O TUTORIAL (MENTORING) NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3826 |
Resumo: | Este estudo propôs demonstrar o tutorial (mentoring) como metodologia de aprendizagem para a formação em Enfermagem. Realizou-se um Estudo de Caso com abordagem metodológica quantitativa e qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram os estudantes do segundo e quinto ano de um curso em enfermagem. A construção dos dados se deu por meio de um questionário estruturado e descrição de uma situação-problema. Os dados quantitativos foram analisados pelo teste não paramétrico de Kruskal Wallis e os dados construídos por meio da resposta à situação problema foram submetidos a análise de conteúdo. Os resultados mostraram a contribuição positiva do tutorial na formação do enfermeiro possibilitando o desenvolvimento de um pensamento crítico e mais autonomia ao tratar da realidade. |
id |
UNIT-2_2010a06ecad879c4c9612fe650a63001 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/3826 |
network_acronym_str |
UNIT-2 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O TUTORIAL (MENTORING) NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIROTutorialMetodologiasAprendizagem.Este estudo propôs demonstrar o tutorial (mentoring) como metodologia de aprendizagem para a formação em Enfermagem. Realizou-se um Estudo de Caso com abordagem metodológica quantitativa e qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram os estudantes do segundo e quinto ano de um curso em enfermagem. A construção dos dados se deu por meio de um questionário estruturado e descrição de uma situação-problema. Os dados quantitativos foram analisados pelo teste não paramétrico de Kruskal Wallis e os dados construídos por meio da resposta à situação problema foram submetidos a análise de conteúdo. Os resultados mostraram a contribuição positiva do tutorial na formação do enfermeiro possibilitando o desenvolvimento de um pensamento crítico e mais autonomia ao tratar da realidade. Editora Universitária Tiradentes2020-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/382610.17564/2316-3828.2020v8n3p274-290EDUCAÇÃO; v. 8 n. 3 (2020): Fluxo Contínuo; 274-2902316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2020v8n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3826/4042Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Ana Paula Rebelo AquinoVasconcelos, Maria Viviane Lisboa deRodarte, Renato Santos2020-11-18T19:54:38Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/3826Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:57.753927Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O TUTORIAL (MENTORING) NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO |
title |
O TUTORIAL (MENTORING) NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO |
spellingShingle |
O TUTORIAL (MENTORING) NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO Rodrigues, Ana Paula Rebelo Aquino Tutorial Metodologias Aprendizagem. |
title_short |
O TUTORIAL (MENTORING) NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO |
title_full |
O TUTORIAL (MENTORING) NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO |
title_fullStr |
O TUTORIAL (MENTORING) NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO |
title_full_unstemmed |
O TUTORIAL (MENTORING) NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO |
title_sort |
O TUTORIAL (MENTORING) NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO |
author |
Rodrigues, Ana Paula Rebelo Aquino |
author_facet |
Rodrigues, Ana Paula Rebelo Aquino Vasconcelos, Maria Viviane Lisboa de Rodarte, Renato Santos |
author_role |
author |
author2 |
Vasconcelos, Maria Viviane Lisboa de Rodarte, Renato Santos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Ana Paula Rebelo Aquino Vasconcelos, Maria Viviane Lisboa de Rodarte, Renato Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tutorial Metodologias Aprendizagem. |
topic |
Tutorial Metodologias Aprendizagem. |
description |
Este estudo propôs demonstrar o tutorial (mentoring) como metodologia de aprendizagem para a formação em Enfermagem. Realizou-se um Estudo de Caso com abordagem metodológica quantitativa e qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram os estudantes do segundo e quinto ano de um curso em enfermagem. A construção dos dados se deu por meio de um questionário estruturado e descrição de uma situação-problema. Os dados quantitativos foram analisados pelo teste não paramétrico de Kruskal Wallis e os dados construídos por meio da resposta à situação problema foram submetidos a análise de conteúdo. Os resultados mostraram a contribuição positiva do tutorial na formação do enfermeiro possibilitando o desenvolvimento de um pensamento crítico e mais autonomia ao tratar da realidade. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3826 10.17564/2316-3828.2020v8n3p274-290 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3826 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3828.2020v8n3p274-290 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3826/4042 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO; v. 8 n. 3 (2020): Fluxo Contínuo; 274-290 2316-3828 2316-333X 10.17564/2316-3828.2020v8n3 reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crismporto@gmail.com |
_version_ |
1800220613827100672 |