ARTICULAÇÕES E USOS DO MATERIAL DIDÁTICO DE ESPANHOL EM ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE SERGIPE: (DES)ALINHAMENTOS COM AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ENSINO?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3028 |
Resumo: | Este artigo trata de uma investigação que envolve oslivros didáticos de espanhol do Programa Nacional doLivro Didático (PNLD) do ano de 2012 e sua relaçãocom os documentos de políticas públicas que regemo ensino do espanhol no Brasil. Os objetivos foram:levantar como se fez a escolha do livro didático de línguaespanhola, fruto do PNLD 2012; apresentar comoesses instrumentos são usados/manuseados pelosdocentes nos espaços formais de aprendizagem; everificar se há um alinhamento do preconizado nasOrientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio– Conhecimentos específicos de Espanhol (OCEM)e no Guia do Livro Didático (Guia do PNLD – LínguasEstrangeiras Modernas), com as ações efetivas dosprofessores em seus contextos de trabalho. Foram realizadasentrevistas, de onde coletamos os dados parauma análise qualitativa. Nossas conclusões apontampara um desalinhamento expressivo entre o que estáescrito e o que é feito na prática no ensino de espanholem Sergipe. |
id |
UNIT-2_29d5cc37fdcc9eb5ec310e20e47e7358 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/3028 |
network_acronym_str |
UNIT-2 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ARTICULAÇÕES E USOS DO MATERIAL DIDÁTICO DE ESPANHOL EM ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE SERGIPE: (DES)ALINHAMENTOS COM AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ENSINO? Este artigo trata de uma investigação que envolve oslivros didáticos de espanhol do Programa Nacional doLivro Didático (PNLD) do ano de 2012 e sua relaçãocom os documentos de políticas públicas que regemo ensino do espanhol no Brasil. Os objetivos foram:levantar como se fez a escolha do livro didático de línguaespanhola, fruto do PNLD 2012; apresentar comoesses instrumentos são usados/manuseados pelosdocentes nos espaços formais de aprendizagem; everificar se há um alinhamento do preconizado nasOrientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio– Conhecimentos específicos de Espanhol (OCEM)e no Guia do Livro Didático (Guia do PNLD – LínguasEstrangeiras Modernas), com as ações efetivas dosprofessores em seus contextos de trabalho. Foram realizadasentrevistas, de onde coletamos os dados parauma análise qualitativa. Nossas conclusões apontampara um desalinhamento expressivo entre o que estáescrito e o que é feito na prática no ensino de espanholem Sergipe.Editora Universitária Tiradentes2016-02-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/302810.17564/2316-3828.2016v4n2p83-96EDUCAÇÃO; v. 4 n. 2 (2016); 83-962316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2016v4n2reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3028/1638Marengo, Sandro Marcío Drumond AlvesLoureiro, Valéria Jane Siqueirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-18T21:26:58Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/3028Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:56.654691Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ARTICULAÇÕES E USOS DO MATERIAL DIDÁTICO DE ESPANHOL EM ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE SERGIPE: (DES)ALINHAMENTOS COM AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ENSINO? |
title |
ARTICULAÇÕES E USOS DO MATERIAL DIDÁTICO DE ESPANHOL EM ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE SERGIPE: (DES)ALINHAMENTOS COM AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ENSINO? |
spellingShingle |
ARTICULAÇÕES E USOS DO MATERIAL DIDÁTICO DE ESPANHOL EM ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE SERGIPE: (DES)ALINHAMENTOS COM AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ENSINO? Marengo, Sandro Marcío Drumond Alves |
title_short |
ARTICULAÇÕES E USOS DO MATERIAL DIDÁTICO DE ESPANHOL EM ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE SERGIPE: (DES)ALINHAMENTOS COM AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ENSINO? |
title_full |
ARTICULAÇÕES E USOS DO MATERIAL DIDÁTICO DE ESPANHOL EM ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE SERGIPE: (DES)ALINHAMENTOS COM AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ENSINO? |
title_fullStr |
ARTICULAÇÕES E USOS DO MATERIAL DIDÁTICO DE ESPANHOL EM ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE SERGIPE: (DES)ALINHAMENTOS COM AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ENSINO? |
title_full_unstemmed |
ARTICULAÇÕES E USOS DO MATERIAL DIDÁTICO DE ESPANHOL EM ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE SERGIPE: (DES)ALINHAMENTOS COM AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ENSINO? |
title_sort |
ARTICULAÇÕES E USOS DO MATERIAL DIDÁTICO DE ESPANHOL EM ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE SERGIPE: (DES)ALINHAMENTOS COM AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ENSINO? |
author |
Marengo, Sandro Marcío Drumond Alves |
author_facet |
Marengo, Sandro Marcío Drumond Alves Loureiro, Valéria Jane Siqueira |
author_role |
author |
author2 |
Loureiro, Valéria Jane Siqueira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marengo, Sandro Marcío Drumond Alves Loureiro, Valéria Jane Siqueira |
description |
Este artigo trata de uma investigação que envolve oslivros didáticos de espanhol do Programa Nacional doLivro Didático (PNLD) do ano de 2012 e sua relaçãocom os documentos de políticas públicas que regemo ensino do espanhol no Brasil. Os objetivos foram:levantar como se fez a escolha do livro didático de línguaespanhola, fruto do PNLD 2012; apresentar comoesses instrumentos são usados/manuseados pelosdocentes nos espaços formais de aprendizagem; everificar se há um alinhamento do preconizado nasOrientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio– Conhecimentos específicos de Espanhol (OCEM)e no Guia do Livro Didático (Guia do PNLD – LínguasEstrangeiras Modernas), com as ações efetivas dosprofessores em seus contextos de trabalho. Foram realizadasentrevistas, de onde coletamos os dados parauma análise qualitativa. Nossas conclusões apontampara um desalinhamento expressivo entre o que estáescrito e o que é feito na prática no ensino de espanholem Sergipe. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-02-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3028 10.17564/2316-3828.2016v4n2p83-96 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3028 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3828.2016v4n2p83-96 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3028/1638 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO; v. 4 n. 2 (2016); 83-96 2316-3828 2316-333X 10.17564/2316-3828.2016v4n2 reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crismporto@gmail.com |
_version_ |
1800220613408718848 |