PEDAGOGIA SOCIAL ESPANHOLA E EDUCAÇÃO SOCIAL BRASILEIRA:: UM DIÁLOGO SOCIOEDUCATIVO EM PAUTA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Arthur Vianna
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Sirino, Marcio Bernardino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13458
Resumo: O presente artigo, de fundamentação teórica sobre Pedagogia Social, tem como objetivo refletir sobre as possíveis contribuições da organização do campo do saber da Pedagogia Social Espanhola para as práticas de Educação Social no Brasil. Esse artigo é um recorte de uma pesquisa, sistemática e contínua, sobre as práticas educativas não escolares realizadas pelo Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensão Fora da Sala de Aula, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) desde 2016. A partir das reflexões de autores de língua espanhola, como Mendizábal (2017), Serrano, Llamas; Fernández-García (2014), Krichesky (2011), Esteban (2005) e Esteban, Gómez & Martínez (2013), o trabalho define o campo do saber da Pedagogia Social, a organização da Pedagogia Social na Espanha, as referências utilizadas por esse campo de saber para dar forma a suas práticas ao longo do tempo-espaço histórico e as possíveis relações – encontros e desencontros – com algumas práticas e realidades existentes no contexto da Educação Social brasileira. Dessa forma, podemos inferir que o exercício reflexivo sobre as práticas educativas sociais em outras realidades, como a espanhola, se faz relevante para que possamos construir o nosso próprio caminho reflexivo sobre as nossas práticas educativas não escolares potencializando, assim, um campo teórico importante para que possamos pensar novas práticas educativas e atitudes diante dos desafios socioeducativos em nosso próprio país.
id UFMA-5_f6717b6206752174169db51483ad3381
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13458
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling PEDAGOGIA SOCIAL ESPANHOLA E EDUCAÇÃO SOCIAL BRASILEIRA:: UM DIÁLOGO SOCIOEDUCATIVO EM PAUTAPedagogia Social. Educação Social. Práticas Educativas Não Escolares.O presente artigo, de fundamentação teórica sobre Pedagogia Social, tem como objetivo refletir sobre as possíveis contribuições da organização do campo do saber da Pedagogia Social Espanhola para as práticas de Educação Social no Brasil. Esse artigo é um recorte de uma pesquisa, sistemática e contínua, sobre as práticas educativas não escolares realizadas pelo Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensão Fora da Sala de Aula, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) desde 2016. A partir das reflexões de autores de língua espanhola, como Mendizábal (2017), Serrano, Llamas; Fernández-García (2014), Krichesky (2011), Esteban (2005) e Esteban, Gómez & Martínez (2013), o trabalho define o campo do saber da Pedagogia Social, a organização da Pedagogia Social na Espanha, as referências utilizadas por esse campo de saber para dar forma a suas práticas ao longo do tempo-espaço histórico e as possíveis relações – encontros e desencontros – com algumas práticas e realidades existentes no contexto da Educação Social brasileira. Dessa forma, podemos inferir que o exercício reflexivo sobre as práticas educativas sociais em outras realidades, como a espanhola, se faz relevante para que possamos construir o nosso próprio caminho reflexivo sobre as nossas práticas educativas não escolares potencializando, assim, um campo teórico importante para que possamos pensar novas práticas educativas e atitudes diante dos desafios socioeducativos em nosso próprio país.Universidade Federal do Maranhão2024-05-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Bibliográficaapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13458Cadernos de Pesquisa; v. 30, n. 4, out./dez. 2023: Dossiê: Circulação das ideias pedagógicas entre Brasil e Portugal; 353-3692178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13458/12622Copyright (c) 2024 Cadernos de Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Arthur ViannaSirino, Marcio Bernardino2024-05-08T17:12:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13458Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:54:09.885574Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv PEDAGOGIA SOCIAL ESPANHOLA E EDUCAÇÃO SOCIAL BRASILEIRA:: UM DIÁLOGO SOCIOEDUCATIVO EM PAUTA
title PEDAGOGIA SOCIAL ESPANHOLA E EDUCAÇÃO SOCIAL BRASILEIRA:: UM DIÁLOGO SOCIOEDUCATIVO EM PAUTA
spellingShingle PEDAGOGIA SOCIAL ESPANHOLA E EDUCAÇÃO SOCIAL BRASILEIRA:: UM DIÁLOGO SOCIOEDUCATIVO EM PAUTA
Ferreira, Arthur Vianna
Pedagogia Social. Educação Social. Práticas Educativas Não Escolares.
title_short PEDAGOGIA SOCIAL ESPANHOLA E EDUCAÇÃO SOCIAL BRASILEIRA:: UM DIÁLOGO SOCIOEDUCATIVO EM PAUTA
title_full PEDAGOGIA SOCIAL ESPANHOLA E EDUCAÇÃO SOCIAL BRASILEIRA:: UM DIÁLOGO SOCIOEDUCATIVO EM PAUTA
title_fullStr PEDAGOGIA SOCIAL ESPANHOLA E EDUCAÇÃO SOCIAL BRASILEIRA:: UM DIÁLOGO SOCIOEDUCATIVO EM PAUTA
title_full_unstemmed PEDAGOGIA SOCIAL ESPANHOLA E EDUCAÇÃO SOCIAL BRASILEIRA:: UM DIÁLOGO SOCIOEDUCATIVO EM PAUTA
title_sort PEDAGOGIA SOCIAL ESPANHOLA E EDUCAÇÃO SOCIAL BRASILEIRA:: UM DIÁLOGO SOCIOEDUCATIVO EM PAUTA
author Ferreira, Arthur Vianna
author_facet Ferreira, Arthur Vianna
Sirino, Marcio Bernardino
author_role author
author2 Sirino, Marcio Bernardino
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Arthur Vianna
Sirino, Marcio Bernardino
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia Social. Educação Social. Práticas Educativas Não Escolares.
topic Pedagogia Social. Educação Social. Práticas Educativas Não Escolares.
description O presente artigo, de fundamentação teórica sobre Pedagogia Social, tem como objetivo refletir sobre as possíveis contribuições da organização do campo do saber da Pedagogia Social Espanhola para as práticas de Educação Social no Brasil. Esse artigo é um recorte de uma pesquisa, sistemática e contínua, sobre as práticas educativas não escolares realizadas pelo Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensão Fora da Sala de Aula, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) desde 2016. A partir das reflexões de autores de língua espanhola, como Mendizábal (2017), Serrano, Llamas; Fernández-García (2014), Krichesky (2011), Esteban (2005) e Esteban, Gómez & Martínez (2013), o trabalho define o campo do saber da Pedagogia Social, a organização da Pedagogia Social na Espanha, as referências utilizadas por esse campo de saber para dar forma a suas práticas ao longo do tempo-espaço histórico e as possíveis relações – encontros e desencontros – com algumas práticas e realidades existentes no contexto da Educação Social brasileira. Dessa forma, podemos inferir que o exercício reflexivo sobre as práticas educativas sociais em outras realidades, como a espanhola, se faz relevante para que possamos construir o nosso próprio caminho reflexivo sobre as nossas práticas educativas não escolares potencializando, assim, um campo teórico importante para que possamos pensar novas práticas educativas e atitudes diante dos desafios socioeducativos em nosso próprio país.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-05-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13458
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13458
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13458/12622
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Cadernos de Pesquisa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Cadernos de Pesquisa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 30, n. 4, out./dez. 2023: Dossiê: Circulação das ideias pedagógicas entre Brasil e Portugal; 353-369
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874880539197440