GÊNEROS TEXTUAIS DIGITAIS E SUAS POTENCIALIDADES PARA A APRENDIZAGEM: TRANSMIDIAÇÃO DE CONTEÚDOS NO ENSINO SUPERIOR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/7886 |
Resumo: | O presente relato de experiência apresenta uma atividade de produção de gêneros textuais digitais desenvolvida com estudantes do curso de Enfermagem das Faculdades Integradas do Extremo Sul da Bahia (Unesulbahia). A atividade proposta refere-se à produção de um gênero textual digital contendo informação(ões) sobre um(ns) conteúdo(s) curricular(es) dentre os componentes trabalhados no semestre. Para isso, foi discutido o conceito de transmidiação, discussão teórica que contribuiu para o planejamento da atividade. Desse modo, têm-se como objetivos: discutir acerca dos conceitos de narrativa transmídia (NT) e transmidiação, a fim de apresentar uma atividade de produção de gêneros textuais digitais aplicada junto a estudantes no contexto do ensino superior e as impressões desses em relação ao tipo de produção proposta. No procedimento metodológico, utilizou-se a pesquisa exploratória do tipo bibliográfica no intuito de fundamentar a discussão teórica. Após o desenvolvimento da atividade, foi aplicado questionário online aos estudantes. A partir dos posicionamentos desses por meio do questionário, percebeu-se que os estudantes ampliaram suas visões em relação à funcionalidade de gêneros textuais digitais para a veiculação de conhecimento, bem como aprimoraram seus conhecimentos em relação ao conteúdo exposto no gênero produzido. |
id |
UNIT-2_27d0649033e6f8ced974a2dc561bca0b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/7886 |
network_acronym_str |
UNIT-2 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
GÊNEROS TEXTUAIS DIGITAIS E SUAS POTENCIALIDADES PARA A APRENDIZAGEM: TRANSMIDIAÇÃO DE CONTEÚDOS NO ENSINO SUPERIORGêneros textuais digitaisTransmidiaçãoNarrativa transmídiaProdução textualO presente relato de experiência apresenta uma atividade de produção de gêneros textuais digitais desenvolvida com estudantes do curso de Enfermagem das Faculdades Integradas do Extremo Sul da Bahia (Unesulbahia). A atividade proposta refere-se à produção de um gênero textual digital contendo informação(ões) sobre um(ns) conteúdo(s) curricular(es) dentre os componentes trabalhados no semestre. Para isso, foi discutido o conceito de transmidiação, discussão teórica que contribuiu para o planejamento da atividade. Desse modo, têm-se como objetivos: discutir acerca dos conceitos de narrativa transmídia (NT) e transmidiação, a fim de apresentar uma atividade de produção de gêneros textuais digitais aplicada junto a estudantes no contexto do ensino superior e as impressões desses em relação ao tipo de produção proposta. No procedimento metodológico, utilizou-se a pesquisa exploratória do tipo bibliográfica no intuito de fundamentar a discussão teórica. Após o desenvolvimento da atividade, foi aplicado questionário online aos estudantes. A partir dos posicionamentos desses por meio do questionário, percebeu-se que os estudantes ampliaram suas visões em relação à funcionalidade de gêneros textuais digitais para a veiculação de conhecimento, bem como aprimoraram seus conhecimentos em relação ao conteúdo exposto no gênero produzido.Editora Universitária Tiradentes2022-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/788610.17564/2316-3828.2022v11n3p51-63EDUCAÇÃO; v. 11 n. 3 (2022): Fluxo Contínuo; 51-632316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2022v11n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/7886/5000Copyright (c) 2022 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Daniella de JesusMercado, Luis Paulo Leopoldo2022-06-06T17:44:21Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/7886Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:06.452779Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
GÊNEROS TEXTUAIS DIGITAIS E SUAS POTENCIALIDADES PARA A APRENDIZAGEM: TRANSMIDIAÇÃO DE CONTEÚDOS NO ENSINO SUPERIOR |
title |
GÊNEROS TEXTUAIS DIGITAIS E SUAS POTENCIALIDADES PARA A APRENDIZAGEM: TRANSMIDIAÇÃO DE CONTEÚDOS NO ENSINO SUPERIOR |
spellingShingle |
GÊNEROS TEXTUAIS DIGITAIS E SUAS POTENCIALIDADES PARA A APRENDIZAGEM: TRANSMIDIAÇÃO DE CONTEÚDOS NO ENSINO SUPERIOR Lima, Daniella de Jesus Gêneros textuais digitais Transmidiação Narrativa transmídia Produção textual |
title_short |
GÊNEROS TEXTUAIS DIGITAIS E SUAS POTENCIALIDADES PARA A APRENDIZAGEM: TRANSMIDIAÇÃO DE CONTEÚDOS NO ENSINO SUPERIOR |
title_full |
GÊNEROS TEXTUAIS DIGITAIS E SUAS POTENCIALIDADES PARA A APRENDIZAGEM: TRANSMIDIAÇÃO DE CONTEÚDOS NO ENSINO SUPERIOR |
title_fullStr |
GÊNEROS TEXTUAIS DIGITAIS E SUAS POTENCIALIDADES PARA A APRENDIZAGEM: TRANSMIDIAÇÃO DE CONTEÚDOS NO ENSINO SUPERIOR |
title_full_unstemmed |
GÊNEROS TEXTUAIS DIGITAIS E SUAS POTENCIALIDADES PARA A APRENDIZAGEM: TRANSMIDIAÇÃO DE CONTEÚDOS NO ENSINO SUPERIOR |
title_sort |
GÊNEROS TEXTUAIS DIGITAIS E SUAS POTENCIALIDADES PARA A APRENDIZAGEM: TRANSMIDIAÇÃO DE CONTEÚDOS NO ENSINO SUPERIOR |
author |
Lima, Daniella de Jesus |
author_facet |
Lima, Daniella de Jesus Mercado, Luis Paulo Leopoldo |
author_role |
author |
author2 |
Mercado, Luis Paulo Leopoldo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Daniella de Jesus Mercado, Luis Paulo Leopoldo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gêneros textuais digitais Transmidiação Narrativa transmídia Produção textual |
topic |
Gêneros textuais digitais Transmidiação Narrativa transmídia Produção textual |
description |
O presente relato de experiência apresenta uma atividade de produção de gêneros textuais digitais desenvolvida com estudantes do curso de Enfermagem das Faculdades Integradas do Extremo Sul da Bahia (Unesulbahia). A atividade proposta refere-se à produção de um gênero textual digital contendo informação(ões) sobre um(ns) conteúdo(s) curricular(es) dentre os componentes trabalhados no semestre. Para isso, foi discutido o conceito de transmidiação, discussão teórica que contribuiu para o planejamento da atividade. Desse modo, têm-se como objetivos: discutir acerca dos conceitos de narrativa transmídia (NT) e transmidiação, a fim de apresentar uma atividade de produção de gêneros textuais digitais aplicada junto a estudantes no contexto do ensino superior e as impressões desses em relação ao tipo de produção proposta. No procedimento metodológico, utilizou-se a pesquisa exploratória do tipo bibliográfica no intuito de fundamentar a discussão teórica. Após o desenvolvimento da atividade, foi aplicado questionário online aos estudantes. A partir dos posicionamentos desses por meio do questionário, percebeu-se que os estudantes ampliaram suas visões em relação à funcionalidade de gêneros textuais digitais para a veiculação de conhecimento, bem como aprimoraram seus conhecimentos em relação ao conteúdo exposto no gênero produzido. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/7886 10.17564/2316-3828.2022v11n3p51-63 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/7886 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3828.2022v11n3p51-63 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/7886/5000 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Interfaces Científicas - Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Interfaces Científicas - Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO; v. 11 n. 3 (2022): Fluxo Contínuo; 51-63 2316-3828 2316-333X 10.17564/2316-3828.2022v11n3 reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crismporto@gmail.com |
_version_ |
1800220614790742016 |