A TEMÁTICA DAS DROGAS COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE REAÇÕES QUÍMICAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5126 |
Resumo: | Nos livros didáticos o assunto reações químicas é trabalhado de forma mecânica. Nossa tarefa como professores foi modificar o ensinar, isto é, a abordagem do tema foi fundada na integração do conceito de reações químicas e na discussão do aspecto social com a temática “Drogas”. O projeto foi desenvolvido com os alunos do primeiro ano do ensino médio, em uma escola pública de Aracaju-Sergipe. Foram utilizadas várias metodologias, entre elas um jogo lúdico de quebra cabeça, filme e aulas discursivas. Esse método foi satisfatório, permitindo verificar as dificuldades dos alunos e contribuindo para uma aprendizagem significativa e para formação de cidadãos conscientes e ativos. |
id |
UNIT-2_25dd5e4b19e7213f81d88fe5117abc6a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/5126 |
network_acronym_str |
UNIT-2 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A TEMÁTICA DAS DROGAS COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE REAÇÕES QUÍMICASaprendizagem significativareações químicasdrogasNos livros didáticos o assunto reações químicas é trabalhado de forma mecânica. Nossa tarefa como professores foi modificar o ensinar, isto é, a abordagem do tema foi fundada na integração do conceito de reações químicas e na discussão do aspecto social com a temática “Drogas”. O projeto foi desenvolvido com os alunos do primeiro ano do ensino médio, em uma escola pública de Aracaju-Sergipe. Foram utilizadas várias metodologias, entre elas um jogo lúdico de quebra cabeça, filme e aulas discursivas. Esse método foi satisfatório, permitindo verificar as dificuldades dos alunos e contribuindo para uma aprendizagem significativa e para formação de cidadãos conscientes e ativos.Editora Universitária Tiradentes2019-04-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/512610.17564/2316-3828.2019v7n3p41-54EDUCAÇÃO; v. 7 n. 3 (2019): Publicação Contínua; 41-542316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2019v7n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5126/3290https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5126/3467Copyright (c) 2019 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos-Filho, João Batista dosAraujo Batista, Tatiana Santos deda Cruz, Manuelânia Santos2020-11-18T20:25:50Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/5126Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:01.805829Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A TEMÁTICA DAS DROGAS COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE REAÇÕES QUÍMICAS |
title |
A TEMÁTICA DAS DROGAS COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE REAÇÕES QUÍMICAS |
spellingShingle |
A TEMÁTICA DAS DROGAS COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE REAÇÕES QUÍMICAS Santos-Filho, João Batista dos aprendizagem significativa reações químicas drogas |
title_short |
A TEMÁTICA DAS DROGAS COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE REAÇÕES QUÍMICAS |
title_full |
A TEMÁTICA DAS DROGAS COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE REAÇÕES QUÍMICAS |
title_fullStr |
A TEMÁTICA DAS DROGAS COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE REAÇÕES QUÍMICAS |
title_full_unstemmed |
A TEMÁTICA DAS DROGAS COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE REAÇÕES QUÍMICAS |
title_sort |
A TEMÁTICA DAS DROGAS COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE REAÇÕES QUÍMICAS |
author |
Santos-Filho, João Batista dos |
author_facet |
Santos-Filho, João Batista dos Araujo Batista, Tatiana Santos de da Cruz, Manuelânia Santos |
author_role |
author |
author2 |
Araujo Batista, Tatiana Santos de da Cruz, Manuelânia Santos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos-Filho, João Batista dos Araujo Batista, Tatiana Santos de da Cruz, Manuelânia Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
aprendizagem significativa reações químicas drogas |
topic |
aprendizagem significativa reações químicas drogas |
description |
Nos livros didáticos o assunto reações químicas é trabalhado de forma mecânica. Nossa tarefa como professores foi modificar o ensinar, isto é, a abordagem do tema foi fundada na integração do conceito de reações químicas e na discussão do aspecto social com a temática “Drogas”. O projeto foi desenvolvido com os alunos do primeiro ano do ensino médio, em uma escola pública de Aracaju-Sergipe. Foram utilizadas várias metodologias, entre elas um jogo lúdico de quebra cabeça, filme e aulas discursivas. Esse método foi satisfatório, permitindo verificar as dificuldades dos alunos e contribuindo para uma aprendizagem significativa e para formação de cidadãos conscientes e ativos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5126 10.17564/2316-3828.2019v7n3p41-54 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5126 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3828.2019v7n3p41-54 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5126/3290 https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5126/3467 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Interfaces Científicas - Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Interfaces Científicas - Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO; v. 7 n. 3 (2019): Publicação Contínua; 41-54 2316-3828 2316-333X 10.17564/2316-3828.2019v7n3 reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crismporto@gmail.com |
_version_ |
1800220614290571264 |