A TEMÁTICA DAS DROGAS COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE REAÇÕES QUÍMICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos-Filho, João Batista dos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Araujo Batista, Tatiana Santos de, da Cruz, Manuelânia Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5126
Resumo: Nos livros didáticos o assunto reações químicas é trabalhado de forma mecânica. Nossa tarefa como professores foi modificar o ensinar, isto é, a abordagem do tema foi fundada na integração do conceito de reações químicas e na discussão do aspecto social com a temática “Drogas”. O projeto foi desenvolvido com os alunos do primeiro ano do ensino médio, em uma escola pública de Aracaju-Sergipe. Foram utilizadas várias metodologias, entre elas um jogo lúdico de quebra cabeça, filme e aulas discursivas. Esse método foi satisfatório, permitindo verificar as dificuldades dos alunos e contribuindo para uma aprendizagem significativa e para formação de cidadãos conscientes e ativos.
id UNIT-2_25dd5e4b19e7213f81d88fe5117abc6a
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/5126
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling A TEMÁTICA DAS DROGAS COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE REAÇÕES QUÍMICASaprendizagem significativareações químicasdrogasNos livros didáticos o assunto reações químicas é trabalhado de forma mecânica. Nossa tarefa como professores foi modificar o ensinar, isto é, a abordagem do tema foi fundada na integração do conceito de reações químicas e na discussão do aspecto social com a temática “Drogas”. O projeto foi desenvolvido com os alunos do primeiro ano do ensino médio, em uma escola pública de Aracaju-Sergipe. Foram utilizadas várias metodologias, entre elas um jogo lúdico de quebra cabeça, filme e aulas discursivas. Esse método foi satisfatório, permitindo verificar as dificuldades dos alunos e contribuindo para uma aprendizagem significativa e para formação de cidadãos conscientes e ativos.Editora Universitária Tiradentes2019-04-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/512610.17564/2316-3828.2019v7n3p41-54EDUCAÇÃO; v. 7 n. 3 (2019): Publicação Contínua; 41-542316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2019v7n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5126/3290https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5126/3467Copyright (c) 2019 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos-Filho, João Batista dosAraujo Batista, Tatiana Santos deda Cruz, Manuelânia Santos2020-11-18T20:25:50Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/5126Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:01.805829Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv A TEMÁTICA DAS DROGAS COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE REAÇÕES QUÍMICAS
title A TEMÁTICA DAS DROGAS COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE REAÇÕES QUÍMICAS
spellingShingle A TEMÁTICA DAS DROGAS COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE REAÇÕES QUÍMICAS
Santos-Filho, João Batista dos
aprendizagem significativa
reações químicas
drogas
title_short A TEMÁTICA DAS DROGAS COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE REAÇÕES QUÍMICAS
title_full A TEMÁTICA DAS DROGAS COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE REAÇÕES QUÍMICAS
title_fullStr A TEMÁTICA DAS DROGAS COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE REAÇÕES QUÍMICAS
title_full_unstemmed A TEMÁTICA DAS DROGAS COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE REAÇÕES QUÍMICAS
title_sort A TEMÁTICA DAS DROGAS COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE REAÇÕES QUÍMICAS
author Santos-Filho, João Batista dos
author_facet Santos-Filho, João Batista dos
Araujo Batista, Tatiana Santos de
da Cruz, Manuelânia Santos
author_role author
author2 Araujo Batista, Tatiana Santos de
da Cruz, Manuelânia Santos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos-Filho, João Batista dos
Araujo Batista, Tatiana Santos de
da Cruz, Manuelânia Santos
dc.subject.por.fl_str_mv aprendizagem significativa
reações químicas
drogas
topic aprendizagem significativa
reações químicas
drogas
description Nos livros didáticos o assunto reações químicas é trabalhado de forma mecânica. Nossa tarefa como professores foi modificar o ensinar, isto é, a abordagem do tema foi fundada na integração do conceito de reações químicas e na discussão do aspecto social com a temática “Drogas”. O projeto foi desenvolvido com os alunos do primeiro ano do ensino médio, em uma escola pública de Aracaju-Sergipe. Foram utilizadas várias metodologias, entre elas um jogo lúdico de quebra cabeça, filme e aulas discursivas. Esse método foi satisfatório, permitindo verificar as dificuldades dos alunos e contribuindo para uma aprendizagem significativa e para formação de cidadãos conscientes e ativos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5126
10.17564/2316-3828.2019v7n3p41-54
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5126
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2019v7n3p41-54
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5126/3290
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5126/3467
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Interfaces Científicas - Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Interfaces Científicas - Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 7 n. 3 (2019): Publicação Contínua; 41-54
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2019v7n3
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220614290571264