GÊNEROS TEXTUAIS DIGITAIS E SUAS POTENCIALIDADES PARA A APRENDIZAGEM: TRANSMIDIAÇÃO DE CONTEÚDOS NO ENSINO SUPERIOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Daniella de Jesus
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Mercado, Luis Paulo Leopoldo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/7886
Resumo: O presente relato de experiência apresenta uma atividade de produção de gêneros textuais digitais desenvolvida com estudantes do curso de Enfermagem das Faculdades Integradas do Extremo Sul da Bahia (Unesulbahia). A atividade proposta refere-se à produção de um gênero textual digital contendo informação(ões) sobre um(ns) conteúdo(s) curricular(es) dentre os componentes trabalhados no semestre. Para isso, foi discutido o conceito de transmidiação, discussão teórica que contribuiu para o planejamento da atividade. Desse modo, têm-se como objetivos: discutir acerca dos conceitos de narrativa transmídia (NT) e transmidiação, a fim de apresentar uma atividade de produção de gêneros textuais digitais aplicada junto a estudantes no contexto do ensino superior e as impressões desses em relação ao tipo de produção proposta. No procedimento metodológico, utilizou-se a pesquisa exploratória do tipo bibliográfica no intuito de fundamentar a discussão teórica. Após o desenvolvimento da atividade, foi aplicado questionário online aos estudantes. A partir dos posicionamentos desses por meio do questionário, percebeu-se que os estudantes ampliaram suas visões em relação à funcionalidade de gêneros textuais digitais para a veiculação de conhecimento, bem como aprimoraram seus conhecimentos em relação ao conteúdo exposto no gênero produzido.
id UNIT-2_27d0649033e6f8ced974a2dc561bca0b
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/7886
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling GÊNEROS TEXTUAIS DIGITAIS E SUAS POTENCIALIDADES PARA A APRENDIZAGEM: TRANSMIDIAÇÃO DE CONTEÚDOS NO ENSINO SUPERIORGêneros textuais digitaisTransmidiaçãoNarrativa transmídiaProdução textualO presente relato de experiência apresenta uma atividade de produção de gêneros textuais digitais desenvolvida com estudantes do curso de Enfermagem das Faculdades Integradas do Extremo Sul da Bahia (Unesulbahia). A atividade proposta refere-se à produção de um gênero textual digital contendo informação(ões) sobre um(ns) conteúdo(s) curricular(es) dentre os componentes trabalhados no semestre. Para isso, foi discutido o conceito de transmidiação, discussão teórica que contribuiu para o planejamento da atividade. Desse modo, têm-se como objetivos: discutir acerca dos conceitos de narrativa transmídia (NT) e transmidiação, a fim de apresentar uma atividade de produção de gêneros textuais digitais aplicada junto a estudantes no contexto do ensino superior e as impressões desses em relação ao tipo de produção proposta. No procedimento metodológico, utilizou-se a pesquisa exploratória do tipo bibliográfica no intuito de fundamentar a discussão teórica. Após o desenvolvimento da atividade, foi aplicado questionário online aos estudantes. A partir dos posicionamentos desses por meio do questionário, percebeu-se que os estudantes ampliaram suas visões em relação à funcionalidade de gêneros textuais digitais para a veiculação de conhecimento, bem como aprimoraram seus conhecimentos em relação ao conteúdo exposto no gênero produzido.Editora Universitária Tiradentes2022-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/788610.17564/2316-3828.2022v11n3p51-63EDUCAÇÃO; v. 11 n. 3 (2022): Fluxo Contínuo; 51-632316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2022v11n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/7886/5000Copyright (c) 2022 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Daniella de JesusMercado, Luis Paulo Leopoldo2022-06-06T17:44:21Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/7886Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:06.452779Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv GÊNEROS TEXTUAIS DIGITAIS E SUAS POTENCIALIDADES PARA A APRENDIZAGEM: TRANSMIDIAÇÃO DE CONTEÚDOS NO ENSINO SUPERIOR
title GÊNEROS TEXTUAIS DIGITAIS E SUAS POTENCIALIDADES PARA A APRENDIZAGEM: TRANSMIDIAÇÃO DE CONTEÚDOS NO ENSINO SUPERIOR
spellingShingle GÊNEROS TEXTUAIS DIGITAIS E SUAS POTENCIALIDADES PARA A APRENDIZAGEM: TRANSMIDIAÇÃO DE CONTEÚDOS NO ENSINO SUPERIOR
Lima, Daniella de Jesus
Gêneros textuais digitais
Transmidiação
Narrativa transmídia
Produção textual
title_short GÊNEROS TEXTUAIS DIGITAIS E SUAS POTENCIALIDADES PARA A APRENDIZAGEM: TRANSMIDIAÇÃO DE CONTEÚDOS NO ENSINO SUPERIOR
title_full GÊNEROS TEXTUAIS DIGITAIS E SUAS POTENCIALIDADES PARA A APRENDIZAGEM: TRANSMIDIAÇÃO DE CONTEÚDOS NO ENSINO SUPERIOR
title_fullStr GÊNEROS TEXTUAIS DIGITAIS E SUAS POTENCIALIDADES PARA A APRENDIZAGEM: TRANSMIDIAÇÃO DE CONTEÚDOS NO ENSINO SUPERIOR
title_full_unstemmed GÊNEROS TEXTUAIS DIGITAIS E SUAS POTENCIALIDADES PARA A APRENDIZAGEM: TRANSMIDIAÇÃO DE CONTEÚDOS NO ENSINO SUPERIOR
title_sort GÊNEROS TEXTUAIS DIGITAIS E SUAS POTENCIALIDADES PARA A APRENDIZAGEM: TRANSMIDIAÇÃO DE CONTEÚDOS NO ENSINO SUPERIOR
author Lima, Daniella de Jesus
author_facet Lima, Daniella de Jesus
Mercado, Luis Paulo Leopoldo
author_role author
author2 Mercado, Luis Paulo Leopoldo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Daniella de Jesus
Mercado, Luis Paulo Leopoldo
dc.subject.por.fl_str_mv Gêneros textuais digitais
Transmidiação
Narrativa transmídia
Produção textual
topic Gêneros textuais digitais
Transmidiação
Narrativa transmídia
Produção textual
description O presente relato de experiência apresenta uma atividade de produção de gêneros textuais digitais desenvolvida com estudantes do curso de Enfermagem das Faculdades Integradas do Extremo Sul da Bahia (Unesulbahia). A atividade proposta refere-se à produção de um gênero textual digital contendo informação(ões) sobre um(ns) conteúdo(s) curricular(es) dentre os componentes trabalhados no semestre. Para isso, foi discutido o conceito de transmidiação, discussão teórica que contribuiu para o planejamento da atividade. Desse modo, têm-se como objetivos: discutir acerca dos conceitos de narrativa transmídia (NT) e transmidiação, a fim de apresentar uma atividade de produção de gêneros textuais digitais aplicada junto a estudantes no contexto do ensino superior e as impressões desses em relação ao tipo de produção proposta. No procedimento metodológico, utilizou-se a pesquisa exploratória do tipo bibliográfica no intuito de fundamentar a discussão teórica. Após o desenvolvimento da atividade, foi aplicado questionário online aos estudantes. A partir dos posicionamentos desses por meio do questionário, percebeu-se que os estudantes ampliaram suas visões em relação à funcionalidade de gêneros textuais digitais para a veiculação de conhecimento, bem como aprimoraram seus conhecimentos em relação ao conteúdo exposto no gênero produzido.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/7886
10.17564/2316-3828.2022v11n3p51-63
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/7886
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2022v11n3p51-63
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/7886/5000
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Interfaces Científicas - Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Interfaces Científicas - Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 11 n. 3 (2022): Fluxo Contínuo; 51-63
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2022v11n3
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220614790742016