ARTICULAÇÕES E USOS DO MATERIAL DIDÁTICO DE ESPANHOL EM ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE SERGIPE: (DES)ALINHAMENTOS COM AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ENSINO?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marengo, Sandro Marcío Drumond Alves
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Loureiro, Valéria Jane Siqueira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3028
Resumo:  Este artigo trata de uma investigação que envolve oslivros didáticos de espanhol do Programa Nacional doLivro Didático (PNLD) do ano de 2012 e sua relaçãocom os documentos de políticas públicas que regemo ensino do espanhol no Brasil. Os objetivos foram:levantar como se fez a escolha do livro didático de línguaespanhola, fruto do PNLD 2012; apresentar comoesses instrumentos são usados/manuseados pelosdocentes nos espaços formais de aprendizagem; everificar se há um alinhamento do preconizado nasOrientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio– Conhecimentos específicos de Espanhol (OCEM)e no Guia do Livro Didático (Guia do PNLD – LínguasEstrangeiras Modernas), com as ações efetivas dosprofessores em seus contextos de trabalho. Foram realizadasentrevistas, de onde coletamos os dados parauma análise qualitativa. Nossas conclusões apontampara um desalinhamento expressivo entre o que estáescrito e o que é feito na prática no ensino de espanholem Sergipe.
id UNIT-2_29d5cc37fdcc9eb5ec310e20e47e7358
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/3028
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling ARTICULAÇÕES E USOS DO MATERIAL DIDÁTICO DE ESPANHOL EM ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE SERGIPE: (DES)ALINHAMENTOS COM AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ENSINO? Este artigo trata de uma investigação que envolve oslivros didáticos de espanhol do Programa Nacional doLivro Didático (PNLD) do ano de 2012 e sua relaçãocom os documentos de políticas públicas que regemo ensino do espanhol no Brasil. Os objetivos foram:levantar como se fez a escolha do livro didático de línguaespanhola, fruto do PNLD 2012; apresentar comoesses instrumentos são usados/manuseados pelosdocentes nos espaços formais de aprendizagem; everificar se há um alinhamento do preconizado nasOrientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio– Conhecimentos específicos de Espanhol (OCEM)e no Guia do Livro Didático (Guia do PNLD – LínguasEstrangeiras Modernas), com as ações efetivas dosprofessores em seus contextos de trabalho. Foram realizadasentrevistas, de onde coletamos os dados parauma análise qualitativa. Nossas conclusões apontampara um desalinhamento expressivo entre o que estáescrito e o que é feito na prática no ensino de espanholem Sergipe.Editora Universitária Tiradentes2016-02-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/302810.17564/2316-3828.2016v4n2p83-96EDUCAÇÃO; v. 4 n. 2 (2016); 83-962316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2016v4n2reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3028/1638Marengo, Sandro Marcío Drumond AlvesLoureiro, Valéria Jane Siqueirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-18T21:26:58Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/3028Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:56.654691Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv ARTICULAÇÕES E USOS DO MATERIAL DIDÁTICO DE ESPANHOL EM ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE SERGIPE: (DES)ALINHAMENTOS COM AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ENSINO?
title ARTICULAÇÕES E USOS DO MATERIAL DIDÁTICO DE ESPANHOL EM ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE SERGIPE: (DES)ALINHAMENTOS COM AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ENSINO?
spellingShingle ARTICULAÇÕES E USOS DO MATERIAL DIDÁTICO DE ESPANHOL EM ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE SERGIPE: (DES)ALINHAMENTOS COM AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ENSINO?
Marengo, Sandro Marcío Drumond Alves
title_short ARTICULAÇÕES E USOS DO MATERIAL DIDÁTICO DE ESPANHOL EM ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE SERGIPE: (DES)ALINHAMENTOS COM AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ENSINO?
title_full ARTICULAÇÕES E USOS DO MATERIAL DIDÁTICO DE ESPANHOL EM ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE SERGIPE: (DES)ALINHAMENTOS COM AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ENSINO?
title_fullStr ARTICULAÇÕES E USOS DO MATERIAL DIDÁTICO DE ESPANHOL EM ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE SERGIPE: (DES)ALINHAMENTOS COM AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ENSINO?
title_full_unstemmed ARTICULAÇÕES E USOS DO MATERIAL DIDÁTICO DE ESPANHOL EM ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE SERGIPE: (DES)ALINHAMENTOS COM AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ENSINO?
title_sort ARTICULAÇÕES E USOS DO MATERIAL DIDÁTICO DE ESPANHOL EM ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE SERGIPE: (DES)ALINHAMENTOS COM AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ENSINO?
author Marengo, Sandro Marcío Drumond Alves
author_facet Marengo, Sandro Marcío Drumond Alves
Loureiro, Valéria Jane Siqueira
author_role author
author2 Loureiro, Valéria Jane Siqueira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marengo, Sandro Marcío Drumond Alves
Loureiro, Valéria Jane Siqueira
description  Este artigo trata de uma investigação que envolve oslivros didáticos de espanhol do Programa Nacional doLivro Didático (PNLD) do ano de 2012 e sua relaçãocom os documentos de políticas públicas que regemo ensino do espanhol no Brasil. Os objetivos foram:levantar como se fez a escolha do livro didático de línguaespanhola, fruto do PNLD 2012; apresentar comoesses instrumentos são usados/manuseados pelosdocentes nos espaços formais de aprendizagem; everificar se há um alinhamento do preconizado nasOrientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio– Conhecimentos específicos de Espanhol (OCEM)e no Guia do Livro Didático (Guia do PNLD – LínguasEstrangeiras Modernas), com as ações efetivas dosprofessores em seus contextos de trabalho. Foram realizadasentrevistas, de onde coletamos os dados parauma análise qualitativa. Nossas conclusões apontampara um desalinhamento expressivo entre o que estáescrito e o que é feito na prática no ensino de espanholem Sergipe.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3028
10.17564/2316-3828.2016v4n2p83-96
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3028
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2016v4n2p83-96
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3028/1638
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 4 n. 2 (2016); 83-96
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2016v4n2
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220613408718848