PEDAGOGIA SOCIAL ESPANHOLA E EDUCAÇÃO SOCIAL BRASILEIRA:: UM DIÁLOGO SOCIOEDUCATIVO EM PAUTA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13458 |
Resumo: | O presente artigo, de fundamentação teórica sobre Pedagogia Social, tem como objetivo refletir sobre as possíveis contribuições da organização do campo do saber da Pedagogia Social Espanhola para as práticas de Educação Social no Brasil. Esse artigo é um recorte de uma pesquisa, sistemática e contínua, sobre as práticas educativas não escolares realizadas pelo Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensão Fora da Sala de Aula, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) desde 2016. A partir das reflexões de autores de língua espanhola, como Mendizábal (2017), Serrano, Llamas; Fernández-García (2014), Krichesky (2011), Esteban (2005) e Esteban, Gómez & Martínez (2013), o trabalho define o campo do saber da Pedagogia Social, a organização da Pedagogia Social na Espanha, as referências utilizadas por esse campo de saber para dar forma a suas práticas ao longo do tempo-espaço histórico e as possíveis relações – encontros e desencontros – com algumas práticas e realidades existentes no contexto da Educação Social brasileira. Dessa forma, podemos inferir que o exercício reflexivo sobre as práticas educativas sociais em outras realidades, como a espanhola, se faz relevante para que possamos construir o nosso próprio caminho reflexivo sobre as nossas práticas educativas não escolares potencializando, assim, um campo teórico importante para que possamos pensar novas práticas educativas e atitudes diante dos desafios socioeducativos em nosso próprio país. |
id |
UFMA-5_f6717b6206752174169db51483ad3381 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13458 |
network_acronym_str |
UFMA-5 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PEDAGOGIA SOCIAL ESPANHOLA E EDUCAÇÃO SOCIAL BRASILEIRA:: UM DIÁLOGO SOCIOEDUCATIVO EM PAUTAPedagogia Social. Educação Social. Práticas Educativas Não Escolares.O presente artigo, de fundamentação teórica sobre Pedagogia Social, tem como objetivo refletir sobre as possíveis contribuições da organização do campo do saber da Pedagogia Social Espanhola para as práticas de Educação Social no Brasil. Esse artigo é um recorte de uma pesquisa, sistemática e contínua, sobre as práticas educativas não escolares realizadas pelo Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensão Fora da Sala de Aula, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) desde 2016. A partir das reflexões de autores de língua espanhola, como Mendizábal (2017), Serrano, Llamas; Fernández-García (2014), Krichesky (2011), Esteban (2005) e Esteban, Gómez & Martínez (2013), o trabalho define o campo do saber da Pedagogia Social, a organização da Pedagogia Social na Espanha, as referências utilizadas por esse campo de saber para dar forma a suas práticas ao longo do tempo-espaço histórico e as possíveis relações – encontros e desencontros – com algumas práticas e realidades existentes no contexto da Educação Social brasileira. Dessa forma, podemos inferir que o exercício reflexivo sobre as práticas educativas sociais em outras realidades, como a espanhola, se faz relevante para que possamos construir o nosso próprio caminho reflexivo sobre as nossas práticas educativas não escolares potencializando, assim, um campo teórico importante para que possamos pensar novas práticas educativas e atitudes diante dos desafios socioeducativos em nosso próprio país.Universidade Federal do Maranhão2024-05-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Bibliográficaapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13458Cadernos de Pesquisa; v. 30, n. 4, out./dez. 2023: Dossiê: Circulação das ideias pedagógicas entre Brasil e Portugal; 353-3692178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13458/12622Copyright (c) 2024 Cadernos de Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Arthur ViannaSirino, Marcio Bernardino2024-05-08T17:12:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13458Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:54:09.885574Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
PEDAGOGIA SOCIAL ESPANHOLA E EDUCAÇÃO SOCIAL BRASILEIRA:: UM DIÁLOGO SOCIOEDUCATIVO EM PAUTA |
title |
PEDAGOGIA SOCIAL ESPANHOLA E EDUCAÇÃO SOCIAL BRASILEIRA:: UM DIÁLOGO SOCIOEDUCATIVO EM PAUTA |
spellingShingle |
PEDAGOGIA SOCIAL ESPANHOLA E EDUCAÇÃO SOCIAL BRASILEIRA:: UM DIÁLOGO SOCIOEDUCATIVO EM PAUTA Ferreira, Arthur Vianna Pedagogia Social. Educação Social. Práticas Educativas Não Escolares. |
title_short |
PEDAGOGIA SOCIAL ESPANHOLA E EDUCAÇÃO SOCIAL BRASILEIRA:: UM DIÁLOGO SOCIOEDUCATIVO EM PAUTA |
title_full |
PEDAGOGIA SOCIAL ESPANHOLA E EDUCAÇÃO SOCIAL BRASILEIRA:: UM DIÁLOGO SOCIOEDUCATIVO EM PAUTA |
title_fullStr |
PEDAGOGIA SOCIAL ESPANHOLA E EDUCAÇÃO SOCIAL BRASILEIRA:: UM DIÁLOGO SOCIOEDUCATIVO EM PAUTA |
title_full_unstemmed |
PEDAGOGIA SOCIAL ESPANHOLA E EDUCAÇÃO SOCIAL BRASILEIRA:: UM DIÁLOGO SOCIOEDUCATIVO EM PAUTA |
title_sort |
PEDAGOGIA SOCIAL ESPANHOLA E EDUCAÇÃO SOCIAL BRASILEIRA:: UM DIÁLOGO SOCIOEDUCATIVO EM PAUTA |
author |
Ferreira, Arthur Vianna |
author_facet |
Ferreira, Arthur Vianna Sirino, Marcio Bernardino |
author_role |
author |
author2 |
Sirino, Marcio Bernardino |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Arthur Vianna Sirino, Marcio Bernardino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia Social. Educação Social. Práticas Educativas Não Escolares. |
topic |
Pedagogia Social. Educação Social. Práticas Educativas Não Escolares. |
description |
O presente artigo, de fundamentação teórica sobre Pedagogia Social, tem como objetivo refletir sobre as possíveis contribuições da organização do campo do saber da Pedagogia Social Espanhola para as práticas de Educação Social no Brasil. Esse artigo é um recorte de uma pesquisa, sistemática e contínua, sobre as práticas educativas não escolares realizadas pelo Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensão Fora da Sala de Aula, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) desde 2016. A partir das reflexões de autores de língua espanhola, como Mendizábal (2017), Serrano, Llamas; Fernández-García (2014), Krichesky (2011), Esteban (2005) e Esteban, Gómez & Martínez (2013), o trabalho define o campo do saber da Pedagogia Social, a organização da Pedagogia Social na Espanha, as referências utilizadas por esse campo de saber para dar forma a suas práticas ao longo do tempo-espaço histórico e as possíveis relações – encontros e desencontros – com algumas práticas e realidades existentes no contexto da Educação Social brasileira. Dessa forma, podemos inferir que o exercício reflexivo sobre as práticas educativas sociais em outras realidades, como a espanhola, se faz relevante para que possamos construir o nosso próprio caminho reflexivo sobre as nossas práticas educativas não escolares potencializando, assim, um campo teórico importante para que possamos pensar novas práticas educativas e atitudes diante dos desafios socioeducativos em nosso próprio país. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-05-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13458 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13458 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13458/12622 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Cadernos de Pesquisa http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Cadernos de Pesquisa http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; v. 30, n. 4, out./dez. 2023: Dossiê: Circulação das ideias pedagógicas entre Brasil e Portugal; 353-369 2178-2229 0102-4175 reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com |
_version_ |
1799874880539197440 |