A sociedade pedagógica: demandas e possibilidades contemporâneas de ensino e aprendizagem na perspectiva da pedagogia social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Severo, José Leonardo Rolim de Lima
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1291
Resumo: O objetivo do texto é discutir a perspectiva da sociedade pedagógica como um marco reflexivo para entendimento da dimensão educativa presente nas relações sociais contemporâneas. As instituições e grupos sociais tem empreendido, nas últimas décadas, uma política cultural de socialização e uso dos saberes em prol de interesses políticos, econômicos e tecnológicos. As demandas associadas a tal empreendimento incidem na realização de práticas formativas em tempos e espaços distintos do cenário escolar, configurando novas possibilidades de ensinar e aprender a partir de dispositivos plurais. Partindo desse pressuposto, são desencadeadas reflexões sobre a promoção da educabilidade humana através de múltiplas formas e sobre os contextos de educação não-escolar como campo de práticas pedagógicas. Ressalta-se a necessidade de que a Pedagogia Social imprima sentido pedagógico nos processos educativos na contemporaneidade, a fim de potencializar efeitos formativos que concorram à inclusão social e ao desenvolvimento humano, cultural e econômico da sociedade.
id UNIT-2_26926d1fcc4d953af4baaf9ebca89b68
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/1291
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling A sociedade pedagógica: demandas e possibilidades contemporâneas de ensino e aprendizagem na perspectiva da pedagogia socialSociedade pedagógica. Práticas educativas. Educação não-escolar. Pedagogia Social.O objetivo do texto é discutir a perspectiva da sociedade pedagógica como um marco reflexivo para entendimento da dimensão educativa presente nas relações sociais contemporâneas. As instituições e grupos sociais tem empreendido, nas últimas décadas, uma política cultural de socialização e uso dos saberes em prol de interesses políticos, econômicos e tecnológicos. As demandas associadas a tal empreendimento incidem na realização de práticas formativas em tempos e espaços distintos do cenário escolar, configurando novas possibilidades de ensinar e aprender a partir de dispositivos plurais. Partindo desse pressuposto, são desencadeadas reflexões sobre a promoção da educabilidade humana através de múltiplas formas e sobre os contextos de educação não-escolar como campo de práticas pedagógicas. Ressalta-se a necessidade de que a Pedagogia Social imprima sentido pedagógico nos processos educativos na contemporaneidade, a fim de potencializar efeitos formativos que concorram à inclusão social e ao desenvolvimento humano, cultural e econômico da sociedade.Editora Universitária Tiradentes2014-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo teóricoapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/129110.17564/2316-3828.2014v2n3p143-158EDUCAÇÃO; v. 2 n. 3 (2014); 143-1582316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2014v2n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1291/889Severo, José Leonardo Rolim de Limainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-18T21:58:25Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/1291Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:51.134656Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv A sociedade pedagógica: demandas e possibilidades contemporâneas de ensino e aprendizagem na perspectiva da pedagogia social
title A sociedade pedagógica: demandas e possibilidades contemporâneas de ensino e aprendizagem na perspectiva da pedagogia social
spellingShingle A sociedade pedagógica: demandas e possibilidades contemporâneas de ensino e aprendizagem na perspectiva da pedagogia social
Severo, José Leonardo Rolim de Lima
Sociedade pedagógica. Práticas educativas. Educação não-escolar. Pedagogia Social.
title_short A sociedade pedagógica: demandas e possibilidades contemporâneas de ensino e aprendizagem na perspectiva da pedagogia social
title_full A sociedade pedagógica: demandas e possibilidades contemporâneas de ensino e aprendizagem na perspectiva da pedagogia social
title_fullStr A sociedade pedagógica: demandas e possibilidades contemporâneas de ensino e aprendizagem na perspectiva da pedagogia social
title_full_unstemmed A sociedade pedagógica: demandas e possibilidades contemporâneas de ensino e aprendizagem na perspectiva da pedagogia social
title_sort A sociedade pedagógica: demandas e possibilidades contemporâneas de ensino e aprendizagem na perspectiva da pedagogia social
author Severo, José Leonardo Rolim de Lima
author_facet Severo, José Leonardo Rolim de Lima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Severo, José Leonardo Rolim de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Sociedade pedagógica. Práticas educativas. Educação não-escolar. Pedagogia Social.
topic Sociedade pedagógica. Práticas educativas. Educação não-escolar. Pedagogia Social.
description O objetivo do texto é discutir a perspectiva da sociedade pedagógica como um marco reflexivo para entendimento da dimensão educativa presente nas relações sociais contemporâneas. As instituições e grupos sociais tem empreendido, nas últimas décadas, uma política cultural de socialização e uso dos saberes em prol de interesses políticos, econômicos e tecnológicos. As demandas associadas a tal empreendimento incidem na realização de práticas formativas em tempos e espaços distintos do cenário escolar, configurando novas possibilidades de ensinar e aprender a partir de dispositivos plurais. Partindo desse pressuposto, são desencadeadas reflexões sobre a promoção da educabilidade humana através de múltiplas formas e sobre os contextos de educação não-escolar como campo de práticas pedagógicas. Ressalta-se a necessidade de que a Pedagogia Social imprima sentido pedagógico nos processos educativos na contemporaneidade, a fim de potencializar efeitos formativos que concorram à inclusão social e ao desenvolvimento humano, cultural e econômico da sociedade.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo teórico
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1291
10.17564/2316-3828.2014v2n3p143-158
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1291
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2014v2n3p143-158
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1291/889
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 2 n. 3 (2014); 143-158
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2014v2n3
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220612892819456