segundo e quinto ano de um curso em enfermagem. A construção dos dados se deu por meio de um questionário estruturado e descrição de uma situação-problema. Os dados quantitativos foram analisados pelo teste não paramétrico de Kruskal Wallis e os dados construídos por meio da resposta à  situação problema foram submetidos a  análise de conteúdo. Os resultados mostraram a contribuição positiva do tutorial na formação do enfermeiro possibilitando o desenvolvimento de um pensamento crítico e mais autonomia ao tratar da realidade.  
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3826
10.17564/2316-3828.2020v8n3p274-290
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3826
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2020v8n3p274-290
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3826/4042
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 8 n. 3 (2020): Fluxo Contínuo; 274-290
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2020v8n3
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220613827100672